Dragão se despede de 2013. Elenco passará por
reformulaçãp (Foto: Cristiano Borges/O Popular)
‘Não tenham dúvida que vão sair até mais de 20 jogadores’. A frase é do diretor de futebol do Atlético-GO, Adson Batista, proferida no dia 29 de outubro, data em que comunicou também a saída do ex-técnico Artur Neto, que não conseguiu fazer com que o Dragão engrenasse na reta final do Campeonato Brasileiro e evitasse o rebaixamento. Naquela data, a queda para a segunda divisão ainda não havia sido confirmada matematicamente, mas era apenas questão de tempo.
Segundo Adson, o elenco passaria por uma grande reformulação, o que só não ocorreu em grande escala já naquele momento porque o Rubro-Negro tinha um elenco reduzido e precisava de jogadores para representar o time até o fim da Série A. Pois o dia da despedida enfim chegou. Neste domingo, o jogo contra o Bahia, no Serra Dourada, marcará não só a despedida do clube goiano da primeira divisão, como também a despedida de um elenco que não deu certo em um ano marcado por diversos problemas. Mesmo com a reação nas últimas rodadas, quando o Dragão somou sete pontos em três jogos, Adson Batista garante que a grande reformulação irá ocorrer.
- Eu não mudo de ideia. Garanto que vai sair muita gente. A gente vê uma base que ficou e que tem se mostrado comprometida nesses últimos jogos, mas era preciso mais do que isso para ter escapado do rebaixamento. Tiramos muitas lições, é um ano para se esquecer, mas a reformulação vai ocorrer. Não avançamos ainda porque nosso elenco é curto. Se eu liberasse todo mundo que era necessário, nós não teríamos nem time para entrar em campo nesses últimos jogos – diz Adson Batista.
Eu não mudo de ideia. Garanto que vai sair muita gente"
Adson Batista
A começar então pela equipe que entrará em campo contra o Bahia. Dos 11 titulares, cinco não terão mais contrato para o ano que vem. Entre Marcos, Gustavo, Leonardo, Rayllan e Patric, quem mais está encaminhado para permanecer no Dragão é Leonardo, que está vinculado ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas já tem um acordo verbal com a diretoria rubro-negra. Emprestados por outros clubes, Gustavo e Rayllan ainda tentam a permanência.
A espinha dorsal do Atlético-GO para a disputa da temporada de 2013 poderá estar no meio-campo. Ao todo, 20 jogadores têm contrato com o clube para o ano que vem, sendo seis volantes. Pituca, Dodó, Marino, Ernandes e Mahatma Gandhi seguem no time, a não ser que sejam negociados. O outro jogador para o meio-campo é um velho conhecido da torcida rubro-negra, que pode, inclusive, atuar mais adiantado. Após dois anos de insucesso em quatro clubes diferentes - Atlético-PR, Sport, Vitória e Ceará -, Robston, que tem contrato com o Dragão até o fim de 2013, pode voltar.
- Vamos conversar com ele em um momento oportuno. Teremos de avaliar esta questão, se vai valer ou não contar com ele. Mas o jogador sabe que neste momento o clube tem outras questões mais importantes para resolver, como a saída de alguns jogadores, e principalmente, as eleições do clube, que ainda não estão definidas. O Robston está ciente disso – afirma Adson Batista.
Robston pode voltar ao Atlético-GO (Foto: Ag. Estado)
Além de Robston, outro atleta que tem contrato com o Atlético-GO, este até o fim de 2015, e está emprestado é o atacante Juninho. Após ter tido poucas chances no Atlético-MG, o jogador já teve seu retorno confirmado pelo diretor de futebol rubro-negro e poderá ter papel importante no ano que vem. Além de Juninho, o clube tem apenas dois atacantes com contrato para o ano que vem. São eles os pratas da casa Diogo Campos e Watthimem.
O setor ofensivo, aliás, foi um dos grandes problemas do Dragão em 2012. No Campeonato Brasileiro, o time tem o segundo pior ataque, com 37 gols marcados. O goleiro Márcio é um dos artilheiros rubro-negros na Série A com quatro gols, ao lado de Patric. O próprio Patric, além de Reis, Wesley e Ricardo Bueno – que se despediu do clube no início da semana – não têm contrato para o ano que vem e dificilmente ficarão.
| Jogadores com contrato para 2013 | Jogadores sem contrato para 2013 |
| Goleiros: Márcio, Roberto, Weverton e David | Goleiros: nenhum |
| Zagueiros: Diego Giaretta, Gilson e Paulo Henrique | Zagueiros: Gustavo, Reniê e Leonardo |
| Lateral: Bruninho | Laterais: Adriano, Eron, Marcos e Rafael Cruz |
| Volantes: Pituca, Mahatma Gandhi, Ernandes, Marino, Dodó e Robston | Volante: Carlos |
| Meias: Felipe Brisola, Felipe Arebálo, Luciano e Bida | Meias: Joilson e Rayllan |
| Atacantes: Diogo Campos, Watthimem e Juninho | Atacantes: Reis, Felipe, Patric, Ricardo Bueno e Wesley |
Quem também pode estar de saída é Felipe. O atacante de 34 anos foi contratado no início do ano passado como uma das grandes esperanças de sucesso. Embora tenha boa média de gols, Felipe sofreu com leões nestas duas temporadas e pode se despedir do Atlético-GO.
- Nós ainda vamos discutir a situação do Felipe. Não dá para precisar muita coisa, temos de esperar o fim do Campeonato Brasileiro – diz Adson Batista.
A reformulação no elenco rubro-negro começou em novembro, com as dispensas de Danilinho, Alexandre Oliveira, Diogo França e Gabriel. O primeiro ‘limpa’ ocorreu já no mês de julho, o que ilustra as dificuldades do Atlético-GO durante o ano. Elias, William, Paulinho e Fernando Bob foram dispensados no início do Brasileirão. Dos jogadores que têm o contrato se encerrando no fim da temporada, Joilson e Ricardo Bueno já fizeram seus respectivos acertos e foram liberados.
Além deles, os zagueiros Gustavo, Reniê e Leonardo, os laterais Adriano, Eron, Marcos e Rafael Cruz, o volante Carlos, e os atacantes Reis, Felipe, Patric e Wesley não terão mais vínculo com o Dragão após o fim do Campeonato Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário