quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Queda do profissional faz técnico crer em valorização da base do Dragão

O momento nunca foi tão propício para olhar com atenção para as categorias de base do Atlético-GO. Após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, a diretoria rubro-negra promete reduzir custos e aproveitar mais os jogadores formados dentro do próprio clube. Jogadores como Luciano e Mahatma Gandhi, que fizeram boas partidas na Série A, ajudaram a mostrar que santo de casa também pode fazer milagre no Dragão.

No próximo sábado, o time fará sua estreia no Campeonato Brasileiro Sub-20 contra o Palmeiras, em Porto Alegre. O técnico da equipe, Coutinho, espera que enfim o departamento amador possa ter mais prestígio no Atlético-GO.

- Acho que independente do rebaixamento, já era o momento de investir na base. A diretoria queria fazer uma boa estrutura e conseguiu isso nos últimos seis anos. Agora acho que já é possível dar mais atenção para o time Sub-20. Poderemos contribuir com bons atletas – afirma Coutinho.

Coutinho, técnico das categorias de base do Atlético-GO (Foto: Sebastião Nogueira / O Popular)Coutinho espera mais compometimento com a base do Dragão (Foto: Sebastião Nogueira / O Popular)

O Dragão está no Grupo D da competição, ao lado de Palmeiras, Flamengo, Coritiba e América-MG. Luciano e Mahatma Gandhi, que fizeram parte do elenco profissional nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, estarão na disputa, fato que aumenta as esperanças do treinador. Nos dois últimos, anos o Dragão participou do Brasileirão Sub-20 e foi eliminado na primeira fase, porém, teve chances de classificação nas duas oportunidades. Para o técnico Coutinho, o Rubro-Negro precisa jogar acreditando no título.

- Meu objetivo é sempre vencer, tem gente que fala que eu sou louco. Mas sinceramente, a diferença entre os times não é muito grande, são detalhes. Já estivemos com a classificação na mão, principalmente em 2010, quando vencíamos o Palmeiras por 2 a 0, mas perdemos por 5 a 3. Acho que poderemos ir longe desta vez, este é o objetivo.

Mahatma Gandhi, volante do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atlético-GO)Mahatma Gandhi disputará o Brasileiro Sub-20 (Foto: Divulgação/Atlético-GO)

O Palmeiras será mais uma vez adversário do Dragão, assim como foi na Copa do Brasil Sub-20, quando venceu no estádio Antônio Accioly por 3 a 1, no dia 16 de outubro, eliminando o time goiano já na partida de ida. Contudo, jogadores como Luciano e Mahatma, que estavam no elenco principal, não disputaram aquele jogo.

Coutinho afirma que a presença dos dois servirá para reforçar o conjunto. O Objetivo é formar novas joias. No fim do ano passado, Coutinho apontou Luciano como uma das possíveis surpresas do Atlético-GO em 2012 e foi feliz em sua previsão, já que o garoto subiu para o time profissional e até marcou gol contra o Internacional, no Serra Dourada. Desta vez o comandante faz outras apostas.

- Vamos com um time forte e reforçado. Acho que desta vez o Irlan (19 anos), que pode jogar como volante ou meia, e também o Derick (19 anos), que é meia-atacante, podem se destacar. O Derick tem uma força muito grande e poderá ser bastante útil.

Desde o ressurgimento do Atlético-GO, em 2006, a diretoria rubro-negra deu prioridade ao time profissional e também à construção de uma boa estrutura, já que o clube precisava de resultados imediatos. Com o rebaixamento para a Série B e com a indefinição do orçamento do time para 2013, que ainda não está definido, uma grande reformulação será feita. Jogadores como o goleiro Márcio podem ser negociados, devido ao alto salário.

O corte de gastos aumenta o foco em torno do departamento amador. Mas apesar do bom calendário para a equipe Sub-20 neste ano, a participação do Campeonato Brasileiro da categoria em 2013 está quase descartada. O torneio é formado pelos 20 clubes da Série A profissional, exceto o São Paulo, que abre mão da disputa. A organização do evento sempre convida um participante, que neste ano será o América-MG, atual campeão. Como foi rebaixado, o Dragão só estará na competição na próxima temporada se for convidado.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário