sábado, 8 de dezembro de 2012

Atlético-GO voltará a mandar jogos no Antônio Accioly em fevereiro

O torcedor do Atlético-GO, que está ansioso para o retorno do clube ao Antônio Accioly, provavelmente poderá ver o Dragão em ação na sua casa em fevereiro do ano que vem. As obras de restauração do estádio, que começaram no último sábado, deverão ficar prontas já com o Campeonato Goiano em andamento – o Estadual começa no dia 20 de janeiro. Foram duas temporadas inteiras sem partidas oficiais do Rubro-Negro no Bairro de Campinas, em Goiânia, onde o clube surgiu em 1937.

FOTOS: veja a galeria de imagens da reforma do estádio Antônio Accioly

A última vez que o Atlético-GO jogou no Accioly foi na última rodada da fase de classificação do Campeonato Goiano de 2010. Já garantido nas semifinais, o Dragão perdeu por 3 a 0 para a Anapolina, com o time reserva. O time voltou à velha casa no dia 8 de julho do mesmo ano, em amistoso que marcou a despedida do meia Lindomar do clube. Homenageado, Lindomar atuou pela Aparecidense, pois disputaria a Divisão de Acesso daquele ano por esta equipe. O Atlético-GO se preparava para a volta do Campeonato Brasileiro, que foi paralisado em decorrência da Copa do Mundo. Agenor fez o único gol da partida a favor do Dragão.

Reforma no Antônio Accioly (Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)Arquibancadas estavam com estrutura condenada (Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)

A partir de então, o Antônio Accioly não recebeu mais jogos da equipe profissional, já que parte de uma das arquibancadas estava com a estrutura condenada, o que colocava em risco os torcedores. Nos últimos dois Estaduais, o time mandou seus jogos no Serra Dourada, estádio que também recebeu as partidas do Campeonato Brasileiro, já que é o único com capacidade para o Nacional. A diretoria rubro-negra admitiu ao longo deste ano que o Antônio Accioly fez falta.

Segundo o diretor de futebol do clube, Adson Batista, a preocupação imediata é restaurar o que for necessário para que o Dragão possa mandar jogos no Campeonato Goiano em Campinas o mais rápido possível. (veja o vídeo)

 - O mais importante é ter nosso torcedor de volta. O clube nasceu naquele local, nosso público está lá também. Por isso queremos voltar para o Antônio Accioly – destaca Adson.

O engenheiro responsável pelas obras no estádio é Clodoaldo Barbo Siqueira Júnior. Atleticano, ele poderá até fazer parte da nova diretoria após as eleições do dia 15 de dezembro. Clodoaldo conta que a partir de fevereiro o Dragão poderá ‘voltar para casa’ e descreve quais mudanças estão sendo feitas.

- Primeiramente estamos reformando as arquibancadas e as cabines de imprensa. Vamos separar o acesso de cronistas e de torcedores, eles não vão entrar mais pelo mesmo portão. A imprensa entrará pelo portão que fica atrás das cabines. Os vestiários do Atlético serão do outro lado das arquibancadas. O gramado também já passa por modificações. Ele foi rebaixado e já está bem tratado, como está sendo feito no Serra Dourada. Vamos terminar esta primeira parte em fevereiro – diz o Engenheiro.

Cerca de 15 homens trabalham na reforma do estádio. Adson Batista afirma que ainda não é possível estimar o valor das obras, uma vez que, após a restauração das arquibancadas, um projeto de reforma mais ampla será feito. Só após isso a diretoria saberá o custo.

- Este engenheiro é um antigo conselheiro do clube e está cobrando preço de custo para fazer esta reforma. Por enquanto ainda não tenho condições de falar qual será o valor total da obra, vamos fazer um projeto depois que as arquibancadas estiverem prontas. O mais importante é que nós possamos voltar para nossa casa – afirma Adson Batista.

Clodoaldo Barbo Siqueira Júnior, engenheiro do Atlético-GO (Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)Clodoaldo Barbo Siqueira Júnior, engenheiro
responsável pela reforma (Foto: Fernando
Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)

Diretoria quer jogos do Brasileirão no Accioly

A reforma no estádio do Atlético-GO será mais ampla. Mesmo quando o time estiver jogando no Antônio Accioly, as obras ainda estarão sendo feitas. A intenção da diretoria é que o clube possa mandar jogos da Série B do Campeonato Brasileiro no local. Até abril o clube deve instalar arquibancadas tubulares fixas em todo espaço disponível, o que ampliaria a capacidade do estádio para cerca de 10 mil expectadores.

- As novas arquibancadas já estão sendo feitas. Nós devemos concluir tudo em abril, para que o Atlético-GO possa mandar jogos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro no Antônio Accioly. Vamos fazer uma arena fechada, com arquibancadas em volta de todo campo. Sem as arquibancadas tubulares móveis, a capacidade é de cerca de 5,5 mil expectadores. Após instalação delas, o Antônio Accioly poderá receber mais de 10 mil torcedores (capacidade mínima exigida pela CBF) – diz o engenheiro Clodoaldo Barbo Siqueira Júnior.

No entanto, ampliar a capacidade do estádio não é garantia de poder mandar jogos da Série B em Campinas. De acordo com o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, o Atlético-GO deverá concluir a primeira parte da reforma e depois apresentar um projeto de ampliação.

- Ainda não é certo que os jogos do Campeonato Brasileiro poderão ser disputados no Antônio Accioly. Pedi ao clube que terminasse esta primeira reforma para poder mandar jogos do Campeonato Goiano lá. Depois, terão de fazer um projeto de ampliação para que a gente possa levar à CBF. Isso não é uma coisa muito simples. Existe uma série de fatores que devem estar dentro das exigências para jogos do Campeonato Brasileiro, como vestiários, banheiros, e acomodação para o público. Quando o projeto estiver pronto, nós vamos encaminhar e aguardar o aval da CBF.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário