Bida não atua desde o dia 22 de julho de 2012
(Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)
A espera por um desfecho no caso de doping em relação ao meia Bida, do Atlético-GO chegou ao fim. Mas a espera pelo retorno aos gramados do atleta continuará. Em julgamento no Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no início da tarde desta quinta-feira, o meia teve sua pena reduzida de dois para um ano de suspensão.
Bida foi flagrado no exame antidoping por uso de diurético 'hydrochlorothiazide (HCT)’, proibido pela Comissão Mundial Antidoping. O jogador foi pego em duas partidas seguidas. A primeira delas foi no jogo contra o Fluminense, no dia 24 de junho do ano passado, e a segunda foi em 1º de julho, contra o Flamengo. No primeiro processo, referente à partida contra o Fluminense, Bida foi absolvido. O segundo processo foi finalizado nesta quinta-feira.
No primeiro julgamento, o meia havia sido apenado com dois anos de suspensão. O recurso seria julgado no dia 29 de novembro de 2012, mas foi adiado a pedido da defesa. O imbróglio ocorreu devido ao baixo número de auditores que participariam do novo julgamento no Pleno do STJD, que ocorreu nesta quinta.
A defesa do jogador, representada pelo advogado Osvaldo Sestário, novamente pediu a absolvição do atleta, mas, o auditor relator do processo, Paulo César Salomão, votou pela redução da suspensão de dois anos para um, conforme o artigo 10.5.2 do Código Mundial Antidoping, por não haver a existência de culpa por parte do atleta. Os relatores acompanharam o voto do auditor, e o veredicto foi dado.
Bida não atua desde o dia 22 de julho de 2012, quando o Atlético-GO perdeu por 4 a 1 para o Internacional pelo Brasileirão do ano passado. A atual suspensão dele foi iniciada no dia 28 de setembro, quando foi suspenso preventivamente pelo processo referente ao jogo contra o Flamengo. Antes de ser julgado, o jogador comentou sobre o caso.
- Estou treinando normalmente. Meu contrato com o Atlético vai até o fim de 2014 e só depois do resultado do julgamento é que haverá uma conversa para saber como ficará minha situação no clube - disse o meia, ao site Justiça Desportiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário