terça-feira, 21 de agosto de 2012

Reniê e Gustavo celebram evolução da defesa, mas repartem méritos

Quando estiver com a bola, marcar como nunca. Quando estiver com a bola, jogar como nunca. Esse lema tem sido recorrente nos últimos anos no futebol mundial. A marcação se tornou em uma peça chave nos esquemas táticos das equipes. No Atlético-GO não é diferente. O técnico Jairo Araújo nunca escondeu que sua prioridade é que sua equipe marque bem. E assim tem tido sucesso.

Nas últimas cinco partidas, o Atlético-GO teve três empates – Corinthians, Santos e Atlético-MG –, uma derrota – Botafogo – e uma vitória – Palmeiras. Resultados bons considerando as atuações da equipe, e o péssimo início de campeonato do time. Como consequência – ou causa – do bom momento do time, está a evolução defensiva. Nas últimas cinco rodadas, o time sofreu sete gols, uma média de 1,4 por partida. Antes, a equipe havia sofrido 25 tentos em 13 jogos, quase dois por jogo.

Gustavo e Reniê, zagueiros do Atlético-GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Gustavo e Reniê formaram a dupla titular da zaga do Atlético-GO nas últimas cinco rodadas do Brasileirão (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Nas últimas cinco rodadas, um trio defensivo tem diminuído os pesadelos dos torcedores que sofriam com o setor, que ainda tem o segundo pior desempenho do campeonato. A dupla de zaga Reniê e Gustavo está atuando junta desde a 14ª rodada – Reniê desde a décima – e tem agradado. Para Gustavo, a melhora defensiva da equipe se deu com uma mudança de comportamento de toda a equipe.

- Antes todo mundo tinha essa consciência de que estávamos jogando muito aberto, dando muito espaço para os adversários, nossas roubadas de bola eram pouquíssimas, e agora está bem. Essa marcação está ajudando muito no sistema defensivo, o índice de erros está diminuindo, a gente vê isso no scout dos jogos mesmo, que a comissão técnica mostra pra gente. A cada jogo estamos crescendo e isso dá tranquilidade – comentou.

Contra o Palmeiras, dos 12 desarmes que o Atlético-GO teve, sete foram de Gustavo, e três foram de Reniê. Os dois zagueiros desbancaram Gilson e Paulo Henrique, jogadores que estão há muito tempo no Dragão, e Gabriel. Apesar do respeito com os companheiros, a atual dupla defensiva do Dragão espera seguir o mesmo ritmo entre os titulares.

A gente que está na defesa fica feliz por estar se encaixando, mas acho que o conjunto está bem"

Reniê, zagueiro do Atlético-GO

- A gente vem trabalhando. Cheguei há pouco tempo, mas estamos trabalhando com objetivo de estar sempre jogando, de estar mostrando sempre trabalho. A oportunidade nos foi dada, e graças a Deus estamos conseguindo responder a altura. O professor tem passado tranquilidade para a gente e esperamos continuar correspondendo – analisou Reniê.

‘Todos marcam’

Ao mesmo tempo em que Reniê e Gustavo comemoram o bom momento juntos, eles ressaltam que a evolução da defesa rubro-negra é um resultado da mudança de postura de toda a equipe.

- A equipe no geral está em uma crescente. A gente que está na defesa fica feliz por estar se encaixando, por estar tudo bem, mas acho que é o conjunto. O nosso time está na crescente e acho que o conjunto está dando certo e consequentemente a defesa está juntinha e está se sobressaindo também. Então estão todos de parabéns, continuar pensando dessa forma jogo a jogo que vamos sair dessa situação – avaliou Reniê.

- Primeiro é a marcação, e aí com a bola no pé todo mundo joga. Isso vem acontecendo, a cada jogo a gente vem crescendo, isso fica bem claro. No jogo que a gente mais marcou foi contra o Palmeiras, e conseguimos fazer dois gols e tivemos 52% de posse de bola jogando contra uma equipe que também marca muito forte. Com a bola nos pés a gente está tendo chances – completou Gustavo.

A observação de Gustavo é válida. Contra o Palmeiras, o Atlético-GO voltou a ter mais posse de bola que o adversário após quatro rodadas. Antes da 14ª rodada, o Dragão havia tido maior posse em dez jogos. O próximo compromisso pelo Brasileirão é contra o Bahia, no domingo, em Pituaçu. Antes, a equipe encara o Figueirense, nesta quinta-feira, pela Copa Sul-Americana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário