sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bahia quer vencer o Atlético-GO para não levar o mesmo fim do Dragão

LANCEPRESS! - 30/11/2012 - 17:17 Goiânia (GO)

Apresentação Atlético-GO x Bahia
Apresentação Atlético-GO x Bahia

Bahia e Atlético-GO se enfrentam neste domingo, às 17h, no Serra Dourada, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. O Tricolor luta para não cair para a Série B, o que já aconteceu com o Dragão.

BAHIA

Um empate. É tudo o que basta para o Bahia chegar aos 45 pontos e não ter mais chances de ser alcançado pelo Sport, que tem 41 pontos e é o 17º colocado, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.

Para aumentar a dramaticidade de uma luta contra a degola, o Tricolor estará desfalcado do seu artilheiro. Souza sofreu um estiramento muscular na coxa direita no último jogo, contra o Náutico, e será substituído por Jones. Na mesma partida, o volante Diones sofreu uma pancada no tornozelo direito e também não deve jogar. Em seu lugar entra o experiente Kléberson.

Apesar dos desfalques e de não precisar da vitória, o meia Gabriel garante que o Bahia vai para Goiânia a fim de vencer o jogo.

- Serão onze contra onze. Teremos muita dificuldade como tivemos com outros adversários. Mas nós temos força para chegar lá e ganhar – declarou.

ATLÉTICO-GO

Com o rebaixamento sacramentado desde a 34ª rodada, a motivação dos jogadores do Atlético-GO tem sido mostrar serviço e conseguir uma renovação de contrato para a próxima temporada. E esse empenho tem mostrado resultados dentro de campo. Nos últimos três jogos, o Dragão venceu o Santos e o Palmeiras e empatou com o Atlético-MG.

Empolgado pelas boas atuações, o meia Rayllan, que conseguiu a vaga de titular nas últimas rodadas disse que o Atlético-GO não poupará esforços para derrotar o Bahia e não passa pela cabeça pegar leve com o adversário que luta contra a queda para a Série B.

- Nós estamos focados em conquistar um triunfo. Esse é o nosso único objetivo. Se tivermos que rebaixar o Bahia, vamos fazer isso, pois temos que honrar a camisa do Atlético, até porque estamos em processo de reformulação no elenco. Sem dúvida, vamos entrar para ganhar – disse.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO x BAHIA

Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/hora: 2/12, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)
Assistentes: Altmir Hausmann (FIFA/RS) e Tatiana Jacques de Freitas (RS)

Atlético-GO: Márcio; Adriano, Gustavo, Gilson e Diego Giaretta; Pituca, Carlos, Rayllan e Reis; Diogo Campos e Patric. Técnico: Jairo de Araújo
Bahia: Marcelo Lomba; Neto, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Fahel, Kléberson, Hélder e Zé Roberto; Gabriel e Jones. Técnico: Jorginho



Convidados valorizam briga pelo vice ao montar time para o Cartola#38

Se o campeão brasileiro foi conhecido por antecipação (Fluminense), o vice só será definido na última rodada, briga levada em conta pelos convidados do programa Cartola FC SporTV para escalar a equipe no fantasy game. Na hora de montar o time para a 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o comentarista Raphael Rezende e o narrador Eduardo Moreno formaram a base com jogadores de Atlético-MG e Grêmio, os dois clubes que ainda brigam pela segunda colocação (Assista ao vídeo).

Clique aqui e escale seu time para a rodada do Cartola FC

O Galo, que enfrenta o Cruzeiro no Independência, tem quatro jogadores na equipe da dupla: os zagueiros Réver e Leonardo Silva, o meia Bernard e o atacante Ronaldinho Gaúcho. Já o Grêmio teve o goleiro Marcelo Grohe e o meia Zé Roberto escalados pelos convidados, lembrando que o Tricolor gaúcho enfrenta o Internacional na despedida do Estádio Olímpico.

Completam o time o zagueiro Renato Santos (Flamengo), o volante Paulinho (Corinthians), o meia Everton Ribeiro (Coritiba) e os atacantes Kieza (Náutico) e Neymar (Santos).

Raphael Rezende e Eduardo Moreno dão as dicas para Cartola#38 (Foto: Christiane Mussi)Raphael Rezende e Eduardo Moreno dão as dicas para Cartola#38 (Foto: Christiane Mussi)

Na rodada anterior, os convidados Eduardo Oliveira, melhor cartoleiro da Liga em outubro, e Mauro Júnior, repórter da TV Globo, optaram por um time sem estrelas e não fizeram boa pontuação. Com 37.64, eles acabaram entrando para o chamado mural da vergonha, a zona de rebaixamento da disputa entre os convidados. 

Para o comentarista Raphael Rezende, Ronaldinho Gaúcho é um jogador que não pode faltar na última rodada.

- Ele está muito motivado, a troca de treinador na Seleção pode representar a volta dele. É muito difícil pensar uma seleção do Felipão sem Ronaldinho convocado. Ele vai querer mostrar serviço e o Atlético-MG precisa do resultado. O Ronaldinho tem tudo para fazer uma boa partida.

Eduardo Moreno considera Zé Roberto, do Grêmio, indispensável, apesar de ter sido Elano, também do time gaúcho, o maior pontuador da rodada passada, com 16.60.

- O Zé Roberto pode não ser um jogador que tem alta pontuação, pontua menos que o Elano, mas é mais regular. É sempre uma boa - explicou.

Cruzeiro não é uma boa na opinião dos convidados

Raphael e Eduardo escalaram quatro jogadores do Atlético-MG e, por este motivo, não indicam nomes do Cruzeiro, adversário do Galo na última rodada do Campeonato Brasileiro, recheada de clássicos.

- A defesa do Cruzeiro vai pegar um Atlético muito motivado, que joga no Independência, com torcida única (no primeiro turno a torcida única foi do Cruzeiro), uma pressão enorme.

A defesa do Figueirense também deve ficar de fora na opinião de Raphael, que aposta em vitória fácil do Coritiba. O meia Everton Ribeiro, do Coxa, é a dica dele de jogador "bom e barato" - o atleta custa C$ 7.95. Eduardo sugere o meia Hugo, do Sport. O preço é considerado uma pechincha: C$ 6.94.

Assista a outros vídeos do Cartola FC



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Central do Mercado: Robinho, Conca e Renato Augusto podem retornar

Robinho gol Milan (Foto: EFE)Robinho: sonho de consumo do Santos para
a próxima temporada (Foto: EFE)

O Brasileiro só termina no próximo fim de semana, mas os clubes já estão a todo vapor no mercado para a montagem dos elencos para próxima temporada. A aposta de algumas equipes é investir na tentativa de repatriar jogadores que já deram certo no próprio clube. Nesta quinta, o presidente do Santos, Luiz Álvaro Oliveira, disse que tem otimismo sobre a possível volta de Robinho, do Milan. No Fla, Zinho já enviou proposta para tentar contratar Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. Depois da renovação de Ronaldinho com o Galo, o Fluminense tem como prioridade o acerto com Conca, do Guangzhou Evergrande, da China.

Se Conca voltar realmente ao Brasil para defender o Tricolor, não será companheiro de Elkeson na China. Nesta quinta, o Botafogo acertou a venda de seu atacante por cerca de R$ 16 milhões. A diretoria, no entanto, ainda não confirma. Caso que promete, mais uma vez, virar novela é o que envolve o cruzeirense Montillo. O empresário do jogador disse que não recebeu propostas, apesar do interesse de Grêmio, Santos e São Paulo.

Apesar das dificuldades financeiras, o Vasco tenta se movimentar para reforçar o elenco. Nesta quinta, o nome do meia Cícero, do São Paulo, surgiu como uma opção. Já o volante Eduardo Costa confirmou que não ficará na Colina em 2013. Quem pode ir de um rival para o outro é o meia Vander, do Bahia. Ele afirmou que recebeu uma proposta do Vitória e não descarta a transferência.

Também nesta quinta dois veteranos renovaram contratos com seus clubes. O lateral-esquerdo Léo, de 37 anos, acertou por mais uma temporada e pode se tornar um dos dez jogadores que mais entraram em campo pelo Peixe. O atacante Fábio Júnior, de 35 anos, também ampliou seu vínculo com o América-MG.

Se alguns atletas tiveram as permanências seladas nesta quinta, muitos do Palmeiras tiveram a confirmação de que não ficam no clube. A diretoria anunciou uma lista de dispensa com o lateral-esquerdo Leandro, o volante João Vitor, o meia Daniel Carvalho e os atacantes Betinho e Obina, todos com contrato no fim. Além destes, outros 11 estão nos planos do técnico Gilson Kleina.

O mercado dos técnicos também teve novidades nesta quinta. Internacional e Dunga estão cada vez mais perto de um acerto. O ex-comandante da Seleção Brasileira afirmou que faltam "detalhes". No Avaí, Renê Simões recebeu proposta para ser o treinador e disse que achou o projeto interessante.


 



Destaque em 2012, Dodó quer vitória e ignora situação do Bahia na tabela

Apesar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, a temporada foi até razoável para alguns jogadores do Atlético-GO. Um deles é o lateral-esquerdo Eron, que, emprestado pelo Atlético-MG, despertou o interesse do Santos pelas atuações que teve no Dragão. Outro atleta é Dodó. Contratado no ano passado junto ao Icasa, o volante demorou a ter oportunidades, enquanto Marino, que também estava na equipe cearense, logo caiu nas graças do então técnico Hélio dos Anjos.

Mas com Jairo Araújo no comando, Dodó teve mais oportunidades. Ele participou de 24 jogos na Série A, sendo que na maioria deles atuou os 90 minutos. Apesar de lamentar a queda para a segunda divisão, Dodó quer encerrar o ano bem. Tranquilo, o jogador se mostra indiferente em relação ao adversário do próximo domingo, Bahia, que luta contra o rebaixamento.

Dodó, volante do Atlético-GO (Foto: Joelton Godoy/Atlético-GO)Destaque em 2012, Dodó espera conquistar vitória contra o Bahia (Foto: Joelton Godoy/Atlético-GO)

- A gente vem de bons jogos, mas infelizmente conseguimos reagir somente depois que o rebaixamento já estava concretizado. Para mim o ano foi até bom, não tive tantas chances com outros técnicos, mas tenho que respeitar a opinião deles. Espero que o Jairo Araújo monte uma boa equipe para domingo. Queremos muito vencer. O Bahia ainda precisa de um empate, mas o Atlético-GO não tem nada com isso, a gente jogará sem essa responsabilidade e buscará a vitória.

Com 30 pontos, o máximo que o Dragão pode fazer é se manter na 19ª colocação e deixar a lanterna com o Figueirense. No entanto, o Bahia ainda precisa de mais um ponto para se garantir na elite do futebol brasileiro. A partida de domingo, no Serra Dourada, interessa diretamente ao Sport, que além de vencer o Náutico necessita de uma derrota no Tricolor Baiano ou da Portuguesa.

Sendo assim, o Atlético-GO poderia receber um incentivo financeiro da equipe pernambucana, a famosa ‘mala branca’, para tentar complicar a vida do Bahia. Dodó afirma que até agora não foi procurado por ninguém e que atuará da mesma maneira que nas últimas rodadas.

- Eu não acompanho esta questão de mala branca, fico até longe do noticiário, mas até agora não houve nada. Eu vou entrar em campo para vencer, da mesma forma que fiz em todos os jogos. Quero sair com a vitória, independente de situação a qual o Bahia se encontra.

Mas Dodó revela que já passou por situações inusitadas. Com a fraca campanha que o Dragão fez ao longo do Campeonato Brasileiro, o rebaixamento era questão de tempo. O volante lembra que diante do próprio Sport, na 32ª rodada, os jogadores da equipe pernambucana pediram para que os goianos ‘tirassem o pé’.

- Eu não desejo esta situação de rebaixamento para nenhum jogador é ruim para a gente. Mas eu sempre vou querer vencer. Me lembro que contra o Sport, alguns jogadores nos pediram para ‘maneirar’ nas jogadas. Eu continuei da mesma maneira, meus companheiros também, mas perdemos. Se alguém do Bahia também pedir, vamos buscar mais um resultado positivo do mesmo jeito.



Por pedido da defesa, julgamento do recurso do meia Bida é adiado

Bida, meia do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atlético-GO)Bida não atua desde julho (Foto: Divulgação/
Atlético-GO)

A ‘novela’ envolvendo o suposto doping do meia do Atlético-GO, Bida, parecia que se encaminharia para um fim, mas o caso terá novos capítulos. Nesta quinta-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgaria o recurso do atleta, que teria sua sentença definitiva na justiça desportiva brasileira. No entanto, a defesa do jogador, representada pelo advogado Osvaldo Sestário, pediu para que o julgamento fosse adiado. A alegação de Sestário foi pelo número pequeno de auditores no tribunal nesta quinta – cinco. Os auditores acataram o pedido, e o caso será julgado em uma nova data, provavelmente no dia 6 de dezembro.

O julgamento desta quinta seria o quarto de Bida neste caso. Ele foi flagrado no exame antidoping e suspenso por dois anos, e não atua desde o dia 22 de julho, quando o Atlético-GO perdeu por 4 a 1. O meia foi punido pelo uso do diurético 'hydrochlorothiazide (HCT)’. A substância teria sido ingerida dentro do próprio clube, ministrada pela ex-nutricionista do Atlético-GO, Fernanda Machado, que pediu demissão e assumiu a responsabilidade pelo doping do jogador.

Como Bida foi flagrado em duas partidas seguidas, no dia 24 de junho, contra o Fluminense, e em 1º de julho, contra o Flamengo, dois processos foram abertos. O primeiro deles, referente ao jogo contra o Fluminense, está encerrado. Após ter sido punido com um ano de suspensão em primeira instância, o meia foi absolvido no Pleno do STJD. Porém, no julgamento referente ao duelo contra o Flamengo, os auditores aplicaram a pena máxima de dois anos.

Bida foi denunciado no artigo 2º, item 2.1, do Código Mundial Antidoping, que aponta para “a presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta”, e que prevê a suspensão de até dois anos para o atleta. Naquela ocasião, o relator Lucas Rocha votou no sentido de desclassificar a pena para o artigo 10.5.2 do Código Mundial Antidopagem, que trata da "inexistência de culpa ou negligências significativas", e suspender Bida por um ano. Entretanto, o auditor Wanderley Godoy e o presidente da comissão, Paulo Backs, divergiram e votaram no sentido de manter o atleta enquadrado no item 2.1. Sendo assim, o meia foi suspenso por dois anos.

No julgamento desta quinta, Osvaldo Sestário pediu a decisão do primeiro caso, referente ao processo do jogo contra o Fluminense, fosse estendido. O advogado lembrou que Bida não atua pelo Atlético-GO desde julho. No entanto, o presidente da sessão, Caio César Rocha, e o procurador Paulo Schmitt ressaltaram que o segundo processo – referente ao jogo contra o Flamengo – já foi julgado separadamente em primeira instância, e que tal pedido deveria ter sido feito anteriormente.

Ao ter o pedido de extensão da decisão do primeiro caso negado, a defesa do meia lembrou que no julgamento primeiro processo pelo Pleno do STJD contava com oito auditores, e pediu o adiamento do julgamento desta quinta, que contou com apenas cinco. O Pleno acatou o pedido, e resolveu adiar a sentença. A intenção do departamento jurídico do Atlético-GO é reduzir a atual pena de Bida para pelo menos um ano de suspensão.
 



São Paulo merece a vaga na final, só faltou o gol, diz Carlos Cereto

Apesar de ter se classificado apenas pelo critério de gols marcados fora de casa, o São Paulo mereceu a vaga na final da Copa Sul-Americana, na opinião de Carlos Cereto, editor-chefe do . Na quarta-feira, o Tricolor Paulista garantiu seu lugar na decisão com o empate por 0 a 0 com a Universidad Católica, do Chile. No entanto, o jornalista acredita que a equipe de Ney Franco não foi ameaçada em nenhum momento do confronto.

- O São Paulo tem uma equipe muito melhor que a Universidad Católica. A Universidad Católica não deu um chute a gol. O São Paulo merecidamente chega à final da Copa Sul-Americana. O São Paulo jogou muito mais, com o Lucas e o Osvaldo pelas laterais. O Lucas foi muito bem, com arrancadas, desarrumou a defesa chilena. Só faltou o gol - afirmou o jornalista, no .

Carlos Cereto revelou ainda que os jogadores tricolores preferem fazer a final contra o Tigre, da Argentina, na decisão do torneio. O motivo, porém, não é por acreditar que este seja o adversário mais seja fraco, e sim para poder fazer a decisão no Morumbi.

- Os jogadores do São Paulo não escondem a vontade de encarar o Tigre, na Argentina, para que o segundo jogo da final seja no Morumbi. Se o São Paulo encarar o Millonarios, a partida decisiva será na Colômbia. Aí, o São Paulo vai ter que fazer o primeiro jogo da final no Pacaembu. O Morumbi vai sediar o show da Madonna e não vai dar tempo de sediar a primeira partida.

Tigre e Millonarios, da Colômbia, se enfrentam nesta quinta-feira em Bogotá. Na ida, em Buenos Aires, houve empate por 0 a 0. Os colombianos avançam se vencerem, já os argentinos se classificam com um empate com gols.

São Paulo comemoração final Sul Americana (Foto: Reuters)São Paulo comemora a vaga na final da Copa Sul-Americana (Foto: Reuters)



Base do Atlético-GO já é vista como possível solução para o clube

Como a própria diretoria do Atlético-GO admite, foi preciso ‘construir a casa de cima para baixo’. Após duas temporadas seguidas na segunda divisão do futebol goiano, em 2004 e 2005, uma nova gestão assumiu o clube, que conquistou vários títulos nos anos seguintes. O crescimento se deu não só no âmbito local, mas também no nacional. Em pouco tempo o Dragão conseguiu chegar à elite do futebol brasileiro, onde se manteve por três temporadas até o rebaixamento neste ano.

Neste período, o clube investiu pouco nas categorias de base e preferiu buscar jogadores ‘prontos’ do que formar joias dentro do próprio Atlético-GO. A justificativa era sempre a mesma: embora o investimento no departamento amador fosse importante, o resultado só apareceria a longo prazo, e o Rubro-Negro precisava de uma reação imediata. Apenas 5% do orçamento era destinado à base. Mas esta realidade pode mudar.

Luciano atlético-go gol internacional (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)Luciano marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 contra o Internacional (Foto: Carlos Costa / Agência Estado)

Muitas contratações foram feitas em 2012, e a maioria delas não deu certo, como Elias, William, Paulinho, Gabriel, entre outros. Em contrapartida, atletas revelados pelo clube, como Luciano e Mahatma Gandhi apareceram bem na reta final do Brasileirão. O diretor de futebol do clube, Adson Batista, já admite que a prioridade deve mudar. Segundo o dirigente, chegou o momento de investir mais na formação de jogadores.

- A base precisa melhorar muito, é um dos pontos que quero melhorar. Se eu continuar no Atlético-GO, pode ter certeza que vou tentar me aproximar do departamento amador. É uma forma de ter, inclusive, jogadores mais comprometidos com o clube. Todo mundo sabe que nós tivemos de ‘começar a casa de cima para baixo’. Não era possível começar investindo na base, porque precisávamos de resultados imediatos. Mas já é hora de mudar. Seria interessante de pudéssemos aproveitar quatro ou cinco jogadores revelados no clube a cada temporada.

Além de Luciano e Mahatma Gandhi, o Dragão revelou poucos jogadores nos últimos anos. O atacante Diogo Campos foi quem mais teve destaque. Boka, da mesma posição, teve algumas oportunidades em 2010, mas depois se desvinculou. No próximo Campeonato Goiano ele defenderá o Rio Verde. Já o ex-treinador rubro-negro, René Simões, deu chances a vários jogadores revelados no próprio Atlético-GO no início do Estadual do ano passado, quando parte do elenco principal ainda aprimorava a condição física. No entanto, nenhum destes atletas encheu os olhos da diretoria. Apesar da vontade de investir no setor, Adson Batista ainda não sabe afirmar o quanto a base do Dragão poderá ser melhorada.

- Tudo vai depender do orçamento. É difícil falar em números para qualquer setor que seja, inclusive para o profissional. Não temos condições ainda de afirmar nada. O mais importante é definir um bom planejamento o mais rápido possível para que nós consigamos honrar nossos compromissos e manter nossa credibilidade.



Jorginho promove duas mudanças no time do Bahia

LANCEPRESS! - 29/11/2012 - 15:01 Goiânia (GO)

Kléberson treinou com bola pela primeira vez no Bahia (Foto: Divulgação/ Site Oficial do Bahia)
Kléberson treinou entre os titulares do Bahia (Foto: Divulgação/ Site Oficial do Bahia)

Se preparando para o importante jogo contra o Atlético-Go, domingo, no Serra Dourada, o Bahia deve ter duas novidades em campo: Kléberson e Jones.

O volante entra deve entrar na vaga de Diones, que levou uma pancada no tornozelo direito na última rodada e até agora nao participou dos treinos do Tricolor. Já Jones entra na vaga de Souza, que sofreu uma lesão na coxa direita, também no último jogo.

Dessa forma, os titulares treinaram com: Marcelo Lomba; Neto, Lucas Fonseca, Titi e Jussandro; Fahel, Hélder, Kléberson e Zé Roberto; Gabriel e Jones.

A delegação tricolor embarca para Goiânia ainda nesta tarde e, nesta sexta-feira, realiza mais um treinamento com bola, no CT do Goiás.



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Felipão/Parreira tem apoio de 54% dos internautas no retorno à Seleção

Felipão já acertou com a CBF e aceitou o desafio de trazer o sexto título mundial para o Brasil. Campeão mundial com a Seleção em 2002, Luiz Felipe Scolari substiturá Mano Menezes no cargo de treinador. Com a demissão de Andrés Sanchez, a entidade extinguiu o cargo de diretor de seleções. A cúpula, porém, decidiu por ter de volta a função de coordenador técnico, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Campeão mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira é o preferido para assumir. Assim, a comissão técnica será composta pelos dois comandantes que conquistaram os dois últimos títulos com o Brasil.

“Arena SporTV” perguntou se a dupla será capaz de ganhar o hexa e os internautas ficaram divididos. Dos 9.935 votos que a enquete recebeu, mais da metade, 54,2%, acredita na equipe montada e na vitória do Brasil na Copa de 2014, enquanto os outros 45,8% se manifestaram contra a dupla (confira o resultado da votação).

Desde o título em 2002, no Japão e na Coreia, o Brasil não consegue avançar à semifinal de uma Copa – parou nas quartas de final em 2006 e em 2010. A importância de uma Copa do Mundo disputada no Brasil fez com que a CBF recorresse a quem entende do assunto e, por isso, aos 69 anos, Carlos Alberto Parreira é o preferido para o cargo de coordenador.

Ele foi a todos os mundiais, desde 1970, seja como técnico, preparador físico ou consultor da Fifa. Uma experiência de 11 Copas consecutivas a serviço da Seleção. Neste ciclo que se inicia, Parreira será para Felipão o que Zagallo foi para ele na conquista do tetracampeonato há 18 anos. Um fiel escudeiro, o consultor experiênte, alguém capaz de proteger Felipão nos momentos difíceis.

Para participar do “Arena”, basta acessar a página do programa.

luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Luiz Felipe Scolari será anunciado como treinador da Seleção nesta quinta-feira (Foto: Agência Getty Images)



Pituca e Leonardo ficam à disposição para jogo contra o Bahia, domingo

Pituca, volante do Atlético-GO (Foto: Sílvio Túlio / Atlético-GO)Pituca (à direita) está à disposição de Jairo Araújo
(Foto: Sílvio Túlio / Atlético-GO)

Com três desfalques por suspensão para o último jogo do Campeonato Brasileiro, domingo, contra o Bahia, o técnico do Atlético-GO, Jairo Araújo, teve duas boas notícias nesta quarta-feira. O volante Pituca, que foi vetado para a partida contra o Palmeiras por causa de dores na coxa, está recuperado, treinou normalmente com o elenco rubro-negro e fica à disposição do treinador rubro-negro. Quem também está recuperado é o zagueiro Leonardo, que tinha uma entorse no tornozelo.

Pituca, que atuou em 21 jogos na Série A, deverá ser titular na vaga de Marino, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já Leonardo pode ser relacionado. A dupla de zaga será formada por Gustavo e Gilson. Diego Giaretta, que é titular da posição, será deslocado para a lateral-esquerda, pois Eron e Ernandes são os outros dois atletas suspensos pelo acúmulo de cartões.

Jairo Araújo tem duas dúvidas para escalar o Dragão. A primeira delas é no meio-campo, para preencher a vaga de Ernandes. O volante Carlos e o meia Reis estão na disputa. Já na lateral-direita, Marcos pode ganhar a vaga de Adriano, que não foi bem contra o Palmeiras e saiu no intervalo. O restante do time será o mesmo que vem atuando nas últimas rodadas, com Rayllan na armação, além de Diogo Campos e Patric no ataque.

Já rebaixado, o Atlético-GO somou sete pontos nas últimas três rodadas. Com 30 pontos conquistados, a equipe rubro-negra deixou a lanterna para o Figueirense, que foi ultrapassado no saldo de gols. Mas o duelo contra o Bahia será bem mais decisivo para o adversário, que ainda luta contra o rebaixamento. Com 44 pontos, o Bahia precisa de mais um ponto para se garantir na primeira divisão.



Diogo Campos reforça desejo de ficar no Dragão, mas diz: 'Está em aberto'

A temporada foi de altos e baixos para Diogo Campos. Mais ‘baixos’ do que ‘altos’. Com apenas quatro gols em 2012, o jovem prata da casa foi constantemente cobrado pela torcida do Atlético-GO, que o tinha como talismã. O jogador chegou a cogitar a hipótese de deixar o Dragão, procurar novos ares, novos desafios, mas a opinião do atacante mudou. Assim como toda a equipe, Diogo evoluiu nas últimas rodadas, e já diz que a prioridade é ajudar o Dragão a se reerguer em 2013.

- Estou tentando aproveitar da melhor forma possível os últimos jogos, ultimamente estava pensando em sair, ser emprestado, pegar experiência fora, mas agora estou com a cabeça focada aqui. Estou deixando eles – empresário e clube – resolverem o que for melhor para mim e o Atlético, mas pretendo ficar em 2013, fazer um bom Goiano e subir para a Série A – declarou.

Diodo Campos, atacante do Atlético-GO (Foto: Sebastião Nogueira/O Popular)Diodo Campos tem contrato com o Atlético-GO até 2015 (Foto: Sebastião Nogueira/O Popular)

Diogo Campos tem contrato com o Atlético-GO até 2015. Apesar de manifestar o desejo de permanecer no clube para a próxima temporada, o jogador revela que sua situação ainda não está definida. “Está em aberto”, afirma. Enquanto não define seu futuro, o jogador espera voltar a ser decisivo na equipe rubro-negra.

Em 2011, o jovem viveu um momento mágico entre a 16ª e 18ª rodadas do Brasileirão, quando saiu do banco e fez gols contra Santos, Flamengo e Grêmio. Mesmo na reserva, o jogador caiu nas graças do torcedor. Diogo não nega que se animou com aquele período, e que aprendeu a ter mais cautela diante da queda de rendimento.

- Se eu falar que aquilo não subiu um pouco na minha cabeça, vou estar mentindo. Subiu sim, ,as estou com os pés no chão agora, minha família está me acompanhando agora, e isto está melhorando para mim. Eu quero sempre fazer gols, dar alegria para a torcida, às vezes não finalizo bem, mas nos treinamentos a gente está se preparando para finalizar melhor – comentou.

Chance para os pratas da casa

Na ascensão do Atlético-GO nos últimos anos, a base do clube sempre ficou em segundo plano. Diogo Campos foi um dos primeiros e raros exemplos de jovens atletas aproveitados pelo clube. Aos 21 anos, o atacante subiu para a equipe profissional em 2010, e agora vê companheiros tendo as mesmas oportunidades que teve dois anos atrás. Experiente neste processo, Diogo vê com bons olhos a abertura para os jogadores da base atleticana.

- Sempre quando sobem, os jogadores da base querem mostrar serviço. Comigo foi dessa forma, às vezes jogava mal, mas sempre queria fazer o melhor. Isso é importante, o Atlético está apostando na base, tem o Mahatma, o Luciano, e isso é importante. Quem sabe não sai um jogador que não seja um craque e possa dar lucro?

Titular nas últimas seis partidas do Brasileirão – e em 16 jogos ao todo –, o jovem deve começar atuando pelo Atlético-GO na derradeira rodada do ano. Nesta quarta-feira, Jairo comandou um treino tático, e não posicionou a equipe. Para o duelo contra o Bahia, no próximo domingo, o Dragão não poderá contar com o lateral-esquerdo Eron, e os volantes Ernandes e Marino, todos suspensos com três cartões amarelos.



Dupla Felipão/Parreira é capaz de ganhar o hexa em 2014?

A CBF já acertou o substituto de Mano Menezes. Será Luiz Felipe Scolari, campeão mundial com a Seleção em 2002. Com a demissão de Andrés Sanchez, a entidade extinguiu o cargo de diretor de seleções. A cúpula, porém, decidiu por ter de volta a função de coordenador técnico, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Campeão mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira é o preferido para assumir. Assim, a comissão técnica será comandada pelos dois homens que conquistaram os dois últimos títulos com o Brasil.

Por isso o “Arena SporTV” quer saber: Na sua opinião, uma dupla Felipão/Parreira é capaz de ganhar o hexa?

Desde o título em 2002, no Japão e na Coreia, o Brasil não consegue avançar à semifinal de uma Copa – parou nas quartas de final em 2006 e em 2010.

O “Arena” começa às 14h (de Brasília) e para participar basta acessar a página do programa.

luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Luiz Felipe Scolari comemora gol na Copa do Mundo em 2002 (Foto: Agência Getty Images)



Adson Batista diz que Jairo Araújo sabe que ainda precisa amadurecer

Jairo Araújo, técnico do Atlético-GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Jairo Araújo tem bom aproveitamento nos últimos
jogos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Sempre que assume o comando do Atlético-GO, Jairo Araújo é questionado sobre sua vontade de se tornar técnico efetivo. Como interino, ele já está em sua terceira passagem pelo Dragão somente em 2012. Com cinco vitórias, nove empates e sete derrotas na Série A deste ano, Jairo Araújo tem melhor aproveitamento do que todos os treinadores que dirigiram a equipe no Brasileirão – Artur Neto, Adilson Batista e Hélio dos Anjos foram os outros técnicos.

Sem esconder o desejo de um dia ser efetivado, Jairo costuma apenas se colocar à disposição para o que a diretoria rubro-negra pedir. Enquanto isso, o diretor de futebol, Adson Batista, sempre evitou falar em efetivação alegando que se trata apenas de uma ‘formalidade’. Desta vez, no entanto, Adson vai um pouco além. Pela primeira vez o dirigente revela que o próprio Jairo Araújo está ciente de que precisa evoluir mais no cargo até ser efetivado.

- Sempre converso com o Jairo e tenho uma confiança muito grande em seu trabalho. Às vezes as pessoas falam o que não sabem e pedem sua manutenção no cargo de treinador. Mas ele mesmo sente que ainda está se preparando para um desafio maior. Isso é normal, ele sabe que a cobrança é alta, pois conhece o clube, foi ídolo aqui. O Jairo está buscando essa evolução, mas já tem pontos muito positivos, como boa montagem de time, leitura de jogo e bom relacionamento. Em breve será o momento certo, ele sabe que ainda está se preparando – revela.

Jairo Araújo já comandou o Dragão em 21 jogos no Campeonato Brasileiro, com 38% de aproveitamento. Ao todo, o treinador já dirigiu o time em 35 jogos, com 13 vitórias, 12 empates e dez derrotas, aproveitamento de 48%. O grande sonho da diretoria rubro-negra é contratar René Simões e ter Jairo novamente como auxiliar. No entanto, como o quadro político do clube ainda está indefinido, é impossível abrir uma negociação.

- Não tem nem como eu falar de René Simões, pois não tem como eu passar um planejamento para ele. Precisamos definir quem será o presidente. Não posso ligar para o técnico sem ter um projeto, um parâmetro, sem ter o que dizer. Futebol não se faz só com boa vontade, e sim com coisas concretas. No momento não posso conversar com o René Simões, não tenho condições para isso - conclui Adson Batista.



Quem foi a melhor contratação de 2012? Comentaristas opinam

Em 2012, estes jogadores vestiram novas camisas e trouxeram alegrias para as torcidas de suas equipes. Agora, os internautas do podem escolher quem foi a principal contratação da temporada no futebol brasileiro. Confira abaixo a opinião dos nossos analistas.

Toninho Nascimento, editor de "O Globo"

"O Zé Roberto é a alma do Grêmio. O jogo contra a Portuguesa foi um exemplo da importância dele para o time. Ele virou o jogo no segundo tempo. Mas não foi um ano de grandes contratações. Os times já estavam mais encorpados. Fluminense e Corinthians são dois belos exemplos. Mantiveram a base do ano passado e não precisaram de grandes reforços"

grêmio atlético-go zé roberto (Foto: Wesley Santos/PressDigital)Zé Roberto é o principal reforço do Brasileirão, diz Toninho Nascimento (Foto: Wesley Santos/PressDigital)

Sidney Garambone, jornalista da TV Globo

"Seedorf é a melhor, não só pelo que ele trouxe dentro de campo para o Botafogo, mas pelo que ele representou. É um marco na atitude do jogador brasileiro. Ele é responsável pela união e pelo profissionalismo sem paternalismo. Ele dá bronca quando precisa, une quando precisa unir. Deu poucas entrevistas até agora, mas uma foi simbólica: ele falou que tem vergonha de jogadores que simulam faltas"

seedorf Botafogo x Atlético-GO (Foto: Marcelo Santos/AGIF)Para Sidney Garambone, Seedorf é exemplo de profissionalismo (Foto: Marcelo Santos/AGIF)

Tim Vickery, correspondente da BBC na América do Sul

"Eu acho o Jadson um jogador maravilhoso. Na última bola dele com a camisa da seleção brasileira, ele fez o gol (no empate contra o Paraguai, na Copa América de 2011). Depois, foi substituído no intervalo e nunca mais apareceu nas listas do Mano Menezes. Nunca entendi isso. O Jadson é um jogador que faz o jogo fluir, faz o coletivo jogar melhor. Quando ele sai do time, o São Paulo murcha. Foi uma baita contratação"

Jadson gol São Paulo x Goiás (Foto: Carlos Costa / Futura Press)Com Jadson, jogo do São Paulo flui com naturalidade, afirma Tim Vickery (Foto: Carlos Costa / Futura Press)

André Loffredo, comentarista do SporTV

"O Barcos tem um ótimo posicionamento, finaliza e sabe o que fazer com a bola fora da área. Ele tem bom domínio, sabe conduzir, partir para cima do adversário. Além de ter ótima presença de área e finalizar bem, se movimenta bastante. Ele fez 14 gols por um time que lutou para não cair, e caiu. Imagine esse time sem os 14 gols. O Palmeiras já poderia estar rebaixado no começo do returno. Por conseguir ser um destaque neste Palmeiras de 2012, é a melhor contratação do ano"

Barcos comemora gol do Palmeiras contra o Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Barcos comemora seu gol contra o Botafogo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Sincero, Giaretta diz que torceu contra Palmeiras e que aceitaria mala branca

LANCEPRESS! - 28/11/2012 - 16:14 Goiânia (GO)

Com o Atlético-GO já rebaixado para a Série B, o zagueiro Diego Giaretta chamou a atenção ao revelar que ficou na torcida para o Palmeiras também ser rebaixado. Segundo o zagueiro, a presença de um time como o Palmeiras fará bem para a competição e para o próprio Atlético-GO.

- Eu sou bem sincero, quis que o Palmeiras caísse. Isso vai valorizar a Série B e o Atlético-GO no ano que vem. Eu joguei a Série B de 2008 pelo Grêmio Barueri e naquele ano o Corinthians estava na segunda divisão. A visibilidade que a competição teve foi incrível - declarou o zagueiro.

O Dragão encerra sua Série A com um confronto diante do Bahia. Com o Tricolor baiano lutando contra Sport e Portuguesa para escapar da degola, Giaretta lembrou que o Atlético-GO pode receber uma mala branca para ganhar motivação. Mesmo que o "incentivo" não venha, o jogador afirmou que o objetivo do Dragão é vencer.

- Acredito que haverá alguma coisa pela situação de nosso adversário na tabela. Mas independente disto, temos que jogar para vencer. Fizemos grandes partidas contra Santos, Atlético-MG e Palmeiras. Nosso objetivo é terminar o ano com dignidade - declarou o zagueiro.

Apesar de pregar motivação para a vitória, o zagueiro deixou claro que os jogadores ganhariam uma injeção de ânimo com a mala branca.

- Claro que muda, é uma premiação extra e todos nós gostaríamos disso. E o jogo também fica mais interessante quando está valendo dinheiro - finalizou Diego.



Novo técnico da Seleção Brasileiro será anunciado nesta quinta-feira. Felipão vem aí...

Rodrigo Vessoni - 28/11/2012 - 11:10 São Paulo (SP)

HOME - Marin na Soccerex (Foto: Bruno de Lima)
Marin vai anunciar o novo técnico da Seleção nesta quinta (Foto: Bruno de Lima)

O Brasil está perto de conhecer o novo técnico da Seleção. José Maria Marin, presidente da CBF, revelou na manhã desta quarta-feira que o substituto de Mano Menezes será anunciado nesta quinta-feira.

Presente no evento da Arena Corinthians, o dirigente confirmou ainda que o cargo de diretor de Seleções deixado por Andrés Sanchez está extinto. A ideia da CBF é criar a posição de coordenador de Seleções.

Antes de pedir demissão, Andrés Sanchez confirmou que Luiz Felipe Scolari estaria apalavrado para assumir o comando da Seleção.

E MAIS:
> Carta aberta ao presidente Marin
> Salário anual de Guardiola estaria dentro do orçamento da CBF
> Empresário ligado ao Barça reforça desejo de Guardiola treinar o Brasil
> Marin repete mantra sobre futuro técnico da Seleção Brasileira
> Marin acha difícil, mas não descarta oficialmente Guardiola
> Guardiola vira unanimidade nacional nas pesquisas
> Guardiola passa a ser o preferido da CBF para assumir a Seleção Brasileira
> Companheiro de Guardiola aprova técnico na Seleção Brasileira
> Enquanto seu nome é especulado, Guardiola vive incógnito em Nova York
> Ronaldo desaprova demissão de Mano e elogia Guardiola
> Mano Menezes deixa agradecimento aos ex-companheiros de Seleção
> Romário comemora desligamento de Mano Menezes: 'Já vai tarde'

GALERIA DE FOTOS:

> As imagens da passagem de Mano Menezes na Seleção Brasileira
> Imprensa mundial repercute interesse de Guardiola em dirigir a Seleção



Para Diego Giaretta, Atlético-GO deve receber mala branca na última rodada

Embora já esteja rebaixado para a segunda divisão, o Atlético-GO terá papel importante na última rodada do Campeonato Brasileiro. O Dragão receberá o Bahia, adversário que ainda busca um ponto para garantir sua permanência na Série A. O jogo será domingo, às 17h (de Brasília), no Serra Dourada. Uma possível vitória da equipe goiana, que conquistou sete pontos nas últimas três rodadas, poderia salvar o Sport, que precisa vencer o Náutico. O resultado também interessa à Portuguesa, 15ª colocada com 44 pontos, mesma pontuação do Bahia.

Diante deste cenário, não há como deixar o assunto ‘mala branca’ fora do contexto do Atlético-GO. Os próprios jogadores rubro-negros admitem que a prática de dar um incentivo para que outro clube vença uma partida existe. O primeiro deles foi Adriano, às vésperas do jogo contra o Atlético-MG, clube que briga pelo vice-campeonato e, consequentemente, por vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Nesta terça foi a vez do zagueiro Diego Giaretta ser questionado sobre o assunto. O atleta admitiu que o Dragão deve receber algum incentivo de concorrentes do Bahia, mas afirma que o clube deverá se dedicar para vencer independente de receber ou não o benefício.

Diego Giaretta, zagueiro do Atlético-GO (Foto: Diomício Gomes / O Popular)Diego Giaretta admite que clube deve receber a 'mala branca' (Foto: Diomício Gomes / O Popular)

- A gente sabe que esta prática existe. Não pode ser divulgada, para não gerar algum tipo de problema aos clubes envolvidos, mas existe sim. Acredito que haverá alguma coisa pela situação de nosso adversário na tabela. Mas independente disto, temos que jogar para vencer. Fizemos grandes partidas contra Santos, que estava completo, Atlético-MG, e Palmeiras. Nosso objetivo é terminar o ano com dignidade e estamos conseguindo – avaliou Giaretta.

O zagueiro rubro-negro, no entanto, afirma que receber a famosa mala branca pode sim mudar o comportamento dos jogadores, mas diz que ninguém no Dragão foi procurado até agora por gente de outras equipes para a última rodada do Campeonato Brasileiro.

- Claro que a situação muda. É um dinheiro, uma premiação a mais. Eu seria hipócrita se falasse o contrário, nós jogamos para ter uma boa situação de vida. Quem não gosta de ganhar dinheiro? Mas ainda não houve nada com relação ao jogo contra o Bahia, e, repito, temos que honrar o Atlético-GO, independente de receber ou não um dinheiro extra. Vamos tentar vencer de qualquer jeito.

Diego Giaretta não toma partido e diz que não tem preferência entre Bahia, Sport e Portuguesa na luta contra o rebaixamento. O jogador apenas revela que torceu para a queda do Palmeiras por motivos profissionais.

- Sou bem sincero, eu quis que o Palmeiras caísse. Isso sem dúvida vai valorizar a Série B do ano que vem e vai valorizar o Atlético-GO também. Pude participar da Série B de 2008 pelo Grêmio Barueri. Naquele ano o Corinthians estava na segunda divisão, e a visibilidade foi incrível. Lamento pelos jogadores do Palmeiras, como Marcos Assunção e João Vítor, que já foram meus companheiros, mas tenho que pensar no meu clube também.



Após três julgamentos por doping, Bida terá 'Dia D' na próxima quinta

Flagrado no exame antidoping, suspenso por dois anos, e fora dos gramados desde julho. Esta é a realidade de Bida, que começou a temporada como um dos principais jogadores do Atlético-GO. Mas o drama do atleta terá um desfecho importante na próxima quinta-feira. O meia será julgado pela última vez no Pleno do STJD e conhecerá sua sentença definitiva. A sessão deverá ter início às 11h, no Rio de Janeiro, e o departamento jurídico rubro-negro espera, pelo menos, reduzir a pena para um ano de gancho.

Será o quarto julgamento de Bida, que foi punido com dois anos de suspensão por uso do diurético 'hydrochlorothiazide (HCT)'. A última partida do atleta foi no dia 22 de julho, contra o Internacional, em Porto Alegre. A substância teria sido ingerida dentro do próprio clube, ministrada pela ex-nutricionista do Atlético-GO, Fernanda Machado, que pediu demissão e assumiu a responsabilidade pelo doping do jogador.

Bida, meia do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atlético-GO)Bida será julgado na próxima quinta-feira (Foto: Divulgação/Atlético-GO)

Como Bida foi flagrado em duas partidas seguidas, no dia 24 de junho, contra o Fluminense, e em 1º de julho, contra o Flamengo, dois processos foram abertos. O primeiro deles, referente ao jogo contra o Fluminense, está encerrado. Após ter sido punido com um ano de suspensão em primeira instância, o meia foi absolvido no Pleno no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Porém, no julgamento referente ao duelo contra o Flamengo, os auditores aplicaram a pena máxima de dois anos.

Bida foi denunciado no artigo 2º, item 2.1, do Código Mundial Antidoping, que aponta para “a presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta”, e que prevê a suspensão de até dois anos para o atleta. O relator Lucas Rocha votou no sentido de desclassificar a pena para o artigo 10.5.2 do Código Mundial Antidopagem, que trata da "inexistência de culpa ou negligências significativas", e suspender Bida por um ano. Entretanto, o auditor Wanderley Godoy e o presidente da comissão, Paulo Backs, divergiram e votaram no sentido de manter o atleta enquadrado no item 2.1. Sendo assim, o meia foi suspenso por dois anos.

No Pleno do STJD, o caso será julgado pelos mesmos auditores que absolveram Bida em audiência realizada em Goiânia, dia 28 de setembro. Na ocasião, a votação foi apertada, com quatro votos pela absolvição e quatro votos pela aplicação da pena de um ano de suspensão. O presidente do STJD, Flávio Sveiter, desempatou de forma favorável ao atleta, como orienta do código brasileiro de justiça desportiva. Segundo o diretor jurídico do Atlético-GO, Marcos Egídio, suspender o atleta por um ano seria a medida mais justa.

- Não há muito que fazer. A defesa já foi apresentada nos julgamentos anteriores, temos apenas que argumentar novamente e esperar que a pena seja reduzida. Dois anos de suspensão é uma pena muito severa. A absolvição também não caberia, já que a legislação diz que mesmo sem intenção, clube e/ou atleta são responsáveis pelo uso de qualquer substância. Acho que um ano de suspensão seria um ponto de equilíbrio. Estaria de bom tamanho – diz Marcos Egídio.



Indefinição política incomoda diretor do Dragão: 'Estamos na contramão'

A única coisa que mudou no Atlético-GO nos últimos dias foi o fato de o time enfim ter conseguido uma grande sequência de resultados no Campeonato Brasileiro. Nas últimas três rodadas, o clube somou sete pontos – aproveitamento de 77%. Porém, as boas atuações não poderão mudar o destino da equipe, que já está rebaixada para a segunda divisão. A grande virada que todos esperam é uma reviravolta no quadro político rubro-negro, que segue indefinido.

O mandato do presidente Valdivino José de Oliveira termina no fim do ano. Não é novidade o interesse do dirigente em deixar o futebol, no entanto, a falta de perspectivas para 2013 já começa a incomodar. Sem a definição da nova diretoria, não há como ter orçamento para a próxima temporada, tampouco elaborar um projeto capaz de atrair possíveis reforços, ou mesmo um técnico. De acordo com o diretor de futebol do clube, Adson Batista, o quadro é preocupante.

Adson Batista, diretor de futebol do Atlético-GO (Foto: Divulgação / Atlético-GO)Adson Batista está preocupado com futuro do Dragão (Foto: Divulgação / Atlético-GO)

- O mercado já está agitado, mas ainda não há como fazermos muita coisa. Daqui a pouco fica difícil para o Atlético-GO buscar suas definições e encontrar profissionais qualificados para o próximo ano. Estamos na contramão. Não culpo ninguém. É um processo difícil, o rebaixamento desmotiva muita gente mesmo, mas o Atlético-GO é um clube grande, de quase cem anos, e que representou muito bem o estado nos últimos anos. Não podemos retroceder – comenta.

O prazo máximo para a realização de eleições no Dragão é o dia 14 de dezembro. Na próxima semana a cúpula rubro-negra deverá, enfim, definir uma chapa para as eleições. O grande empecilho, segundo Adson Batista, é o pequeno número de pessoas que participam ativamente do dia a dia rubro-negro.

De qualquer maneira, a gente precisa buscar algo diferente, com criatividade, para fazer melhor do que fizemos neste ano"

Adson Batista

- Hoje não temos nada definido. Há apenas a estrutura física, que o Atlético-GO construiu com qualidade nos últimos anos. Mas as dificuldades são imensas. Muitas pessoas nos cobram sem saber o que acontece aqui. Pedem grandes contratações, como se a gente tivesse um grande montante à disposição, só que na prática não é assim. De qualquer maneira, a gente precisa buscar algo diferente, com criatividade, para fazer melhor do que fizemos neste ano.

Adson Batista está no Dragão desde 2006, quando assumiu a diretoria de futebol do clube que ainda estava na terceira divisão do futebol brasileiro. Apesar dos quase sete anos de trabalho no Rubro-Negro, o dirigente afirma que também pode deixar o cargo.

- Nesse momento eu não posso fraquejar, tenho que passar tranquilidade para todos, mas é claro que existe um limite. Se eu perceber que as pessoas que têm condições de ajudar o Atlético-GO não estejam mais empenhadas, talvez seja o momento de tomar uma decisão mais séria. Mas estou confiante, existem momentos de dificuldade em todas as áreas, mantenho as esperanças para que a gente possa ter um 2013 melhor.



O que leva uma equipe a ser rebaixada? Vote!

A cada fim de ano é hora de ser feito um balanço do que aconteceu na temporada. Cada clube vê onde acertou e onde errou. Mas e as equipes que foram rebaixadas? Quais os motivos para que a queda acontecesse?

Por isso o “Arena SporTV” quer saber: O que leva uma equipe a ser rebaixada?

Entre as opções estão dirigentes incompetentes, erro no planejamento e a qualidade do time.

Vote na enquete do “Arena”: O que leva uma equipe a ser rebaixada?

Para participar do “Arena”, que começa às 14h (de Brasília), basta acessar a página do programa.

Torcedores lamentam rebaixamento (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)Torcedores lamentam rebaixamento do Guarani para a Série C (Foto: Marcos Ribolli/ Globoesporte.com)



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Enquete do Globo Esporte dá preferência para Felipão

LANCEPRESS! - 27/11/2012 - 18:38 Rio de Janeiro (RJ)

HOME Felipão - Palmeiras (Foto: Jorge Aguiar)
Felipão foi pentacampeão mundial com a Seleção em 2002 (Foto: Jorge Aguiar)

O programa Globo Esporte, da Rede Globo, exibido nesta terça-feira, foi às ruas do Rio de Janeiro para saber a opinião dos cariocas sobre o futuro técnico da Seleção Brasileira.

Com um banner com as fotos de Felipão, Muricy, Abel Braga, Tite, Guardiola, além de uma opção outros, o repórter ouviu 50 pessoas, que colocavam um imã na foto do preferido.

Felipão, técnico do pentacampeonato mundial em 2002, foi eleito o preferido por 25 pessoas. Guardiola e Muricy ficaram empatados com dez citações. Abel foi escolhido por dois, enquanto a opção "outros" teve três votos.

A enquete publicada no LANCE!Net mostra um resultado diferente. Nela, Guardiola é o favorito, com 75,5% dos votos, e Felipão tem 24,5%.

Se você quer ajudar a CBF a escolher o substituto de Mano Menezes, clique aqui e participe da enquete.



Seleção do LANCE!Net do Brasileirão vive clima de decisão na última rodada

LANCEPRESS! - 27/11/2012 - 10:30

Seleção do Campeonato - Brasileirão 2012
Seleção parcial do Campeonato Brasileiro de 2012 (Montagem: Marianna Esteves)

Restando apenas uma rodada para o término do Campeonato Brasileiro de 2012, o campeão já está definido e as quatro vagas para a Libertadores de 2013 também estão resolvidas. Hoje, a "disputa" pela última vaga na Série B do próximo ano é a principal atração.

Assim como a competição, a seleção do LANCE!Net também está praticamente encaminhada. Mas a chance de ocorrer algumas mudanças ainda existem e, com isso, grandes atuações individuais devem vir por aí no fim de semana.

No gol, Diego Cavalieri (Fluminense) é soberano, com média invejável. A lateral direita também está segura nas mãos (ou nos pés) de Paulo Miranda (São Paulo). Já na ala esquerda, Carlinhos (Fluminense) leva ligeira vantagem em cima de Fábio Santos (Corinthians). Como o corintiano não deve jogar diante do São Paulo, tudo indica que o prêmio ficará com o jogador da equipe carioca.

A primeira "dúvida" aparece na defesa. Se Gum (Fluminense) está garantido, o mesmo não pode ser dito de Leonardo Silva (Atlético-MG). O atleticano tem a sombra de Chicão (Corinthians). Quem vai levar a melhor?

O meio-campo defensivo também vive uma briga acirrada. Ralf (Corinthians) e Jean (Fluminense), com médias quase iguais, concorrem para formar dupla com Paulinho (Corinthians).

No meio-campo ofensivo, três grandes craques disputam duas posições. Neste momento, Lucas (São Paulo) e Ronaldinho (Atlético-MG) estão na frente, mas Juninho (Vasco) segue na cola e ainda tem chance de terminar a competição entre os 11 melhores. Bernard (Atlético-MG) e Seedorf (Botafogo) correm por fora.

Principais artilheiros do Brasileirão, Fred (Fluminense), com 20 gols, e Luis Fabiano (São Paulo), com 17, formam a dupla de ataque. E não poderia ser diferente, certo? Eles praticamente deitaram e rolaram neste ano.

Por enquanto, Vanderlei Luxemburgo (Grêmio) é o nome para comandar a seleção. Porém, a disputa promete ser quente na última rodada. Abel Braga (Fluminense) e Cuca (Atlético-MG) ainda têm chance de abocanhar o direito de dirigir esse time de estrelas.

Confira os três melhores de cada posição (com média):

Goleiro:
1º Diego Cavalieri - Fluminense - 6,9
2º Rogério Ceni - São Paulo - 6,4
3º Jefferson - Botafogo - 6,4

Lateral-direito:
1º Paulo Miranda - São Paulo - 6,3
2º Cicinho - Sport - 6,0
3º Cicinho - Ponte Preta - 6,0

Zagueiros:
1º Gum - Fluminense - 6,2
2º Leonardo Silva - Atlético-MG - 6,1
3º Chicão - Corinthians - 6,1
4º Paulo André - Corinthians - 6,0
5º Leandro Euzébio - Fluminense - 6,0
6º Réver - Atlético-MG - 5,9

Lateral-esquerdo:
1º Carlinhos - Fluminense - 5,8
2º Fábio Santos - Corinthians - 5,7
3º Fabrício - Internacional - 5,6

Volantes:
1º Paulinho - Corinthians - 6,4
2º Ralf - Corinthians - 6,2
3º Jean - Fluminense - 6,2
4º Arouca - Santos - 6,1
5º Edenílson - Corinthians - 6,0
6º Guilherme - Corinthians - 6,0

Meias:
1º Lucas - São Paulo - 6,6
2º Ronaldinho - Atlético-MG - 6,6
3º Juninho - Vasco - 6,6
4º Bernard - Atlético-MG - 6,4
5º Seedorf - Botafogo - 6,4
6º Montillo - Cruzeiro - 6,3

Atacantes:
1º Fred - Fluminense - 6,8
2º Luis Fabiano - São Paulo - 6,7
3º Osvaldo - São Paulo - 6,6
4º Wellington Nem - Fluminense - 6,5
5º Bruno Mineiro - Portuguesa - 6,4
6º Romarinho - Corinthians - 6,3

Técnico:
1º Vanderlei Luxemburgo - Grêmio - 6,3
2º Abel Braga - Fluminense - 6,2
3º Cuca - Atlético-MG - 6,2



Mesmo líder, Luis Fabiano ainda pode perder o Armandão para três rivais

Se no Campeonato Brasileiro, o Fluminense conquistou o título antes do término da competição, na disputa pelo Troféu Armando Nogueira, a briga ainda é boa. No último domingo, o Tricolor e o Sport empataram em 1 a 1, na Ilha do Retiro. No duelo, o melhor goleiro do Brasileirão, Diego Cavalieri, teve mais uma atuação segura, com três defesas difíceis, o que o ajudou a tomar o segundo lugar de Neymar na parcial. Colados no ranking, ambos precisam ter grandes atuações e ganhar nota 9,0 na última rodada se quiserem desbancar o líder Luis Fabiano (com média 6,99), principal candidato a faturar o prêmio. Fred não tem mais chances. Já Lucas precisa de nota 9,5 para ganhar a honraria.

Entretanto, basta o Fabuloso entrar em campo contra o Corinthians, no próximo domingo, e ter um desempenho regular - nota 6 - para assegurar de vez o caneco. Além de ajudar a ratificar a classificação do São Paulo para a Libertadores do ano que vem, Luis Fabiano segue com folga na liderança e é o principal favorito ao Troféu Armando Nogueira de melhor jogador da competição, de acordo com as notas dadas rodada a rodada pelos comentaristas do SporTV e pelos jornalistas do GLOBOESPORTE.COM.

No gol, Diego Cavalieri manteve a larga distância para os concorrentes. A experiência fala mais alto na lateral direita. Cicinho, do Sport, tem a melhor média até aqui entre os jogadores do setor. Entre os zagueiros, o líder é o atleticano Réver, dono de uma regularidade impressionante. João Paulo, da Ponte Preta, se mantém firme como principal lateral-esquerdo até aqui. O corintiano Paulinho continua no topo entre os volantes. No meio, Seedorf (Botafogo) é o melhor da posição. No ataque, Luis Fabiano lidera com folga.

É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão - 16 jogos ao fim da competição. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.

Parcial Armando Nogueira 26/11 - armandão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



Teve isso! Inter à la Íbis, sósia de Tirone e clássico com sete expulsos

A temporada do futebol brasileiro vai chegando ao fim com curiosidades aos montes. Entre rebaixados e desesperados, o sabor é amargo. As provocações são muitas, por isso é melhor levar com bom humor. Foi o que fez a torcida do Palmeiras. O Engenhão vazio mostrou um fim de semana desanimado no futebol carioca, e as sete expulsões no clássico potiguar provam que a rivalidade ultrapassa a frieza de caminhos já traçados. Confira estes e outros fatos curiosos que marcaram o fim de semana no futebol brasileiro:

Protesto bem-humorado

Protesto torcedores Palmeiras (Foto: Rodrigo Coca / Ag. estado)Sósia de Tirone simula banho de sol
(Foto: Rodrigo Coca / Ag. estado)

Nada de pichações, agressões ou incêndios. Desta vez, a torcida do Palmeiras resolveu fazer um protesto bem-humorado por causa do péssimo momento vivido pelo clube no Campeonato Brasileiro. Integrantes da principal facção organizada do Verdão foram até a porta da Academia de Futebol na manhã de sábado para fazer manifestação contra a direção e o time por causa do rebaixamento para a Série B.

O principal alvo dos torcedores foi o presidente Arnaldo Tirone. Palmeirenses levaram ao local até um sósia do presidente, que ficou sentado em uma cadeira de praia e usando o celular, em uma espécie de reconstituição da cena que revoltou alviverdes na última segunda-feira, quando o mandatário foi flagrado em uma praia do Rio de Janeiro, um dia após o rebaixamento da equipe.

Além do presidente, outros três palmeirenses foram alvo de críticas dos torcedores. O chileno Valdivia, com camisa da seleção chilena e muletas, o goleiro Bruno, com "mão de alface", e o vice-presidente Roberto Frizzo, enfaixado como uma múmia, também foram "representados" por torcedores.

protesto torcida Palmeiras CT (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)Protesto curioso da torcida do Palmeiras (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)

Engenhão às moscas

O fim de semana foi de públicos muito reduzidos no Engenhão. No sábado, o chamado Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco teve apenas 5.971 pagantes. Foi o pior público do duelo desde 2002. E desde 2006 a partida não tinha público inferior a 10 mil pagantes. No domingo, um número ainda menor no encontro entre Botafogo e Atlético-MG. Somente 3.039 torcedores pagaram ingresso.

torcedor vasco engenhão (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Torcedor do Vasco em meio a inúmeras cadeiras vazias (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Clássico com sete expulsões

América e ABC fizeram sábado um clássico que não valia muito. Os dois representantes do Rio Grande do Norte na Série B já estavam com os caminhos definidos na competição. Mas os jogadores deixaram a tranquilidade no vestiário e fizeram um duelo muito tenso. Foram sete jogadores expulsos. A partida no Estádio Frasqueirão, em Natal, precisou ser encerrada antes do previsto porque o time rubro ficou com apenas seis jogadores em campo. O técnico Roberto Fernandes também foi para o chuveiro mais cedo.

Hino com apenas um time

 No clássico alagoano entre CRB e ASA, uma cena chamou atenção antes de a bola rolar. Com a velha mania de atrasar a partida para se aproveitar de saber os resultados dos outros jogos, o CRB, que lutava contra o rebaixamento, fez de tudo para enrolar o apito inicial. Tanto que só entrou no gramado quando o hino nacional já havia sido executado, com apenas os torcedores do ASA perfilados. Não adiantou. O CRB venceu, mas mesmo assim acabou degolado para a Série C.

Ivete dá força para o Leão, que sobe para a Série A

 A presença de uma de suas torcedoras mais ilustres era o empurrão que faltava ao Vitória para, enfim, voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro. Antes do duelo contra o Ceará, no Barradão, válido pela última rodada da Série B, a cantora Ivete Sangalo pousou de helicóptero no gramado, animando a torcida que lotava o estádio. Em campo, o Vitória mostrou nervosismo e acabou empatando por 1 a 1, mas garantiu o acesso.

Sheik fazendo escola

O atacante Emerson, do Corinthians, provocou o Palmeiras na semana passada, após o rebaixamento para a Série B. E outros jogadores foram na onda neste domingo. Artilheiro da Série B com 27 gols, Zé Carlos, do Criciúma, disparou para cima do Avaí, que, ao contrário do Tigre, permanece na Segunda Divisão no ano que vem. 

Twitter Kieza Náutico (Foto: Reprodução / Twitter)Twitter Kieza Náutico (Foto: Reprodução / Twitter)

— Vão ter que chorar mais um ano na segunda divisão. Tem que berrar para os jogadores deles terem mais raça, porque vão jogar mais um ano na Série B — declarou.

Em Pernambuco, Kieza, atacante do Náutico, foi na mesma linha ao falar sobre o rival Sport, que precisa vencer o Timbu, domingo, na última rodada, e torcer contra tropeço de Bahia ou Portuguesa na última rodada para ficar na Série A.

- Domingo vamos acabar de derrubar a coisa - declarou.

Inter tem novembro de Íbis

Campanha do Inter em novembro de 2012 (Foto: Globoesporte.com)

O Inter, apelidado de 'Campeão de tudo' em função dos inúmeros títulos, definitivamente parou no tempo e fez uma campanha inacreditável em novembro. Em quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, foram quatro derrotas, nenhum gol marcado e oito sofridos. Um rendimento digno de Íbis, o time pernambucano que já foi eleito o pior do mundo. A torcida colorada gritou "timinho" e "olé" a cada troca de passes da Portuguesa, na derrota de 2 a 0, no Beira-Rio. Ídolo, o argentino D'Alessandro disse que a equipe está "sem força", mas reclamou das vaias dos torcedores dizendo que pode "saltar da barca". O Inter tenta juntar os cacos para a última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, domingo que vem, no Olímpico.

Erro no placar fez torcida do Bahia comemorar gol que não aconteceu

bahia; pituaçu (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Torcida do Bahia no Pituaçu
(Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Após o apito final na partida entre Bahia e Náutico, no estádio de Pituaçu, o sentimento da torcida do Tricolor era de frustração com o empate, que não era suficiente para garantir a fuga do rebaixamento já nesta rodada. No entanto, por alguns segundos, uma inesperada festa tomou conta das arquibancadas. A alegria repentina foi fruto de um erro no placar eletrônico do estádio.

Enquanto mostrava os demais resultados da rodada, o equipamento mostrou de forma equivocada o placar da partida entre Sport e Fluminense. O jogo da Ilha do Retiro, que terminou 1 a 1, já estava finalizado quando o placar mostrou um resultado diferente do que aconteceu: Sport 1 x 2 Fluminense.

Rapidamente, os milhares de tricolores que ainda se encontravam no estádio comemoraram. Alguns jogadores, como o atacante Elias, que ainda estava se dirigindo aos vestiários, chegaram a festejar o inexistente segundo gol do Flu. O resultado rebaixaria o Sport e livraria o Bahia de qualquer possibilidade de queda para a Série B. A definição ficou para a última rodada.

A ira de Muricy

Na entrevista coletiva realizada após o empate com o Corinthians, o técnico do Santos, Muricy Ramalho, voltou a cobrar publicamente a diretoria, chamando a atenção para a necessidade de contratações de reforços que qualifiquem a equipe em 2013. E mandou um recado.

Vocês conhecem São Tomé? Eu só acredito vendo. Estou ficando cansado disso"

Muricy Ramalho

– Estou um pouco cansado disso. As contratações precisam chegar. Estamos fazendo muitas reuniões e não sai disso. O ano está acabando, logo mais vão começar as férias e não chega ninguém. As coisas estão muito lentas. É preciso ter um plantel e não um time. Estou tentando explicar isso para a diretoria e vamos ver o que acontece – afirmou o treinador, para em seguida completar.

– Vocês conhecem São Tomé? Eu só acredito vendo. A história é bacana, mas só estamos nisso por enquanto. Na hora em que o contrato for assinado, eu dou parabéns. Estou ficando cansado disso – afirmou.