O Atlético-GO não vai conseguir sair da lanterna ao término da décima rodada do Campeonato Brasileiro, mas a importância da uma vitória nesta quinta-feira é imensurável. Último colocado, com apenas dois pontos conquistados em nove partidas, o Dragão recebe o Figueirense, às 21h (de Brasília), no estádio Serra Dourada, e tenta mostrar que o bom volume de jogo apresentado diante do Vasco, no último domingo, não foi apenas um lampejo. Do outro lado, os três pontos também são de fundamental importância para o Figueira, que está em 16º, com oito pontos, e pode entrar na zona de rebaixamento após as demais partidas desta quinta-feira.
No Dragão, o técnico interino Jairo Araújo fez apenas um coletivo de preparação e deve fazer duas alterações no time. No entanto, o clube está mais preocupado em com o aspecto psicológico - abalado com a sequência de sete derrotas - do que propriamente com a questão técnica. Tanto é que o ex-treinador atleticano e atual diretor técnico das categorias de base do São Paulo, René Simões, ministrou palestra motivacional no clube na última terça-feira.
O pensamento do técnico do Figueirense, Argel Fucks, contrasta com a posição da equipe na tabela de classificação. O time flerta com a zona do rebaixamento, mas o treinador reitera que o time tem jogado bem. Argel mantém a convicção no esquema com três atacantes e acredita que assim poderá vencer o Atlético-GO no Serra Dourada.
O Premiere exibe a partida para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Atlético-GO: embora o Dragão tenha apresentado um bom futebol contra o Vasco, quando acertou a trave do goleiro Fernando Prass duas vezes, o técnico Jairo Araújo deve promover duas alterações na equipe e deixar o time mais ofensivo. Na zaga, Reniê ganha a vaga de Gabriel. Outra mudança é a substituição de Joilson pelo atacante Vanderlei. Com isso, Wesley recua para o meio-campo. O Atlético-GO será escalado com Márcio; Marcos, Gilson Reniê e Eron; Pituca, Marino, Bida e Wesley; Vanderlei e Felipe.
Figueirense: Loco Abreu, com lesão muscular, não vestirá a camisa alvinegra. Ronny, que tem entrado bem nos últimos jogos, deve ser o substituto. Os laterais Pablo e Guilherme Santos retornam. Para compensar a ausência do Loco, o treinador terá o 'reforço' do experiente Túlio no meio-campo. Ele retorna de suspensão. O time: Wilson; Pablo, Fred, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Fabiano Silva, Túlio e Almir; Caio, Júlio César e Ronny.
Atlético-GO: o zagueiro Leonardo ainda trata de uma inflamação no tendão da coxa, enquanto os meias Felipe Brisola e Adriano Pimenta têm lesão no joelho. Paulo Henrique se trata de problema muscular.
Figueirense: com estiramento, o atacante uruguaio Loco Abreu é a ausência de última hora para o confronto desta quinta-feira. O lateral-esquerdo Hélder se recupera de torção no tornozelo esquerdo. Os atacantes Franco Niell, que se recupera de uma pubalgia, e Héber, com fratura na perna, também estão fora.
Atlético-GO: Eron, Gabriel, Marcos e Paulo Henrique.
Figueirense: Sandro, Caio e Aloísio.
Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (Fifa/MG) e Lilian da Silva Fernandes (Fifa/RJ). Wilson Seneme arbitrou seis partidas no Brasileirão, marcou 216 faltas (média de 36 por jogo), aplicou 27 amarelos (média de 4,5 por jogo), nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 4,77 amarelos, 0,22 vermelhos, 37,5 faltas e 0,26 pênaltis.
Atlético-GO: capitão rubro-negro, o goleiro Márcio tem sido contestado pela própria torcida diante da péssima campanha no Brasileirão. Após a partida contra o Vasco, Márcio pediu um voto de confiança do torcedor e espera que os atleticanos compareçam ao estádio. Se o goleiro conseguir repetir suas melhores atuações pela equipe goiana, ele poderá contribuir com boas defesas e até mesmo com gols em cobranças de falta ou de pênalti para a primeira vitória do Atlético-GO no Campeonato Brasileiro.
Figueirense: se Loco Abreu está fora, as atenções da torcida alvinegra estarão voltadas para Ronny. O meia-atacante de 20 anos conquistou seu espaço no decorrer do Campeonato Catarinense e nos últimos dois jogos, contra Vasco e Atlético-MG, marcou duas vezes. Revelado pelo Criciúma, o jogador está em ascensão com a camisa do Figueirense.
Gilson, zagueiro do Atlético-GO: “Estamos seis pontos atrás do Figueirense. É um adversário difícil, mas podemos vencer e reduzir esta diferença. Tivemos uma melhora no último jogo, mas ainda não é suficiente. Temos que melhorar ainda mais para conquistar a vitória. É preciso mostrar vontade, dedicação e raça pela equipe”.
Argel Fucks, técnico do Figueirense: “A volta do Pablo é importante. Acredito que ele vá dar a resposta que a gente espera. É um jogador em que tenho uma confiança muito grande. O tiramos após o empate contra o Bahia (quando foi vaiado) apenas para preservar o atleta, mas agora ele irá voltar”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Está é apenas a terceira vez em que Atlético-GO e Figueirense se enfrentam na história da Série A. No ano passado, o time catarinense levou a melhor no primeiro turno e venceu por 2 a 0. Na partida de volta, disputada no Serra Dourada, as duas equipes empataram por 1 a 1.
* O Atlético-GO vem se sete derrotas seguidas e dominas as estatísticas negativas do Brasileirão. Lanterna com dois pontos, o Dragão é o único time que ainda não venceu, tem o pior ataque (quatro gols), o maior número de derrotas (sete) e a terceira pior defesa (16 gols sofridos).
* Caso perca no Serra Dourada, o Dragão igualará o pior início da era dos pontos corridos, que pertence ao Atlético-PR. No ano passado, o Furacão somou apenas dois pontos nas dez primeiras rodadas.
* O Figueirense não vence desde a primeira rodada, quando fez 2 a 1 no Náutico. Já são oito partidas de jejum.
Atlético-GO e Figueirense se enfrentaram pela última vez no dia 7 de setembro do ano passado, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Serra Dourada, os catarinenses abriram o placar com Wellington Nem, mas o Dragão conseguiu empatar com o volante Agenor. Os dois gols foram marcados no segundo tempo. O Atlético-GO foi a campo com Márcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Bida e Vítor Júnior; Juninho e Anselmo. O Figueirense atuou com Wilson; Bruno Vieira, Edson Silva, João Paulo e Juninho; Ygor, Túlio, Coutinho e Elias; Wellington Nem e Somália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário