quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Zagueiro Leonardo sente desconforto e vira dúvida para jogo contra o Crac

Leonardo, zagueiro do Atlético-GO (Foto: Daniel Mundim)Leonardo sente desconforto muscular e vira dúvida
para domingo (Foto: Daniel Mundim)

O técnico Waldemar Lemos poderá ter um problema para escalar o time que enfrenta o Crac, no próximo domingo. O treinador pretende fazer sete mudanças no Atlético-GO, sendo duas na zaga, pois Diego Giaretta e Artur estão suspensos. A princípio um dos escolhidos para a defesa seria Leonardo Moura, que só foi regularizado no dia 13 de fevereiro após demora no envio da documentação por parte do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, seu ex-clube. Contudo, Leonardo sentiu desconforto muscular nesta quinta-feira e virou dúvida para a partida contra o Leão do Sul.

O problema na coxa direita ocorreu enquanto o zagueiro praticava finalizações. O jogador será avaliado nesta sexta-feira pelos médicos rubro-negros e ainda não sabe se poderá defender o Atlético-GO domingo. Waldemar Lemos tem poucas opções para o setor. Caso Leonardo seja vetado, a opção será Paulo Henrique ou então improvisar algum atleta na defesa, a não ser que Ednei, ex-CRB, seja regularizado.

Embora seja, até que o exame prove o contrário, apenas um desconforto muscular, a preocupação é maior quando de trata de Leonardo Moura. No ano passado o jogador ficou oito meses fora dos gramados por causa de lesão no tendão da coxa direita. O problema se agravou porque inicialmente o departamento médico do Dragão diagnosticou apenas as lesões musculares, decorrentes do problema no tendão, mas não descobriu a origem do problema.

O Atlético-GO é apenas o oitavo colocado no Campeonato Goiano, com oito pontos. Já o Crac, adversário de domingo, é o lanterna, com quatro pontos conquistados. Na última quarta-feira o time foi escalado em treinamento coletivo com várias mudanças com relação ao duelo contra o Grêmio Anápolis. Waldemar posicionou a equipe com Márcio; Jonh Lennon, Gilson, Leonardo Moura e Leonardo; Dodó, Ernandes e Robston; Juninho, Pipico e Ricardo Jesus.



Ex-dirigente do Atlético-GO ganha habeas corpus e deixa a prisão

O empresário e ex-dirigente do Atlético Clube Goianiense, Maurício Sampaio, suspeito de ser o mandante da morte do cronista esportivo, Valério Luiz, em julho do ano passado, deixou Núcleo de Custódia do Complexo Penitenciário, em Aparecida de Goiânia, na tarde desta quinta-feira (28). Ele ficou detido na lá por 25 dias.

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) votou nesta tarde o pedido de habeas corpus feito pelos advogados do empresário. Dos quatro desembargadores, dois votaram contra e dois a favor da soltura. Nestes casos, é adotado o acordo favorável ao réu e, por isso, ele vai aguardar o julgamento em liberdade.

Os desembargadores que votaram a favor da libertação de Maurício Sampaio alegaram que ele não compromete o andamento das investigações.

Maurício Sampaio nega envolvimento com o crime. Ele foi preso depois que o açougueiro Marcus Vinícius, detido suspeito de participar do crime, forneceu informações importantes que apontavam Maurício como o principal mandante do assassinato.

Maurício Sampaio foi preso no dia 2 de fevereiro no apartamento onde mora, no Setor Oeste, em Goiânia. Após dois dias detido na carceragem da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), ele foi transferido para o Núcleo de Custódia de Aparecida. No dia 20 de fevereiro, o desembargador José Paganucci Júnior, do Tribunal de Justiça de Goiás, negou um habeas corpus ao empresário.

Envolvidos

No dia 1º de fevereiro, três suspeitos de envolvimento com o crime foram presos. O comerciante Urbano de Carvalho Malta, o sargento Djalma da Silva, e o açougueiro Marcus Vinícius. Marcus Vinícius chegou a confessar que atirou no cronista, mas, cinco dias depois, mudou sua versão e apontou o cabo Ademá Figueiredo como autor dos disparos.

Ademá já estava detido por participar de uma chacina em novembro de 2011, no Jardim Olímpico, em Aparecida de Goiânia. Na ocasião, seis pessoas foram assassinadas, dentre elas a menina Izadora, de 4 anos.

Indiciados

A Polícia Civil indiciou cinco pessoas pela morte de Valério Luiz, entre elas Maurício Sampaio. No inquérito, ainda foram citados Urbano de Carvalho Malta como agenciador. Consta no documento que ele contratou o cabo Ademá Figueiredo para matar o cronista. Marcus Vinícius participou do planejamento da crime e Djalma da Silva foi indiciado por atrapalhar as investigações da polícia, de acordo com o inquérito.

Foram quase oito meses de investigação. O inquérito policial foi entregue ao Poder Judiciário pelos delegados Adriana Ribeiro e Murilo Polati, da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios, na terça-feira (26). O documento possui mais de 500 páginas e mais um volume com provas técnicas contra os suspeitos

Valério Luiz foi morto a tiros nesta quinta (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Valério Luiz foi morto a tiros, em julho do ano
passado (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Consta no inquérito que foram ouvidas 12 testemunhas oculares do crime, entre radialistas, funcionários da rádio onde Valério Luiz trabalhava, funcionários de escritórios e de escolas próximas, além de servidores de órgãos públicos. Elas contaram que o executor agiu sozinho na cena do crime.

Outra constatação apontada no documento é de que Urbano ficou na cena do crime por cerca de 40 minutos. Ele morava de favor em uma casa de Maurício Sampaio, que está localizada em frente à rádio onde Valério Luiz foi assassinado, a Rádio Jornal 820-AM, no Setor Serrinha, na capital. Foi a partir dos depoimentos de amigos e de familiares da vítima que a polícia começou a investigar os dirigentes do Atlético-GO.

Crime

O radialista Valério Luiz, de 49 anos, filho do também comentarista esportivo Manoel de Oliveira, conhecido como Mané de Oliveira, foi assassinado na tarde do dia 5 de julho do ano passado, quando saía da Rádio Jornal 820-AM, no Setor Serrinha, em Goiânia. Segundo as investigações, uma moto se aproximou e disparou vários tiros contra a vítima.

Valério fazia o estilo polêmico em seus comentários.  Desde o início das investigações, a principal linha de investigação apura a relação do crime com as críticas que a vítima fazia ao Atlético-GO.

Muitas das críticas foram direcionadas a Sampaio. Por causa delas, em meados de junho a direção do time encaminhou uma carta para a rádio 820 AM e a PUC TV, emissoras onde ele trabalhava, proibindo a entrada das equipes dos dois veículos de comunicação nas dependências do clube rubro-negro.



Julgado, Bida poderá atuar em julho, mas caso será analisado pela Fifa

Fora dos gramados desde o dia 22 de julho do ano passado, quando atuou na derrota de 4 a 1 para o Internacional, em Porto Alegre, o meia Bida já sabe quando poderá voltar aos gramados. Em tese, o jogador do Atlético-GO, que foi suspenso por doping no dia 26 de julho do ano passado, poderá atuar em 27 de julho deste ano, já que a pena foi reduzida para um ano de suspensão em julgamento realizado nesta quinta-feira, no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Mas a novela ainda não acabou. O processo será encaminhado à Fifa, que analisará novamente o caso, podendo até aplicar nova suspensão a Bida – o novo julgamento ainda não tem data prevista. O procedimento é normal e ocorre em quase todos os casos de doping, como foi com o nadador César Cielo às vésperas do Mundial de Natação em 2011. Caso a Fifa entenda que a punição aplicada no Brasil tenha sido branda, Bida será julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e poderá pegar novo gancho.

Bida, meia do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atlético-GO)Caso de Bida será analisado pe (Foto: Divulgação/Atlético-GO)

Bida foi flagrado no exame antidoping por uso de diurético 'hydrochlorothiazide (HCT)’, proibido pela Comissão Mundial Antidoping. O jogador foi pego em duas partidas seguidas. A primeira delas foi no jogo contra o Fluminense, no dia 24 de junho do ano passado, e a segunda foi em 1º de julho, contra o Flamengo. No primeiro processo, referente à partida contra o Fluminense, Bida foi absolvido. O segundo processo foi finalizado nesta quinta-feira.

Teoricamente Bida poderia retornar aos gramados no dia 28 de setembro, data em que o processo referente ao jogo contra o Fluminense foi extinto, em julgamento realizado em Goiânia. Neste dia o atleta passou a cumprir suspensão preventiva referente à partida contra o Flamengo. No entanto, a defesa do jogador, representada por Osvaldo Sestário, pediu para que os auditores considerassem também a primeira suspensão, que entrou em vigor no dia 26 de julho.

- Entendemos que o atleta já tinha sido punido. Ele foi sorteado para o exame antidoping em duas partidas seguidas, mas o erro foi cometido uma vez apenas. Os auditores acataram. Agora o processo será encaminhado à Fifa. Vamos tentar provar que Bida já foi condenado e devidamente punido no Brasil. Se a Fifa concordar, o caso será extinto definitivamente. Caso contrário, haverá novo julgamento, e o atleta poderá ser suspenso de novo – afirmou Osvaldo Sestário, por telefone.

Bida foi condenado a dois anos de suspensão pelo doping na partida contra o Flamengo. O recurso seria julgado no dia 29 de novembro de 2012, mas foi adiado a pedido da defesa. O imbróglio ocorreu devido ao baixo número de auditores que participariam do novo julgamento no Pleno do STJD, que ocorreu nesta quinta.

Sestário novamente pediu a absolvição do atleta, mas o auditor relator do processo, Paulo César Salomão, votou pela redução da suspensão de dois anos para um, conforme o artigo 10.5.2 do Código Mundial Antidoping, por não haver a existência de culpa por parte do atleta. Os relatores acompanharam o voto do auditor, e o veredicto foi dado.



No Pleno do STJD, Bida tem pena reduzida para um ano de suspensão

Bida, no julgamento do STJD (Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)Bida não atua desde o dia 22 de julho de 2012
(Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)

A espera por um desfecho no caso de doping em relação ao meia Bida, do Atlético-GO chegou ao fim. Mas a espera pelo retorno aos gramados do atleta continuará. Em julgamento no Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no início da tarde desta quinta-feira, o meia teve sua pena reduzida de dois para um ano de suspensão.

Bida foi flagrado no exame antidoping por uso de diurético 'hydrochlorothiazide (HCT)’, proibido pela Comissão Mundial Antidoping. O jogador foi pego em duas partidas seguidas. A primeira delas foi no jogo contra o Fluminense, no dia 24 de junho do ano passado, e a segunda foi em 1º de julho, contra o Flamengo. No primeiro processo, referente à partida contra o Fluminense, Bida foi absolvido. O segundo processo foi finalizado nesta quinta-feira.

No primeiro julgamento, o meia havia sido apenado com dois anos de suspensão. O recurso seria julgado no dia 29 de novembro de 2012, mas foi adiado a pedido da defesa. O imbróglio ocorreu devido ao baixo número de auditores que participariam do novo julgamento no Pleno do STJD, que ocorreu nesta quinta.

A defesa do jogador, representada pelo advogado Osvaldo Sestário, novamente pediu a absolvição do atleta, mas, o auditor relator do processo, Paulo César Salomão, votou pela redução da suspensão de dois anos para um, conforme o artigo 10.5.2 do Código Mundial Antidoping, por não haver a existência de culpa por parte do atleta. Os relatores acompanharam o voto do auditor, e o veredicto foi dado.

Bida não atua desde o dia 22 de julho de 2012, quando o Atlético-GO perdeu por 4 a 1 para o Internacional pelo Brasileirão do ano passado. A atual suspensão dele foi iniciada no dia 28 de setembro, quando foi suspenso preventivamente pelo processo referente ao jogo contra o Flamengo. Antes de ser julgado, o jogador comentou sobre o caso.

- Estou treinando normalmente. Meu contrato com o Atlético vai até o fim de 2014 e só depois do resultado do julgamento é que haverá uma conversa para saber como ficará minha situação no clube - disse o meia, ao site Justiça Desportiva.



Resultados de quarta na Libertadores, Copa do Brasil e em 14 estaduais

28/02/2013 00h10 - Atualizado em 28/02/2013 00h18

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (fase de grupos - 2ª e 3ª rodadas)
Barcelona-EQU 1 x 2 Boca Juniors CRÔNICA
Corinthians 2 x 0 Millonarios-COL CRÔNICA
Huachipato-CHI 1 x 2 Fluminense CRÔNICA
Deportes Iquique-CHI 2 x 0 Emelec-EQU CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
COPA DO BRASIL 2013 (fase preliminar - jogo de ida)
Atlético Acreano 1 x 1 Desportiva Ferroviária CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (primeira fase - 11ª rodada)
Monte Azul 1 x 1 Santacruzense CRÔNICA
Grêmio Osasco 2 x 3 Santo André CRÔNICA
Audax São Paulo 2 x 1 Juventus-SP CRÔNICA
Capivariano 1 x 0 São Carlos-SP CRÔNICA
RB Brasil 1 x 0 Portuguesa CRÔNICA
Velo Clube 1 x 0 Noroeste CRÔNICA
Ferroviária 4 x 0 Rio Branco-SP CRÔNICA
Catanduvense 0 x 0 Rio Claro CRÔNICA
Guaratinguetá 3 x 1 Grêmio Barueri CRÔNICA
São José-SP 0 x 0 Comercial-SP CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (primeira fase - 8ª rodada)
Rio Preto 1 x 0 Itapirense CRÔNICA
Palmeiras B 1 x 3 Joseense CRÔNICA
Taubaté 2 x 0 América-SP CRÔNICA
Sertãozinho 1 x 0 União São João CRÔNICA
Inter de Limeira 1 x 0 Votuporanguense CRÔNICA
São Bento 1 x 0 Batatais CRÔNICA
Marília 2 x 0 Flamengo-SP CRÔNICA
Francana 1 x 0 Guaçuano CRÔNICA
Barretos 1 x 0 Grêmio Novorizontino CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Democrata SL 2 x 0 URT CRÔNICA
Patrocinense 1 x 0 Uberlândia CRÔNICA
Mamoré 1 x 1 Uberaba  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO BAIANO 2013 (primeira fase - 7ª rodada)
Fluminense-BA 0 x 1 Juazeirense CRÔNICA
Vitória da Conquista 3 x 0 Jacuipense CRÔNICA
Atlético-BA 2 x 1 Botafogo-BA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (segundo turno - 2ª rodada)
Sport 3 x 2 Serra Talhada CRÔNICA
Chã Grande 1 x 1 Ypiranga-PE CRÔNICA
Porto 2 x 1 Salgueiro CRÔNICA
Petrolina 2 x 1 Central CRÔNICA
Pesqueira 3 x 2 Náutico CRÔNICA
Belo Jardim 1 x 2 Santa Cruz CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (primeira fase - 12ª e 17ª rodadas)
Tiradentes 3 x 0 Crato CRÔNICA
Ferroviário 7 x 2 São Benedito CRÔNICA
Guarany de Sobral 1 x 0 Guarani de Juazeiro CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO POTIGUAR 2013 (primeira fase - 14ª rodada)
Palmeira-RN 2 x 1 Baraúnas CRÔNICA
Potiguar de Mossoró 1 x 1 Alecrim CRÔNICA
Assu 2 x 1 Potyguar CN CRÔNICA
Santa Cruz-RN 3 x 1 Corintians-RN CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
OBS.: O Santa Cruz-RN está classificado para Copa do Brasil. Já o Potyguar CN está rebaixado.
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (primeira fase - 13ª rodada)
CSE 1 x 1 Sport Atalaia CRÔNICA
CSA 1 x 2 Comercial-AL CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (segunda fase - 3ª rodada)
Sergipe 3 x 0 América-SE CRÔNICA
Estanciano 0 x 1 Lagarto  
Itabaiana 2 x 2 Confiança CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato sul-mato-grossense 2013 (primeira fase - 9ª rodada)
Maracaju 1 x 3 CENE CRÔNICA
Aquidauanense 3 x 0 Misto CRÔNICA
Itaporã 6 x 0 Corumbaense CRÔNICA
Comercial-MS 5 x 1 Serc CRÔNICA
Sete de Dourados 2 x 0 Urso CRÔNICA
Naviraiense 0 x 1 Ivinhema CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba 2013 (primeira fase - 6ª rodada)
Vitória 1 x 1 Real Noroeste CRÔNICA
Rio Branco-ES 2 x 0 Linhares CRÔNICA
Estrela do Norte 2 x 1 Espírito Santo CRÔNICA
Conilon 4 x 0 São Mateus CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba série b 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Vilavelhense 0 x 1 Tupy-ES CRÔNICA
GEL 2 x 3 Colatina CRÔNICA
Castelo 2 x 1 Esse CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato amazonense 2013 (taça estado do amazonas - 3ª rodada)
Sul América 2 x 2 São Raimundo  
Rio Negro 1 x 0 Princesa do Solimões CRÔNICA
Penarol 7 x 1 Tarumã  
Holanda 1 x 3 Iranduba  
VEJA A TABELA COMPLET
CAMPEONATO PIAUIENSE 2013 (PRIMEIRA FASE - 3ª RODADA)
Cori-Sabbá 2 x 2 Piauí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato CATARINENSE 2013 (PRIMEIRO TURNO - 5ª RODADA)
Guarani de Palhoça 3 x 3 Avaí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Radical: Waldemar Lemos faz sete mudanças e testa Dragão no 4-3-3

Robston, meia do Atlético-GO (Foto: Benedito Braga/O Popular)Robston conversa com Gilson: veteranos voltam ao
time titular (Foto: Benedito Braga/O Popular)

Dentre mudanças obrigatórias, já previstas e por opção de Waldemar Lemos, o Atlético-GO deve ter ao menos sete alterações em sua equipe para a próxima rodada do Goianão 2013, quando enfrentará o lanterna Crac. Em treino coletivo na tarde desta quarta-feira, o técnico rubro-negro posicionou a equipe titular e manteve apenas quatro jogadores em relação ao time que empatou por 1 a 1 com o Grêmio Anápolis no último domingo.

As modificações começaram pela defesa. Jonh Lennon, que cumpriu suspensão na última rodada, volta ao time na vaga de Paulo Henrique Martins. A dupla de zaga foi toda alterada. Artur e Diego Giaretta, suspensos com três cartões amarelos, serão substituídos por Gilson e Leonardo Moura.

Gilson retorna ao time após seis jogos. Ele foi titular nas duas primeiras rodadas, mas foi sacado pelo até então técnico do Dragão, Jairo Araújo, na terceira partida do Goianão, contra o Goiás. Leonardo Moura deve fazer sua estreia na temporada. O defensor renovou seu vínculo com o Atlético-GO para ser o grande nome da defesa rubro-negra, mas esperou um longo tempo até ser regularizado.

No meio-campo, Ernandes, que também volta após cumprir suspensão, ocupa a vaga do jovem Bruninho. Poupado contra o Grêmio Anápolis devido a dores musculares, Robston retorna no lugar do meia Caio. O ataque sofrerá grandes modificações. Ricardo Jesus terá a companhia de dois jogadores na frente: Pipico e Juninho.

Madson e Wiliam Barbio foram para a reserva. O time escalado por Waldemar Lemos foi o seguinte: Márcio; Jonh Lennon, Gilson, Leonardo Moura e Leonardo; Dodó, Ernandes e Robston; Juninho, Pipico e Ricardo Jesus.

O Atlético-GO é o oitavo colocado do Goianão, com oito pontos conquistados. O Dragão encara o Crac neste domingo, às 16h, no estádio Serra Dourada. O Leão do Sul é o último colocado, com apenas quatro pontos.



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Com pior ataque do Estadual, Dragão procura recursos para melhorar setor

Dentre os inúmeros fatores que contribuíram para o desastroso ano de 2012 no Atlético-GO está o péssimo rendimento do ataque. O artilheiro do Brasileirão do ano passado foi o goleiro Márcio, com quatro gols. O atacante Patric, que foi para o futebol japonês, também marcou quatro tentos. Apesar da intensa reformulação no elenco atleticano, o problema parece persistir em incomodar o Dragão.

O Rubro-Negro tem apenas cinco gols no Goianão 2013 que o deixam com o pior ataque da competição, ao lado do lanterna Crac. Na última rodada, os rivais Goiás e Vila Nova conseguiram marcar, em apenas um jogo, o número total de gols que o Atlético-GO fez em todo o campeonato – o Verde goleou o Rio Verde por 7 a 0, e o Vila fez 5 a 2 no Itumbiara.

Os números estão bem distantes dos obtidos pelo time nas últimas três edições do Goianão, quando o Estadual passou a ter o atual formato. Em 2010, o Dragão tinha 20 gols após oito rodadas. Em 2011, a equipe havia marcado 19 tentos nos oito primeiros jogos, e no ano passado tinha 20 gols na oitava rodada. Autor de dois, dos três tentos feitos pelo Dragão, Wiliam Barbio acredita que esteja faltando tranquilidade na hora de finalizar.

Wiliam Barbio comemora gol contra o Goiás (Foto: Renato Conde/O Popular)Wiliam Barbio comemora gol contra o Goiás: cena rara no Goianão 2013 (Foto: Renato Conde/O Popular)

- Vamos trabalhar a semana todo até o dia do jogo, e se Deus quiser vamos sair com vitória, e o ataque vai poder fazer gols e dar alegria para a torcida. A explicação é que estamos buscando a chance e não estamos concluindo da melhor maneira possível, a gente tem que ter calma no dia do jogo, tranquilidade para quem for entrar, para quem finalizar e fazer os gols para ajudar o Atlético-GO – comentou.

Barbio fez dois gols dos cinco feitos pelo Dragão, e Ricardo Jesus marcou os outros três. A única vitória rubro-negra em oito jogos veio por magro 1 a 0 diante do Vila Nova, na sétima rodada. O atacante Pipico, que estreou com a camisa atleticana no empate por 1 a 1 com o Grêmio Anápolis no último domingo, espera ajudar o clube a melhorar tal retrospecto e ressaltou que o grupo tem se cobrado neste quesito.

desempenho do ataque atleticano após oito rodadas (2010-2013)
2013 5 gols
2012 20 gols
2011 19 gols
2010 20 gols

- Eu acho que está faltando um pouco mais de tranquilidade para nós no meio e na frente. Estamos tendo muitas oportunidades, mas quando a gente chega estamos um pouco nervosos. O professor Waldemar já nos cobrou, nós, atletas, já nos reunimos e nos cobramos isso. Agora é só trabalhar e botar em prática – analisou.

Meio-campo também é cobrado

Titular pela segunda vez no Atlético-GO no último domingo, contra o Grêmio Anápolis, o meia Caio reconhece outro ponto falho que contribui para os fracos números do ataque atleticano. O jogador crê que seja preciso mais aproximação dos meio-campistas nos jogadores de frente, e admitiu que ainda esteja devendo.

- A gente está tentando, os meias, os volantes estão tentando chegar de surpresa, mas infelizmente a bola não está entrando. Os nossos atacantes estão fazendo os gols, ajudando, a gente vai tentar entrar na área para tentar fazer também. Infelizmente ainda não consegui mostrar um bom futebol, contra o Grêmio Anápolis aconteceu novamente – declarou o jogador.

O Atlético-GO volta a campo no próximo domingo, quando encara o Crac, às 16h, no estádio Serra Dourada, no fechamento do primeiro turno do Goianão. O Dragão é o oitavo colocado do Estadual com oito pontos. Para esta partida a equipe rubro-negra não poderá contar com os zagueiros Artur e Diego Giaretta. O lateral Jonh Lennon e o volante Ernandes retornam ao time.



Ex-vice do Atlético-GO e mais quatro são indiciados pela morte de cronista

Valério Luiz foi morto a tiros nesta quinta (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Valério Luiz foi morto a tiros no dia 5 de julho de
2012 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A Polícia Civil indiciou cinco pessoas pela morte do cronista esportivo Valério Luiz, entre elas o empresário e ex-vice-presidente do Atlético-GO, Maurício Sampaio, acusado de mandar matar o jornalista. O crime aconteceu no dia 5 de julho do ano passado. A investigação concluiu que as críticas que a vítima fazia ao Atlético-GO, principalmente as direcionadas ao ex-dirigente, motivaram o assassinato.

Conforme o inquérito, o agenciador do crime é o comerciante Urbano de Carvalho Malta. Consta no documento que ele contratou o cabo Ademá Figueiredo para matar o cronista e que o açougueiro Marcus Vinícius participou do planejamento do crime. O sargento Djalma da Silva foi indiciado por atrapalhar as investigações da polícia.

Após quase oito meses de investigação, o inquérito policial foi entregue ao Poder Judiciário pelos delegados Adriana Ribeiro e Murilo Polati, da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios, nesta terça-feira. O documento possui mais de 500 páginas e mais um volume com provas técnicas contra os suspeitos.

Consta no inquérito que foram ouvidas 12 testemunhas oculares do crime, entre radialistas, funcionários da rádio onde Valério Luiz trabalhava, funcionários de escritórios e de escolas próximas, além de servidores de órgãos públicos. Elas contaram que o executor agiu sozinho na cena do crime.

Outra constatação apontada no documento é de que Urbano ficou na cena do crime por cerca de 40 minutos. Ele morava de favor em uma casa de Maurício Sampaio, que está localizada próximo à rádio Jornal 820 AM, onde Valério Luiz trabalhava, perto do local onde foi assassinado. A partir dos depoimentos de amigos e de familiares da vítima que a polícia começou a investigar os dirigentes do Atlético-GO.

Prisões

Os envolvidos na morte do cronista esportivo estão presos no Núcleo de Custódia do Complexo Penitenciário de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana. Marcos Vinícius Xavier, Urbano de Carvalho Malta e Djalma da Silva foram detidos no dia 1º de fevereiro. Um dia depois, Maurício Sampaio também foi preso.

Ademá Figueiredo já estava detido por participar de uma chacina em novembro de 2011 no Jardim Olímpico, em Aparecida de Goiânia. Na ocasião, seis pessoas foram assassinadas, dentre elas a menina Izadora, de 4 anos.



Caio admite fraco desempenho, mas quer Atlético-GO 'para cima' do Crac

Caio chegou ao Atlético-GO com o cartaz de quem já atuou em clubes como Palmeiras, Bahia e no futebol alemão. O jogador poderia ser o grande articulador do meio-campo rubro-negro, mas até agora não conseguiu ser o ‘cara’ da equipe, ou mesmo representar uma boa alternativa de jogo para o técnico Waldemar Lemos. No último domingo, contra o Grêmio Anápolis, Caio participou de seu terceiro jogo na temporada, sendo o segundo como titular, mas sofreu novamente.

O adversário agora será o Crac, outro rival da parte de baixo da tabela. O Leão do Sul é o lanterna do Goianão, com apenas quatro pontos conquistados. O Dragão não está muito longe e decepciona, com oito pontos, na oitava colocação. A partida de domingo marcará o fim do primeiro turno e, para Caio, o Atlético-GO não tem outra alternativa.

Caio, meia do Atlético-GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Para Caio, Atlético-GO tem de 'ir para cima' do Crac (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

- Agora é ir para cima deles. Vamos jogar em casa, em um campo muito bom, não temos desculpas. Precisamos reagir o mais rápido possível, a pressão já existe, como é normal, mas não vamos pensar nisso, e sim na vitória. O Atlético-GO precisa vencer.

Para colocar o discurso em prática, o próprio Caio reconhece que precisa melhorar muito. Todos os cinco gols que o Dragão marcou no Campeonato Goiano foram marcados por atacantes – três de Ricardo Jesus e dois de Wiliam Barbio. O meia rubro-negro afirma que os demais setores precisam ajudar a dupla de frente.

- Infelizmente ainda não consegui mostrar um bom futebol, contra o Grêmio Anápolis aconteceu novamente. Talvez nosso time como todo tenha sido prejudicado pela má qualidade do gramado, já que choveu bastante, mas não há desculpa. Vou tentar melhorar, já estou com mais preparo físico. Quero ajudar lá na frente, é importante que os meias e os volantes ajudem o ataque – comenta Caio.

Para a partida contra o Grêmio Anápolis, o técnico Waldemar Lemos não poderá contar com a dupla de zaga titular, formada por Diego Giaretta e Artur. Os dois estão suspensos. Gilson, Leonardo, Paulo Henrique e Ednei - se for regularizado - são as opções. O lateral Jonh Lennon e o volante Ernandes retornam de suspensão.



Libertadores, Estaduais e Superliga: veja o que acontece em Tempo Real

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite terá estádio vazio em jogo do Timão
Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A quarta-feira do GLOBOESPORTE.COM conta com Tempos Reais dos jogos da Taça Libertadores, além das emoções dos Estaduais por todo o Brasil. Às 22h (de Brasília), pelo torneio continental, o Corinthians recebe o Millonarios em um Pacaembu vazio, por canta da punição da Conmebol pelo incidente em Oruro (Bolívia), que causou a morte do torcedor Kevin Espada, de 14 anos, no empate por 1 a 1 com o San José. No mesmo horário, o Fluminense tenta se recuperar da derrota por 3 a 0 para o Grêmio e visita o Huachipato. Na quinta, é a vez de Palmeiras e São Paulo encararem compromissos pela segunda rodada.

O dia começa com mais uma transmissão ao vivo do Campeonato Capixaba, às 15h com Rio Branco-ES e Linhares se enfrentando e tentando chegar mais perto da zona de classificação. Atlético-AC e Desportiva Ferroviária entram em campo para decidir uma vaga na Copa do Brasil às 20h. Pelo Pernambucano, Sport, Náutico e Santa Cruz entram em campo pela segunda rodada do segundo turno; o Avaí enfrenta o Guarani de Palhoça pelo Catarinense; o Ferroviário recebe o São Benedito no Cearense; CSA x Comercial-AL pelo Alagoano; Sergipe x América-SE e Itabaiana x Confiança no Sergipano: todos os jogos com Tempo Real.

A Superliga feminina de vôlei, que está nas quartas de final, tem às 18h30m o duelo entre Campinas e Pinheiros. O mata-mata tem sequência na sexta, com Minas x Osasco e Praia Clube x Sesi-SP. E também na sexta, o primeiro evento do Jogo das Estrelas do NBB, com Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas, com os principais craques do basquete masculino. E nas manhãs de quinta e sexta-feiras, confira o que acontece nos treinos de Barcelona pela Fórmula 1.

Confira a programação de quarta a sexta (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA, 27/02

15h Rio Branco-ES x Linhares (Campeonato Capixaba) - TRANSMISSÃO AO VIVO

16h45m Middlesbrough x Chelsea (Copa da Inglaterra)

18h30m Campinas x Pinheiros (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m Guarani de Palhoça x Avaí (Campeonato Catarinense) - com vídeos

20h Atlético-AC x Desportiva Ferroviária (Copa do Brasil)

20h Sport x Serra Talhada (Campeonato Pernambucano)

20h Pesqueira x Náutico (Campeonato Pernambucano)

20h15m Ferroviário x São Benedito (Campeonato Cearense)

20h30m CSA x Comercial-AL (Campeonato Alagoano)

20h15m Sergipe x América-SE (Campeonato Sergipano)

20h15m Itabaiana x Confiança (Campeonato Sergipano)

22h Corinthians x Millonarios (Taça Libertadores)

22h Huachipato x Fluminense (Taça Libertadores)

22h Belo Jardim x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)

QUINTA, 28/02

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

15h15m Corinthians-AL x Murici (Campeonato Alagoano)

17h Sporting Cristal x Tigre (Taça Libertadores)

19h15m Libertad x Palmeiras (Taça Libertadores)

20h15m Sampaio Corrêa x Cordino (Campeonato Maranhense)

21h30m São Paulo x The Strongest (Taça Libertadores)

SEXTA, 01/03

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

18h30m Minas x Osasco (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m XV de Piracicaba x Mirassol (Campeonato Paulista)

19h30m Oeste x União Barbarense (Campeonato Paulista)

21h Jogo das Estrelas do NBB - com vídeos
Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas (basquete masculino)

21h Praia Clube x Sesi-SP (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos



Em reunião, CBF divulga melhorias na logística da Série B 2013

Reunião Série B CBF (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Representantes dos 20 clubes da Série B estiveram na sede da CBF nesta terça (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Representantes dos 20 clubes que disputarão a Série B do Campeonato Brasileiro 2013 estiveram reunidos na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta terça-feira, dia 26, com o presidente da entidade, José Maria Marin; com o vice, Marco Polo Del Nero; e o diretor de competições, Virgílio Elísio. O objetivo do encontro foi apresentar as novidades acerca da competição nacional, entre as quais, os valores das cotas de televisão, número de passagens, entre outras.

De acordo com o presidente do Paysandu, Vandick Lima, a logística da competição nacional terá algumas mudanças e melhorias, com a CBF custeando os valores de passagens e hospedagens para todos os integrantes da comissão técnica. Além disso, o repasse da cota de televisão aumentou em 50% em relação ao passado, bem como o número de bolas repassadas aos clubes. Também será de responsabilidade da entidade o custo dos exames antidoping, que antes eram pagos pelos clubes com a receita da comercialização de ingressos.

Vandick Lima, presidente do Paysandu (Foto: Cristino Martins / O Liberal)Vandick Lima, presidente do Paysandu, participou da
reunião (Foto: Cristino Martins / O Liberal)

– A cota aumentou em 50% realmente. Ano passado, os clubes recebiam, líquido, o valor de R$ 1,8 milhão. Este ano a cota será de R$ 2,7 milhões (R$ 3 milhões bruto, sem os referidos descontos), o que renderá para cada equipe oito parcelas de R$ 337.500 mensais, a partir do mês de maio, com exceção de Palmeiras e Sport, pois ambos são do Clube dos 13. Além disso, receberemos mais bolas. Antes eram 75 e, agora, serão 200. E as passagens também sofreram reajuste de 25 para 28 – explicou o presidente do Papão da Curuzu.

Ainda sobre a reunião, Vandick contou que a CBF irá propor ao Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL), sugerindo a extinção das dívidas de todos os clubes das Séries A, B, C e D com a União. Com isso, as agremiações se comprometeriam em pagar rigorosamente todos os seus tributos, dentro eles, INSS e FGTS, sob pena de perderem pontos nas competições em que estejam inseridas no cenário nacional. Outro pré-requisito é o estímulo aos esportes olímpicos, já que cada clube teria que ter pelo menos três modalidades em seu quadro esportivo.

Premiação aos quatro clubes ascendentes

O presidente do Paysandu também revelou que o presidente da CBF, José Maria Marin, anunciou os valores dos prêmios referentes aos clubes que ascenderam da Série C para a B. O campeão brasileiro da Série C 2012, o Oeste de Itápolis, receberá a quantia de R$ 400 mil pelo título. Já os demais: Paysandu, Icasa e Chapecoense, receberão o montante de R$ 200 mil pelo acesso.



Atlético-GO confirma contrato com Ednei, que assina até o fim de 2013

Ednei, zagueiro do Atlético-GO (Foto: Benedito Braga/O Popular)Zagueiro Ednei ficará no Atlético-GO até o fim do
ano (Foto: Benedito Braga/O Popular)

O zagueiro Ednei, de 22 anos, é o novo reforço do Atlético-GO. Ex-jogador do CRB, ele fazia testes no clube desde a semana passada, agradou nos treinamentos, e assinará contrato até o fim do ano, segundo o diretor de futebol Adson Batista. A nova opção para o técnico Waldemar Lemos surge em boa hora, já que os titulares da defesa rubro-negra, Artur e Diego Giaretta, estão suspensos.

- O Ednei vem fazendo grande trabalho nestes últimos dias. É uma contratação que não terá muito custo para o clube, por isso, vamos assinar contrato com ele – diz Adson.

Outro zagueiro também faz testes no Atlético-GO. Porém, a situação de Lucão, que pertence ao Corinthians, ainda está indefinida. Adson Batista afirma que por enquanto o atleta apenas continuará treinando no Dragão.

A defesa atleticana foi alvo de críticas nas duas primeiras rodadas, quando sofreu seis gols, nas derrotas de 3 a 1 para o Goianésia e 3 a 0 para o Anápolis. Entretanto, o setor apresentou melhora considerável com a dupla de zaga formada por Artur e Giaretta e com o retorno do goleiro Márcio, que estreou na terceira rodada.

Nos últimos seis jogos o Atlético-GO sofreu três gols. Se for regularizado até o fim da semana, Ednei poderá estrear diante do Crac, no próximo domingo. As outras opções para o técnico Waldemar Lemos são Leonardo, que ainda não atuou na temporada, Gilson e Paulo Henrique. Com oito pontos, o Dragão ocupa apenas o oitavo lugar no Campeonato Goiano.

Ficha do jogador

Nome: Ednei Barbosa de Souza
Idade: 22 anos
Altura: 1,85m
Peso: 81 Kg
Carreira: Votoraty (2009 – 2010); Uberaba (2010); Grêmio Barueri (2011); CRB (2011); Catanduvense (2012); CRB (2012 – 2013).



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Suspenso por dois anos, Bida terá julgamento definitivo nesta quinta

Sem jogar desde o dia 22 de julho do ano passado, o meia Bida, de 28 anos, saberá finalmente qual será seu destino no futebol. Após longa espera, o jogador do Atlético-GO, que foi flagrado no exame antidoping, será julgado na próxima quinta-feira, no Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em sessão prevista para começar às 11h.

O caso de Bida é complexo e este será o quarto julgamento do atleta rubro-negro. O jogador foi flagrado no exame antidoping em duas partidas seguidas. A primeira delas foi no jogo contra o Fluminense, no dia 24 de junho do ano passado, e a segunda foi em 1º de julho, contra o Flamengo.

O meia fez uso do diurético 'hydrochlorothiazide (HCT)’, proibido pela Comissão Mundial Antidoping. A substância teria sido ingerida dentro do próprio clube, ministrada pela ex-nutricionista do Atlético-GO, Fernanda Machado, que pediu demissão e assumiu a responsabilidade pelo doping do jogador.

Bida, no julgamento do STJD (Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)Bida voltará ao banco dos réus na próxima quinta-feira (Foto: Fernando Vasconelos)

Como Bida foi flagrado em duas partidas seguidas, dois processos foram abertos. O primeiro deles, referente ao jogo contra o Fluminense, está encerrado. Após ter sido punido com um ano de suspensão em primeira instância, o meia foi absolvido no Pleno do STJD em sessão realizada em Goiânia, no dia 28 de setembro. Porém, no julgamento referente ao duelo contra o Flamengo, os auditores aplicaram a pena máxima de dois anos.

O recurso seria julgado no dia 29 de novembro, mas foi adiado a pedido da defesa. O imbróglio ocorreu devido ao baixo número de auditores que participariam do novo julgamento no Pleno do STJD. A defesa do jogador, representada pelo advogado Osvaldo Sestário, pediu para que o julgamento fosse adiado lembrando que no primeiro processo, referente ao jogo contra o Fluminense, quando Bida foi absolvido, a sessão do Pleno do STJD contou com oito auditores. Já no pleito marcado para novembro, apenas cinco auditores estavam presentes.

Bida foi denunciado no artigo 2º, item 2.1, do Código Mundial Antidoping, que aponta para “a presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta”, e que prevê a suspensão de até dois anos para o atleta. No último julgamento, o relator Lucas Rocha votou no sentido de desclassificar a pena para o artigo 10.5.2 do Código Mundial Antidopagem, que trata da "inexistência de culpa ou negligências significativas", e suspender Bida por um ano. Entretanto, o auditor Wanderley Godoy e o presidente da comissão, Paulo Backs, divergiram e votaram no sentido de manter o atleta enquadrado no item 2.1. Sendo assim, o meia foi suspenso por dois anos.

A expectativa do departamento jurídico do Atlético-GO é de que a pena seja pelo menos reduzida à metade, ou seja, para um ano. A suspensão do jogador do Atlético-GO começou a valer a partir do dia 28 de setembro, quando o processo referente ao jogo contra o Fluminense foi extinto com decisão favorável a Bida. Neste dia o jogador começou a cumprir suspensão preventiva referente ao julgamento da partida contra o Flamengo, até ser julgado e condenado a dois anos de ‘gancho’.



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Confira os resultados desta segunda em cinco estaduais pelo Brasil

25/02/2013 22h34 - Atualizado em 25/02/2013 22h44

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (PRIMEIRA FASE - 2ª RODADA)
Democrata GV 2 x 1 Social  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARAIBANO 2013 (PRIMEIRA turno - 13ª RODADA)
Atlético-PB 1 x 2 Treze CRÔNICA
CSP 1 x 0 Nacional de Patos  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO goiano 2013 (primeira fase - 8ª rodada)
Goiás 7 x 0 Rio Verde CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato maranhense 2013 (primeiro turno - 3ª rodada)
Americano-MA 0 x 4 Maranhão CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato alagoano 2013 (primeiro turno - 9ª rodada)
CSA 3 x 0 União-AL CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Juninho crê em volta por cima, mas pede reação 'o mais rápido possível'

Juninho, atacante do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atlético-GO)Juninho espera reação do Atlético-GO 'o mais
rápido possível' (Foto: Divulgação/Atlético-GO)

‘Já passou da hora’. O atacante Juninho reconhece que a situação do Atlético-GO é crítica e que o time precisa reagir o mais rápido possível no Campeonato Goiano. A perspectiva para o Dragão era boa após a vitória no clássico contra o Vila Nova, na sétima rodada, o primeiro triunfo do time em 2013. Porém, o Rubro-Negro não passou de um empate contra o Grêmio Anápolis, fora de casa, e se manteve nas últimas posições do Estadual.

Com oito pontos, o Atlético-GO ocupa apenas o oitavo lugar. Restam ainda dez rodadas, mas no ano passado o Vila Nova, que se classificou na quarta posição, fez 26 pontos. Se este for o aproveitamento do quarto colocado nesta temporada, o Dragão precisará de pelo menos seis vitórias até o fim da fase de classificação. Segundo o atacante Juninho, o time tem condições de reagir, mas precisa fazê-lo o mais rápido possível.

- Claro que ainda dá, o grupo tem muita qualidade. Infelizmente não conseguimos ainda os resultados, mas sabemos que temos condições. Mas já passou da hora. Temos que começar o mais rápido possível, porque os jogos estão passando, e os adversários distanciando.

Juninho entrou no decorrer da partida contra o Grêmio Anápolis e não conseguiu mudar o panorama da partida. Após ser emprestado ao Atlético-MG no ano passado, o atacante retornou como uma das esperanças da diretoria, mas assim como os demais companheiros, não conseguiu apresentar bom futebol na temporada. O jogador espera que o Dragão aproveite os treinamentos para se ajustar.

- O professor Waldemar tem grande capacidade, está fazendo um grande trabalho. Vamos tentar assimilar as instruções o mais rápido para reagir no campeonato.

O Dragão é o oitavo colocado do Goianão 2013, com apenas oito pontos conquistados. Na próxima rodada o time atleticano encara o Crac, no estádio Serra Dourada, no próximo domingo, às 16h. Para esta partida Waldemar Lemos não poderá contar com a dupla de zaga titular Artur e Diego Giaretta. Os dois zagueiros levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos.



Teve Isso! Homenagem a Kevin, prefeita-médica e corneta de Romário

O fim de semana marcou a volta de atacantes de nome aos holofotes. E por motivos bem diferentes. Enquanto Romário, já aposentado dos gramados, não poupou críticas ao técnico do Brasiliense, chamando Márcio Fernandes de burro por manter o filho do ex-camisa 11 no banco, Viola, ex-aposentado, voltou a jogar profissionalmente aos 44 anos. Túlio Maravilha fez mais três gols e ficou a apenas dois do milésimo. O futebol brasileiro também viu uma emocionante homenagem a Kevin, boliviano morto no último jogo do Corinthians na Libertadores, e cenas mais irreverentes, como algumas revelações da morena que deu um beijo em Fred no trânsito. Confira essas e outras no Teve Isso desta segunda!

Homenagem a Kevin

No jogo contra o Bragantino, válido pela nona rodada do Campeonato Paulista, em Bragança Paulista, torcedores do Corinthians lembraram a morte do jovem Kevin Espada, de 14 anos, ocorrida na última quarta-feira, durante a partida entre Corinthians e San Jose-BOL, pela Taça Libertadores. Membros da maior torcida organizada do clube estenderam uma faixa com os dizeres "Kevin, fica em paz" durante todo o segundo tempo do jogo. Kevin morreu após ser atingido por um sinalizador marítimo disparado por um torcedor do clube paulista. Dentro de campo, o Timão ficou apenas no empate em 2 a 2 contra o Bragantino.

Faixa com o nome Kevin na torcida do Corinthians (Foto: Márcio Fernandes/Agência Estado)Faixa com o nome Kevin na torcida do Corinthians (Foto: Márcio Fernandes/Agência Estado)

Romário xinga técnico do filho

O treinador é burro e
não conhece futebol"

Romário

Após assistir à vitória do Brasiliense sobre o Ceilandense por 1 a 0, no sábado, pelo Candangão 2013, o ex-jogador Romário criticou duramente o técnico do time, Márcio Fernandes, e cobrou mais oportunidades para o filho. Segundo o Baixinho, o treinador é burro e não conhece futebol. Ao saber das declarações de Romário, Márcio Fernandes preferiu se esquivar e não aumentar ainda mais a polêmica. Já Romarinho evitou fazer coro às cobranças por uma chance no time titular, elogiou o técnico e atribuiu as declarações a um momento de raiva do seu pai.

Romário assiste jogo do Brasiliense (Foto: Fabricio Marques)Romário assiste jogo do Brasiliense (Foto: Fabricio Marques)

Túlio fica a dois do milésimo gol

O folclórico atacante Túlio Maravilha marcou os três gols da vitória do Botafogo no amistoso contra o Santos de Angola, realizado na manhã de domingo, no Estádio Caio Martins, em Niterói. Agora, de acordo com suas contas, ele soma 998 gols e está a apenas dois gols do tão sonhado milésimo. O primeiro gol de Túlio no jogo foi marcado de pênalti, logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Aos 42, o atacante fez um belo gol ao se livrar do zagueiro e finalizar da entrada da área. Na etapa final, Túlio fez mais um gol de pênalti, aos 38. Irreverente, o jogador pediu que o hino do Botafogo fosse tocado por ter feito três gols.

A volta de Viola

Aos 44 anos, o atacante Viola voltou a jogar profissionalmente, desta vez pelo Grêmio Osasco, que disputa a Série A2 do Campeonato Paulista. O jogador entrou no intervalo da partida contra o São José. Relacionado para uma partida oficial pela primeira vez em dois anos e meio, Viola iniciou o segundo tempo substituindo o meia Renatinho. Viola atuou por 48 minutos, brigou com a zaga adversária, mas não conseguiu marcar. A partida terminou empatada em 1 a 1.

Prefeita vira médica

Um fato no mínimo curioso aconteceu antes da partida entre Santa Cruz-RN e Assu pelo Campeonato Potiguar. O árbitro do jogo, Leandro Saraiva Dantas, percebeu que não havia médico no Estádio Edgarzão, e disse que a bola não rolaria enquanto não houvesse um profissional da saúde à beira do gramado. Esta indefinição atrasou o início do jogo em 20 minutos. Foi aí que a prefeita da cidade de Santa Cruz (RN), a médica Fernanda Costa, entrou em ação. Ela é casada com o presidente de honra do tricolor, o deputado estadual Luiz Antônio Tomba, e estava nas arquibancadas do estádio. Como solução, Fernanda se ofereceu para assumir o posto e atender os atletas de Assu e Santa Cruz. Ela vestiu uma camisa da comissão técnica do Santa e permaneceu ao lado do campo até o apito final.

Fernanda Costa, prefeita de Santa Cruz, atuou como médica em Assu x Santa Cruz-RN (Foto: Alex Santos/Divulgação)Fernanda Costa, prefeita de Santa Cruz, atuou como médica  (Foto: Alex Santos/Divulgação)

O Santa Cruz-RN venceu a partida por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado aos 49 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o clube se sagrou campeão da primeira fase do Campeonato Potiguar com uma rodada de antecipação. Após o término do confronto, a prefeita-médica e o marido comemoraram o título do Santa Cruz-RN junto com os jogadores e a comissão técnica do clube.

Bolada no juiz

Na partida entre Avaí e Metropolitano, pela oitava rodada do Campeonato Catarinense, o volante David acabou recebendo um cartão amarelo após acertar uma bolada no árbitro Bráulio da Silva Machado. O jogo estava parado após o juiz marcar uma falta no meio de campo. Foi quando a bola veio na direção do jogador do Metropolitano, que matou no peito e chutou na direção do árbitro. O Metropolitano venceu a partida por 2 a 1, com dois gols do atacante Rafael Costa.

Funk da vitória

Durante a queda de energia no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, os jogadores do Botafogo-SP foram para o vestiário. Lá, além de ouvirem as instruções do técnico Marcelo Veiga, eles também fizeram um aquecimento ao som do funk "Lek, lek". A inicitiva deu certo, já que ao voltar para o gramado o time conseguiu marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Penapolense, com o zagueiro Cris. Após o gol, os jogadores fizeram pose durante a comemoração, mas ninguém quis revelar os motivos da "dancinha".

Futgolf na folga

Após a vitória do São Paulo sobre o Linense por 3 a 0, os jogadores Douglas e Rafael Tolói aproveitaram o domingo de folga para descansar e conhecer uma nova modalidade. Os dois foram convidados para um evento de apresentação de futgolf - esporte que, como o nome já diz, mistura futebol e golfe - em Itu, a 100km da capital paulista. Basicamente é um jogo de golfe, mas com bola de futebol (buracos maiores, é claro) e chuteiras fazendo a função dos tacos. Ao final do circuito, quem completar em menos tentativas ganha.

Rafael Toloi e Douglas, jogadores do São Paulo, jogando Futgolf em Itu (Foto: Divulgação)Rafael Toloi e Douglas, jogadores do São Paulo, jogando Futgolf em Itu (Foto: Divulgação)

Arquibancadas alternativas

No Gre-Nal deste domingo, disputado no Centenário, em Caxias do Sul, algumas pessoas que moram ao redor do estádio tiveram a oportunidade de assistir ao clássico no conforto de suas casas como se estivessem dentro dele. Como existe um segundo anel apenas na parte social - onde também ficam as cabines de imprensa -, no restante da casa grená era possível ver dos lares o confronto entre Inter e Grêmio. Familiares de uma casa atrás onde estava a torcida tricolor colocaram cadeiras na laje e, com as árvores fazendo sombras, acompanharam o jogo tranquilamente. No final, melhor para os colorados já que o Inter-RS venceu a partida por 2 a 1 e se classificou para a semifinal da Taça Piratini, primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

Torcedores acompanham Gre-Nal das cercanias do Centenário (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Torcedores acompanham Gre-Nal das cercanias (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

Em Macaé, a torcida compareceu em número razoável para assistir à vitória do Vasco sobre o Duque de Caxias por 2 a 1. Mas também valeu o improviso para acompanhar o time do coração. Moradores dos arredores do estádio transformaram seus apartamentos em arquibancada para torcer. Alguns até subiram no telhado de um prédio para assistir à partida.

Telhado vira arquibancada de torcida do Vasco em Macaé (Foto: Gustavo Rotstein)Telhado vira arquibancada de torcida do Vasco em Macaé (Foto: Gustavo Rotstein)

Na partida entre Juventus e Joinville, válida pela oitava rodada do Campeonato Catarinense, uma cena inusitada chamou a atenção. Apesar de haver espaço vago, três torcedores preferiram o ‘conforto’ de um barranco com vista para o gramado. Enquanto acompanhavam o Juventus construir o placar do triunfo, tomavam goles de chimarrão e aproveitavam a 'vista privilegiada'. Com a vitória por 2 a 1, o Juventus, se consolidou como a surpresa do Catarinense 2013.

Apenas três reservas no banco

O Cruzeiro de Itaporanga perdeu a partida no Estádio da Graça para o Auto Esporte e acabou sendo rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paraibano com uma partida de antecedência. Mas o que chamou a atenção no jogo entre os dois times, que terminou 1 a 0 para o time da casa, foi o banco de suplentes do time de Itaporanga. Os meias Kaique e Rafael Carioca e o goleiro Wesley foram as únicas opções que o treinador interino Donilton Coringa teve a disposição. Donilton, inclusive, tentou esconder uma possível crise e disse que a razão para esse desfalque eram as expulsões de Totó e Anderson na partida anterior contra o Botafogo-PB. Mas admitiu em seguida "a falta de um planejamento para trazer quatro jogadores paras as vagas de reserva". O técnico ainda explicou que não tinha opção no banco para os erros que viu em campo e que foi preciso improvisar ao longo da partida.

Três jogadores do Cruzeiro-PB compõe o banco de suplente contra o Auto Esporte (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)Três jogadores do Cruzeiro-PB compõe o banco (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)

Pede música e ainda sobra

Na goleada do Nacional-AM sobre o Sul América por 5 a 2, o atacante Bruno Sabino marcou quatro gols. O Naça segue com 100% de aproveitamento e líder do grupo A do Campeonato Amazonense. Feliz com a sua atuação, o jogador agradeceu após a partida aos companheiros pelos quatro gols e à torcida pelo apoio. Segundo ele, o resultado foi importante, pois a equipe está começando a se entrosar. 

nacional amazonas futebol (Foto: Frank Cunha)Atacante Bruno Sabino marcou quatro gols na vitória do Nacional (Foto: Frank Cunha)

Pelo ar

Após o término do treinamento do Corinthians, no sábado, o atacante Emerson deixou o CT Joaquim Grava de helicóptero. Sheik foi poupado pelo técnico Tite da partida contra o Bragantino. Esta não foi a primeira vez que Emerson utilizou o transporte no centro de treinamento do Corinthians. No início do ano passado, o atacante se atrasou para uma atividade após fim de semana no Rio de Janeiro e também chegou de helicóptero, arrancando risos dos companheiros de elenco.

Emerson Sheik corinthians (Foto: Rodrigo Faber)Emerson Sheik, do Corinthians, deixa o CT Joaquim Grava de helicóptero (Foto: Rodrigo Faber)

Pipa interrompe jogo

Durante a partida entre Fluminense e Madureira, no Estádio Moça Bonita, algumas pipas caíram no gramado e fizeram com que o árbitro Péricles Bassols interrompesse a partida algumas vezes para que fossem retiradas. O jogo terminou empatado em 2 a 2. Samuel fez os dois gols do Fluminense, enquanto Rodrigo Lindoso marcou os gols do Tricolor Suburbano. Com o resultado, o clube se classificou para as semifinais da Taça Guanabara como segundo melhor colocado do Grupo B. O adversário será o Vasco, primeiro colocado do Grupo A.  

Após selinho, proposta para posar nua

Após a divulgação de um vídeo na internet em que aparece dando um 'selinho' no atacante Fred, do Fluminense, em pleno trânsito de Belo Horizonte, a estudante de radiologia Izabela Araújo afirmou que recebeu propostas, que ela considera absurdas, até para posar para ensaios sensuais. Fã de Fred desde a época em que ele jogava no Cruzeiro, seu clube de coração, Izabela descartou a hipóstese de processá-lo por conta da exposição do vídeo.

Izabela Araújo, estudante de radiologia, que deu um beijo no Fred do Fluminense (Foto: Maurício Paulucci)Izabela Araújo, estudante de radiologia, que deu um beijo no Fred do Fluminense (Foto: Maurício Paulucci)

Preso na estrada

Deslizamento na Imigrantes fez com que Anchieta virasse única via de acesso a Capital (Foto: Reprodução / TV Tribuna)Deslizamento na Imigrantes (Foto: TV Tribuna)

O ônibus que levava o time do São Vicente para a capital paulista, onde iria enfrentar o Palmeiras B, pela sétima rodada do Campeonato Paulista da Série A3, ficou preso num congestionamento na pista norte Rodovia Anchieta, que se tornou o único acesso após a queda de uma barreira no quilômetro 52 da pista norte da Rodovia dos Imigrantes, no final da tarde da última sexta-feira.  Em razão dos problemas enfrentados pelo Calungão na estrada, a Federação Paulista de Futebol (FPF) adiou o jogo, previamente marcado para sábado, às 15h, para as 10h de domingo, na Rua Javari. A partida ocorreu neste domingo e o time da Baixada derrotou o Verdão B por 1 a 0.

Comemoração maluca

A vitória da Desportiva Ferroviária, por 2 a 1, sobre o Rio Branco no clássico da 5ª rodada do Campeonato Capixaba teve uma comemoração diferente. Após marcar o primeiro gol do jogo, o meia Léo Oliveira foi cercado pelos companheiros, que lhe deram a bola. Em seguida, o camisa 10 da Desportiva arremessou-a para o alto e todos os demais atletas de linha se jogaram, de costas, no gramado. A cena foi uma homenagem ao armador grená, que ficou de fora das finais da Copa Espírito Santo em novembro passado. Só não adianta tentar entender. Nem o próprio autor do gol e protagonista da festa sabe explicar.

- Eu mesmo não sei o que foi aquilo. Se combinaram entre eles antes, esqueceram de falar comigo. Eles me cercaram, me deram a bola. Eu não sabia o que fazer com ela, então joguei para o alto. Aí, eles todos se jogaram na grama. Vi aquilo e resolvi me jogar no chão também, mas nem eu entendi. A gente tinha ensaiado dançar um arrocha na véspera, que foi o que fizemos no gol do Carlos Vitor (o segundo da Desportiva). Não sei realmente o que foi aquilo, mas o importante foi a vitória - disse Léo Oliveira.

Comemoração Desportiva Ferroviária (Foto: Bruno Marques/Globoesporte.com)Comemoração de gol da Desportiva Ferroviária (Foto: Bruno Marques/Globoesporte.com)