Atlético-GO pode igualar pior início dos pontos
corridos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Em sua décima edição, o Campeonato Brasileiro disputado no sistema de pontos corridos já possui história própria. É possível obter um parâmetro de quantos pontos são necessários para brigar pelo título, por vaga na Libertadores ou pela fuga do rebaixamento, por exemplo. Algumas marcas destoam, como a campanha do Cruzeiro, campeão em 2003 com 72% de aproveitamento - melhor campanha desde então. Em contrapartida, o América-RN de 2007 é o pior time da era e foi rebaixado com 17 pontos em 38 jogos, com aproveitamento de 14%.
No ano passado, o Corinthians teve um feito expressivo e somou 28 dos 30 pontos disputados nos dez primeiros jogos. Este é o melhor início do Brasileirão. A arrancada foi determinante para que os paulistas conquistassem a competição pela quinta vez. Na contramão, o Atlético-PR somou apenas dois pontos nas dez primeiras rodadas e não teve forças para reagir a ponto de escapar do rebaixamento. Em 2012, com dois empates e sete derrotas, o Atlético-GO pode igualar a pífia marca do Furacão e ter o pior início da era dos pontos corridos caso perca para o Figueirense.
Os dois times se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, no Serra Dourada, e os goianos tentam conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 2012. O triunfo não tiraria o Dragão da lanterna, mas daria mais confiança à equipe, além de evitar a triste equiparação ao xará paranaense. A última vitória do Atlético-GO ocorreu no dia 28 de abril, contra o Crac, na semifinal do Campeonato Goiano. No total já são 11 jogos sem vitória. Os únicos dois pontos conquistados no Brasileirão foram obtidos sob o comando de Adilson Batista, demitido após os resultados considerados “inexpressivos” pela diretoria.
- Já está passando da hora de o Atlético-GO ter uma vitória. E vai ser na quinta-feira, tenho certeza. Claro, respeitando a equipe do Figueirense. Mas só estamos precisando desse primeiro resultado para ter uma sequência. E ele não pode demorar mais - exige o zagueiro Gilson.
Dono da pior campanha geral desde quando o atual formato do Campeonato Brasileiro foi adotado, o América-RN somou sete pontos e estava à frente do Náutico, em 2007, após as dez rodadas iniciais.
Os piores em dez rodadas na era dos pontos corridos:
2003 – Paysandu (1 ponto, mas com 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas)
*perdeu oito pontos no tapetão
2004 – São Caetano (6 pontos, mas com 5 vitórias, 3 empates e 2 derrotas)
*perdeu 24 pontos no tapetão
2005 – Atlético-PR (3 pontos)
2006 – Santa Cruz (3 pontos)
2007 – Náutico (6 pontos)
2008 – Fluminense (6 pontos)
2009 – Avaí (7 pontos)
2010 – Atlético-GO (7 pontos)
2011 – Atlético-PR (2 pontos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário