O primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro se encerra neste fim de semana. Bahia e Atlético-GO, adversários deste domingo, passaram quase toda a primeira metade da competição na zona de rebaixamento. Quando a bola rolar em Pituaçu, à partir das 18h30m (de Brasília), os dois times terão um objetivo comum: encerrar o ciclo de agonia da primeira metade da competição para iniciar o segundo turno de maneira mais tranquila, fora da zona de rebaixamento. Como o Palmeiras perdeu para o Santos por 2 a 1 neste sábado e continuou estacionado nos 16 pontos, quem vencer em Salvador estará fora do temido Z-4 - time baiano (16 pontos) consegue a proeza com um simples empate com os goianos (15).
No primeiro turno, o Tricolor esteve na zona de rebaixamento em 12 rodadas. O adversário goiano, que chegou a ser lanterna, figurou no Z-4 três rodadas a mais. Agora, apesar de estarem colados na tabela de classificação, ambos vivem situação bem diferente na temporada.
O time baiano só conseguiu três vitórias na temporada. Apenas uma delas dentro de casa. No meio desta semana, perdeu por 2 a 0 para o São Paulo e foi eliminado na primeira fase da Copa Sul-Americana. Por outro lado, o Atlético-GO vem uma vitória sobre o Palmeiras e três empates diante de Corinthians, Santos e Atlético-MG, se classificou para a próxima fase da Sul-Americana e sonha com a possibilidade de deixar a zona de rebaixamento.
A boa fase da equipe goiana aumenta a confiança para que vença pela primeira vez fora de casa neste Campeonato Brasileiro, e melhore o retrospecto contra o Tricolor baiano – são apenas duas vitórias em 11 confrontos na história.
O SporTV transmite a partida para para todo o Brasil, menos para Salvador. O Premiere exibe para todo o Brasil, em sistema de pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Bahia: o técnico Caio Júnior deve apresentar algumas novidades no Bahia para o jogo deste domingo. Com um time repleto de desfalques, o treinador adiantou que Caio vai começar a partida como titular no meio de campo. Mas a grande novidade está na lateral esquerda. Jussandro, que estava disputando a Copa BH com o time sub-19, foi chamado e tem grandes chances de ser titular neste domingo. O Bahia deve ir a campo com: Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fahel, Fabinho, Caio e Zé Roberto; Gabriel e Souza.
Atlético-GO: sem tempo para treinar, Jairo Araújo mexe apenas o básico na equipe. Com Wesley e Ricardo Bueno à disposição, o treinador fará apenas uma mudança no time que conquistou a classificação na Copa Sul-Americana na última quinta. Wesley deve entrar na vaga de Felipe. Em relação à última rodada do Brasileirão, o time tem o retorno de Joilson. A equipe está escalada com Márcio; Marcos, Gustavo, Reniê e Eron; Dodó, Marino, Ernandes e Joilson; Wesley e Patric.
Bahia: Kleberson e Elias estão em recondicionamento físico. Ávine realiza fortalecimento muscular. Coelho está machucado. Diones, Hélder e Mancini estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Atlético-GO: Rafael Cruz se recupera de uma cirurgia no púbis e fica por mais um mês e meio de fora. Pego no exame antidoping, Bida está suspenso por um ano pelo STJD. O zagueiro Leonardo trata de lesão no tendão da coxa, enquanto os meias Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesão no joelho.
Bahia: Fabinho, Gabriel, Jones, Kleberson, Marcelo Lomba e Souza.
Atlético-GO: Bida, Dodó, Gustavo, Patric e Paulo Henrique
Marcelo Aparecido de Souza (SP) apita a partida, auxiliado por Thiago Gomes Brigido (CE) e Lúcio da Silva de Mattos (PA). Marcelo Aparecido arbitrou três jogos no Brasileirão, marcou 104 faltas (média de 34,6 por jogo), aplicou 21 amarelos (média de 7 por jogo), dois vermelhos (média de 0,67 por jogo) e um pênalti (média de 0,33 por jogo). O campeonato tem média de 4,8 amarelos, 0,25 vermelho, 36,2 faltas e 0,25 pênalti.
Bahia: o meia Caio vai fazer a primeira partida como titular do Bahia desde que foi contratado. O técnico Caio Júnior vinha preparando o jogador para iniciar um jogo somente quando estivesse em boas condições físicas. A expectativa do treinador é de que o meia seja o cérebro do time e arrisque bastante de fora da área
Atlético-GO: herói do Atlético-GO na classificação da Copa Sul-Americana, o goleiro Márcio vive um grande momento no clube. Ex-Bahia, o jogador, que é baiano, tem sido peça fundamental na reação da equipe goiana com sua liderança em campo, as boas defesas, e a eficiência nas cobranças de pênalti.
Caio Júnior, técnico do Bahia: "Gostei muito dessa formação, agora temos que confirmar no jogo. Temos que ser mais agressivos, chamar o torcedor para o nosso lado para que o torcedor veja que tem a possibilidade maior de ganhar o jogo em casa. Só que existe um adversário, e vai ser um jogo muito difícil".
Jairo Araújo, técnico do Atlético-GO: "Eu já falei em relação à nossa situação. Nossa situação será definida nas últimas rodadas. Temos que chegar com vida nessa situação, e cada jogo será uma decisão. Independente da rodada, temos que fazer cada jogo como uma decisão e não será diferente contra o Bahia. Já buscamos a primeira vitória fora de casa, infelizmente não conseguimos, mas vamos tentar".
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O primeiro confronto entre os dois times, em Campeonato Brasileiro, foi em 1980. O Bahia venceu o duelo por 2 a 1.
* As duas equipes passaram 25 anos sem se enfrentar na Série A do Campeonato Brasileiro.
* O Bahia tem o segundo pior ataque do Brasileiro. Foram 14 gols marcados em 18 partidas disputadas.
* Em 2007 Atlético-GO e Bahia se enfrentaram duas vezes pelo octogonal final da Série C daquele ano. No Serra Dourada o Tricolor levou a melhor e venceu o Dragão por 2 a 1, no dia 28 de outubro. Quem marcou o gol da equipe goiana foi o atual técnico do time goiano, Jairo Araújo, que era zagueiro da equipe rubro-negra. Naquele ano, o Bahia terminaria a Terceirona em segundo e voltaria à Série B. O Atlético-GO ficou em sexto e não passou.
A última vez que Bahia e Atlético-GO estiveram em campo foi na Série A do ano passado. No jogo disputado no Serra Dourada, o Tricolor estava na luta contra o rebaixamento e venceu com um gol de Souza. O duelo teve ainda duas expulsões: Souza, pelo Bahia, e Gilson, pelo Atlético-GO. O time baiano era treinado por Joel Santana, enquanto os goianos tinham Hélio dos Anjos no comando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário