Quando pisarem no gramado do Serra Dourada na noite desta quarta-feira, os jogadores do Atlético-GO estarão fazendo história. Pela primeira vez o clube goiano participa de uma competição internacional. O oponente será o Figueirense, às 19h30m, em partida válida pela primeira fase da Copa Sul-Americana.
Em 75 anos de história, o Dragão possui várias conquistas, como 12 títulos goianos e dois da Série C do Campeonato Brasileiro. Embora a atual campanha na Série A não seja boa, a participação na Sul-Americana é fruto de grande evolução nos últimos anos. Depois de sair da segunda divisão do Campeonato Goiano em 2005, o time conseguiu rápida ascensão. Após dois tropeços na terceira divisão nacional, o Atlético-GO subiu da Série C para a Série A em dois anos.
Jairo Araújo comanda o Dragão em sua estreia na Sul-Americana (Foto: Divulgação/Atlético-GO)
Neste período, o clube rubro-negro conquistou três campeonatos goianos e se tornou o único representante do estado na elite do futebol brasileiro após o rebaixamento do Goiás em 2010. A primeira participação na Série A foi sofrida, e a fuga do rebaixamento só ocorreu na última rodada, após empate por 0 a 0 contra o Vitória, em Salvador.
No ano passado, o time fez campanha sólida e ficou em 13º, com 48 pontos, classificação que rendeu vaga inédita na Sul-Americana. Se passar pelo Figueirense, o Dragão enfrentará na fase internacional um destes quatro times: Blooming (BOL), Universidad Católica (CHI), Deportes Tolima (COL), ou Deportivo Lara (VEN).
Goianos em competições internacionais
Os dois principais rivais do Atlético-GO, Goiás e Vila Nova, também já disputaram competições sul-americanas. O Tigre teve discreta participação na Copa Conmebol de 1999. Após perder para o CSA por 2 a 0 fora de casa e vencer pelo mesmo placar no jogo da volta, o Tigre perdeu nos pênaltis e deu adeus ao torneio na primeira fase. A equipe alagoana seria vice-campeão do torneio.
Já o Goiás construiu rica história na última década. A primeira participação na Copa Sul-Americana ocorreu em 2004, quando o time esmeraldino bateu o Atlético-MG na primeira fase, mas foi eliminado pelo Cruzeiro no estágio seguinte. Em 2005, a equipe não passou na primeira fase, ao ser derrotado pelo Corinthians.
Em 2006, em sua primeira e única participação na Taça Libertadores, o Goiás terminou a primeira fase na liderança de seu grupo, e caiu para o Estudiantes, nas oitavas de final. O clube ainda voltou à Sul-Americana em outras duas oportunidades antes de conseguir seu grande feito. Em 2010, após passar por Grêmio, Peñarol, Avaí e Palmeiras, o time goiano foi à decisão contra o Independiente-ARG, perdeu nos pênaltis e se sagrou vice-campeão.
Derrotado nos pênaltis, Goiás foi vice-campeão da Sul-Americana em 2010 (Foto: Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário