domingo, 30 de setembro de 2012

Após protesto censurado da torcida, Náutico vence Atlético-GO e respira

LANCEPRESS! - 29/09/2012 - 20:53
Recife (PE)

 Náutico x Atlético GO - (Foto: Aldo Carneiro)
Kieza comemora seu segundo gol na vitória do Timbu (Foto: Aldo Carneiro)

Com a necessidade de conquistar os três pontos nos Aflitos para não correr o risco de ficar bem perto da zona de rebaixamento do Brasileirão, o Náutico enfrentou o Atlético-GO e não tomou conhecimento do lanterna da competição. Embalado pela torcida, que protestou contra arbitragem no início da partida, o Timbu venceu por 2 a 0, com dois gols do artilheiro Kieza.

A vitória fez o Náutico alcançar os 34 pontos, sete a mais que o rival Sport, primeiro dentro da zona ingrata da competição nacional, e subir para o décimo lugar na tabela. Já o Dragão, último colocado, segue com os 20 pontos que iniciou a 27ª rodada e cada vez mais distante de deixar a zona da degola.

O CARA DA RODADA:
> Quem foi o melhor jogador do Náutico?
> Quem foi o melhor jogador do Atlético-GO?

O Náutico volta a campo só no próximo sábado para enfrentar o Corinthians, às 16h20, novamente em Recife. No mesmo horário, o Atlético-GO recebe o Vasco no Serra Dourada.

TORCIDA ATRASA INÍCIO DO JOGO

Antes do início da partida, a torcida do Timbu mostrou que não se esqueceu do pênalti não marcado no fim da partida contra o Fluminense na última rodada. Os torcedores levaram ao estádio uma faixa com os dizeres "Não irão nos rebaixar no apito". O árbitro Leandro Vuaden não gostou da manifestação, chamou a Polícia Militar e só deixou a bola rolar depois da faixa ser retirada.

Torcida do Náutico foi proibida de protestar no Estádio dos Aflitos pelo árbitro (Foto: Aldo Carneiro)

Com a bola rolando, o Náutico dominou a partida e pouco foi ameaçado na primeira etapa. O Timbu usou a velocidade de Kieza e Araújo para pressionar o time goiano, que abusava das faltas para segurar a equipe da casa. Em uma das arrancadas de Kieza, Reniê chegou atrasado com um carrinho e derrubou o atacante: pênalti marcado por Vuaden. O próprio artilheiro bateu e abriu o placar.

Com a vantagem, a calma do Náutico aumentou e o time passou a esperar os erros do Dragão. E foi assim que o segundo gol surgiu. Aos 40 minutos, o goleiro Márcio saiu mal ao tentar cortar cruzamento de Souza e deixou a bola para Kieza. O atacante escorou de cabeça e marcou seu segundo gol, fechando o marcador no primeiro tempo.

NÁUTICO MANTÉM O DOMÍNIO

O Atlético-GO voltou para o segundo tempo dando mostras de que pretendia se impor em campo, mas este ímpeto não durou muito. O Náutico voltou a comandar as ações.

Nas poucas vezes que o Dragão conseguiu passar pelo meio de campo, não conseguiu ameaçar a defesa do Náutico. O Timbu marcava a saída de bola do adversário e só não ampliou o placar pelas chances desperdiçadas pelo atacante Reis.

Perto do fim da partida, o Náutico recuou e deu espaço ao Atlético, que ensaiou uma pressão. Mesmo assim, os mandantes tiveram duas grandes chances em contra-ataques. Rhayner mandou duas bolas na trave do goleiro Márcio.

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 2 X 0 ATLÉTICO-GO

Local: Aflitos, Recife (PE)
Data-Hora: 29/09/2012 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP)
Renda/Público: Renda não divulgada - 13.149 presentes
Cartões amarelos: Martinez e Rhayner (NAU); Marcos e Diogo Campos (ATG)
Cartões vermelhos: Não houve

GOLS: Kieza, 19'/1ºT (1-0) e 40'/1ºT (2-0)

NÁUTICO: Felipe; Patric, Jean Rolt, Ronaldo Alves (Alisson, 10'/2°T) e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez (Josa, 33'/2°T), Souza e Rhayner; Kieza (Reis, intervalo) e Araújo.
Técnico:
Alexandre Gallo

ATLÉTICO-GO: Márcio; Marcos, Gustavo, Reniê e Diego Giaretta; Dodó (Marino, intervalo), Pituca, Ernandes e Danilinho; Diogo Campos (Wattimen, 28'/2ºT) e Patric (Alexandre, 26'/2°T).
Técnico: Artur Neto



Árbitro manda tirar faixa de protesto da torcida do Náutico e atrasa jogo

LANCEPRESS! - 29/09/2012 - 19:01
Recife (PE)

A torcida do Náutico levou para o Estádio dos Aflitos, na noite deste sábado, para o jogo contra o Atlético-GO, válido pela 27ª rodada do Brasileirão, uma faixa com a mensagem "Não irão nos derrubar no apito". A frase faz referência ao pênalti não marcado em um dos últimos lances da derrota do Timbu contra o Fluminense, em Volta Redonda. O árbitro Leandro Vuaden não gostou do protesto, chamou a Polícia Militar e só aceitou começar a partida após a retirada da faixa. A bola rolou com 16 minutos de atraso (Foto: Reprodução/TV).



sábado, 29 de setembro de 2012

Em dúvida? Saiba quem são os mais escalados para rodada#27 do Cartola

Cassio Goleiro Corinthians (Foto: Agência Reuters)Cassio Goleiro Corinthians (Foto: Agência Reuters)

A defesa do Corinthians está em alta no Cartola FC SporTV para esta 27ª do Campeonato Brasileiro. O goleiro Cássio, o lateral Fábio Santos e o zagueiro Paulo André estão entre os mais escalados pelos internautas para este fim de semana. O time paulista enfrenta em casa o Sport, que está na zona de rebaixamento.

O goleiro Cassio, inclusive, é o jogador mais escalado da rodada até aqui. Ele está em mais de 424 mil times. O meio-campo é formado por jogadores conhecidos e com boas médias de pontos ao longo do Fantasy Game. Nenhuma opção no estilo "bom, bonito e barato". Elano, do Grêmio, Juninho Pernambucano, do Vasco, Lucas, do São Paulo, e Bernard, do Atlético-MG. No ataque, o maior pontuador do ano: Neymar. Ao lado dele, Marcelo Moreno, do Grêmio.

O mercado para a 27ª rodada do Brasileirão se fecha às 16h30m (de Brasília). Não deixe de escalar a sua equipe. Clique aqui agora mesmo!

Veja a relação completa, com os preferidos para cada posição:

JOGADOR CLUBE C$ TIMES NO CARTOLA
Cassio Corinthians C$ 4.42 424.172
Douglas Santos C$ 1.82 204.792
Fábio Santos Corinthians C$ 6.30 161.006
Gum Fluminense C$ 8.75 340.258
Paulo André Corinthians C$ 5.48 328.423
Bernard Atlético-MG C$ 9.04 345.431
Elano Grêmio C$ 14.11 300.822
Lucas São Paulo C$ 19.79 252.878
Juninho Vasco C$ 16.12 272.484
Neymar Santos C$ 27.96 307.814
Marcelo Moreno Grêmio C$ 13.11 305.664
Arthur Neto Atlético-GO C$ 5.30 350.019


Lesionados, suspensos e pendurados para a rodada #27

Luan treino Palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Luan foi punido pelo STJD e não pega a Ponte Preta
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

O Campeonato Brasileiro retoma suas atividades a partir deste sábado, com cinco partidas, sendo quatro delas às 18h30. O momento é então de ajeitar as equipes no Cartola FC sempre com muita atenção àqueles que estão lesionados ou suspensos para a 27ª rodada. Portanto, confira a lista e monte seu time, pois o mercado será fechado às 16h30, duas horas antes de a bola rolar.

A última sexta-feira foi marcada por julgamentos do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e perdas para alguns times. Absolvido em primeira instância, o meia Adryan não escapou do Pleno do STJD e foi punido com uma partida pela agressão a Auremir na vitória do Flamengo sobre o Vasco, pela 18ª rodada do Brasileirão. Com isso, ele está fora do clássico contra o Fluminense, no domingo.

Outro que sofreu com o tribunal foi Luan, do Palmeiras. O atacante está fora dos jogos contra a Ponte Preta, neste sábado, no Pacaembu, e São Paulo, dia 6, no Morumbi, por ter ofendido o árbitro Marcelo Aparecido de Souza contra o Corinthians.

Ainda em relação a suspensões, dos três primeiros colocados, apenas o vice-líder Atlético-MG sofrerá com ausências por conta dos cartões. O zagueiro Réver foi expulso no jogo contra o Flamengo, nesta quarta-feira, válido pela 14ª rodada. Ele também será julgado por trocado agressões com Victor Cáceres. Mas o certo é que não enfrentará a Portuguesa, no sábado. Richarlyson, com três amarelos, também é desfalque.

info Suspensos e Lesionados 28/09 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



Náutico quer aplicar força caseira dos Aflitos contra o lanterna Atlético-GO

No Brasileirão 2012, o Náutico só conseguiu uma vitória fora de casa – contra o Atlético-GO. Neste sábado, os dois times voltam a se enfrentar, mas desta vez no estádio dos Aflitos, no Recife, às 18h30m. O Timbu recebe o lanterna querendo comprovar que é soberano em seus domínios, onde conquistou 26 dos 31 pontos que possui no torneio. Já o Dragão, apesar de ser o último colocado na tabela de classificação, com 20 pontos, quer mostrar que pode ser perigoso na competição.

Ao Náutico, a vitória interessa para continuar distante da zona de rebaixamento, área que o time já vê pelo retrovisor e que pode ficar mais perto em caso de um resultado negativo. O Atlético-GO busca os três pontos para deixar a lanterna (para isso, o Figueirense tem que perder do Vasco também neste sábado) e para reduzir um retrospecto nada favorável: em 26 jogos, o time venceu apenas quatro vezes.

Caso o Atlético-GO consiga repetir o feito da 25ª rodada, quando bateu o líder Fluminense, longe do Serra Dourada, terá superado outro obstáculo: o de nunca ter vencido do Náutico na história do Brasileirão Série A. A vitória do Dragão sobre o tricolor carioca serve como alerta para os pernambucanos, que passaram a semana evitando o clima de “já ganhou”. Autor do gol da vitória do Timbu sobre os goianos no primeiro turno, o atacante Araújo é precavido.

- Enfrentaremos um adversário complicado, que precisa ganhar e temos que ter respeito por eles, pois podem ser traiçoeiros como mostraram com o Fluminense.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos dos melhores momentos do estádio dos Aflitos. O Premiere transmite o jogo para todo o Brasil no sistema pay-per-view.

header as escalações 2

Náutico: com o retorno de Kieza e Araújo, o técnico Alexandre Gallo vai poder contar com seus principais atacantes. Cada um marcou sete gols e são os artilheiros do time no Brasileirão. Ao contrário da rodada passada, até sobram peças no ataque, pois Gallo ainda tem Rhayner e Rogério. O primeiro venceu a disputa e segue no time titular. A outra mudança será na defesa. Com Alemão suspenso, Ronaldo Alves volta ao time titular formando a dupla de zaga com Jean Rolt. Assim, o Náutico vai a campo com: Gideão; Patric, Ronaldo Alves, Jean Rolt e Douglas Santos; Elicarlos, Souza, Martinez e Rhayner; Araújo e Kieza.

Atlético-GO: a preparação foi prejudicada por vários desfalques durante a semana. Gilson, Marcos, Wesley, Dodó e Eron não participaram das principais atividades do time. Marcos e Dodó devem ser titulares neste sábado. Apesar dos problemas, Artur Neto tem os retornos de Diego Giaretta, Gustavo e Danilinho. Em compensação, Joilson é desfalque. O zagueiro Reniê, que tinha um edema muscular, treinou normalmente em Recife e vai para o jogo. Com isso, Eron sai da equipe, e Giaretta passa para a lateral-esquerda. O time será o mesmo que bateu o líder Fluminense em Volta Redonda e entrará em campo com Márcio; Marcos, Gustavo, Reniê e Diego Giaretta; Dodó, Pituca, Ernandes e Danilinho; Diogo Campos e Patric.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Náutico: o zagueiro Alemão está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, assim como o atacante Kim. Além do volante Ramirez e do zagueiro Marlon, que seguem vetados pelo departamento médico do clube.

Atlético-GO: Joilson está com uma lesão muscular na coxa e foi vetado. Gabriel, Paulo Henrique, Wesley, Felipe e Ricardo Bueno se recuperam de lesões. Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesão no joelho. Leonardo se recupera de inflamação no tendão da coxa. Rafael Cruz está com pubalgia.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Náutico: Douglas Santos, Elicarlos e Ramirez.

Atlético-GO: Alexandre Oliveira, Bida, Carlos, Diogo Campos, Eron, Marcos, Patric e Paulo Henrique.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP). Leandro Pedro Vuaden arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 439 faltas (média de 36,5 por jogo), aplicou 53 amarelos (média de 4,4 por jogo), quatro vermelhos (média de 0,33 por jogo) e três pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 5,05 amarelos, 0,28 vermelho, 36,6 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos pernambucanos na Série A deste ano: Náutico 1 x 1 Vasco, pela 22ª rodada.

header fique de olho 2
Náutico:
depois de quatro jogos fora, o atacante Kieza volta ao time e é a grande esperança alvirrubra para mexer no placar da partida. Ótimo finalizador, Kieza tem sete gols no campeonato e sofria com um estiramento na coxa esquerda. Enquanto esteve fora, o time até continuou com o bom volume de jogo, mas perdeu seu poder ofensivo.

Atlético-GO: Danilinho chegou ao clube no início do campeonato para ser uma opção no banco de reservas, mas ganhou espaço entre os titulares nas últimas rodadas. Peça criativa no meio-campo do Dragão, o jogador pode ser um diferencial na equipe com seus passes e na bola parada.

header o que eles disseram

Alexandre Gallo, técnico do Náutico: "O Atlético-GO é um bom time, com valores individuais e apesar da classificação, temos que ter cuidado. Devem atuar lá atrás, aproveitando os contra-ataques, por isso temos que ter atenção e sufocá-los usando a força da nossa torcida, pois com ela somos outro time.

Artur Neto, técnico do Atlético-GO: “O Náutico é um adversário que tem tido um aproveitamento muito bom dentro de casa, é uma equipe rápida, uma equipe que tem feito bons resultados. É um jogo de muita dificuldade, mas a gente espera fazer um bom jogo também”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Depois de 25 anos, Náutico e Atlético-GO voltaram a se enfrentar pela Série A do Brasileiro, em partida válida pelo primeiro turno deste ano, no dia 07/07/2012 e o Náutico venceu por 1x0. Antes desse jogo, o último confronto entre as equipes pela 1ª divisão tinha acontecido dia 27/09/1987, pelo Módulo Amarelo da Copa União, com vitória do Timbu por 2x1 no Arruda.

* O Náutico tem uma campanha mediana contra times goianos (Atlético-GO, Goiás e Goiânia) pela Série A. Em 22 jogos, foram 8 vitórias, 4 empates e 10 derrotas, com 26 gols a favor e 30 contra.

* Já o Atlético-GO não tem um bom retrospecto contra times pernambucanos (Sport, Náutico, Santa Cruz e Central) em jogos pela Série A. Em 10 jogos, foram duas vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com 9 gols a favor e 10 contra.

* A média de gols entre Náutico e Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro é de 1,6 por partida. Ao todo foram marcados 5 gols em 3 jogos disputados, sendo 4 a favor do Náutico e 1 a favor do Atlético.
 

header último confronto v2

Na última vez em que se encontraram, o Náutico levou a melhor ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0, jogando no Serra Dourada, em julho deste ano. A vitória dos pernambuca foi construída aos 22 minutos do primeiro tempo com o atacante Araújo. Até então, esta foi a única vitória alvirrubra jogando fora dos Aflitos. Com o resultado, o Timbu encerrou uma sequência de duas derrotas. Já a equipe goiana seguiu na zona de rebaixamento, com apenas dois pontos conquistados na oitava rodada do Brasileirão.



Reniê treina normalmente e deve enfrentar o Náutico neste sábado

Reniê, zagueiro do Atlético-GO (Foto: O Popular)Reniê participa de treinamento e deve enfrentar o
Náutico (Foto: O Popular)

O técnico Artur Neto teve uma boa notícia nesta sexta-feira. Já em Recife, no último treinamento de preparação do Atlético-GO para o duelo contra o Náutico, o treinador do Atlético-GO viu que poderá contar com o zagueiro Reniê, que era dúvida para o confronto. O jogador viajou com um edema na coxa, mas está recuperado e poderá enfrentar o Timbu. Sendo assim, o Dragão entrará em campo neste sábado, nos Aflitos, exatamente com a mesma formação que derrotou o líder Fluminense na 25ª rodada.

Com a entrada de Reniê no time titular, Diego Giaretta, que retorna de suspensão, será deslocado para a lateral-esquerda, e Eron ficará no banco de reservas. As outras novidades serão as voltas de Gustavo e Danilinho, outro atleta que cumpriu suspensão diante do Flamengo. Já o zagueiro Gustavo não enfrentou o Rubro-Negro carioca por motivos contratuais. Ele está emprestado pelo Flamengo em Atlético-GO até o fim do ano.

O Dragão enfrentará o Náutico com Márcio; Marcos, Gustavo, Reniê e Diego Giaretta; Pituca, Dodó, Ernandes e Danilinho; Diogo Campos e Patric. Com 20 pontos, o time goiano segue na lanterna do Campeonato Brasileiro. Estima-se que para escapar do rebaixamento o Atlético-GO precisará vencer oito dos 12 jogos restantes, obtendo assim aproveitamento de aproximadamente 66%, que neste momento é superior ao do terceiro colocado, Grêmio.

O jogo contra o Náutico será neste sábado às 18h30m (de Brasília) e terá acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM a partir das 18h.


 



Bida é absolvido, mas continua suspenso preventivamente pelo STJD

Bida, no julgamento do STJD (Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)Bida acompanhou com ansiedade a votação dos
auditores (Foto: Fernando Vasconelos /
Globoesporte.com)

O meia Bida, do Atlético-GO, está perto de voltar aos gramados. O jogador estava suspenso por doping e não atua desde a partida contra o Internacional, na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada no dia 22 de julho. O atleta foi flagrado em exame realizado no dia 24 de junho, quando o Dragão recebeu o Fluminense. O resultado do exame apontou a presença do diurético 'hydrochlorothiazide (HCT)', proibido pela comissão antidoping. Julgado em primeira instância, Bida foi apenado em um ano. Nesta sexta, no tribunal pleno do STJD, o jogador foi absolvido por cinco votos a quatro.

- É uma felicidade muito grande. Estou aliviado por poder voltar a fazer o que gosto - disse Bida.

A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por meio de Paulo Schmidt, pediu a ampliação da pena para dois anos. Segundo o procurador, o diurético 'hydrochlorothiazide (HCT)', ingerido pelo jogador, ou mascararia uma substância mais grave, ou ajudaria Bida a perder peso e ser beneficiado enquanto atleta.

Paulo Schmidt alegou que seria muito cômodo responsabilizar apenas a ex-nutricionista do Atlético-GO, Fernanda Machado, e isentar clube e jogador. Em contrapartida, o advogado Osvaldo Sestário, que representou o Dragão, defendeu a absolvição de Bida, com os argumentos de que o jogador não tinha nenhum histórico de doping e que a própria nutricionista assumiu a responsabilidade pelo uso do medicamento.

O relator do processo, Paulo César Salomão Filho, não acatou o pedido da defesa apresentada pelo advogado Osvaldo Sestário. Com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, ele afirmou que o atleta ou deveria ter conhecimento da medicação ingerida, ou deveria declarar que fazia o uso da medicação. Paulo César Salomão Filho também criticou o Atlético-GO pelo fato de o clube não ter à época nenhum profissional capacitado para substituir o médico Rômulo Peixoto, falecido no mês de junho.

Um dos argumentos de defesa apresentados pelo Dragão foi que com o passamento de Rômulo Peixoto, o departamento de nutrição perdeu sua referência e, por isso, a ex-nutricionista Fernanda Machado pôde receitar o medicamento ao jogador. Após quatro votos no sentido de manter a pena de um ano de suspensão e quatro votos pela absolvição do atleta, o presidente do STJD, Flávio Sveiter, deu voto de desempate. Sveiter preferiu acompanhar os quatro auditores que votaram de maneira mais branda, ou seja, na absolvição, e desempatou em favor de Bida.



Com retornos de Araújo e Kieza, Náutico recebe o Atlético-GO

LANCEPRESS! - 28/09/2012 - 16:40 Recife (PE)

Apresentação Náutico x Atlético-GO
Náutico aposta na sua força atuando nos Aflitos contra o Dragão

Com o objetivo de se distanciar da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Náutico recebe o Atlético-GO, neste domingo, às 18h30, nos Aflitos, em duelo válido pela 27ª rodada da competição, apostando em sua força atuando diante da sua torcida e nos retornos de Araújo e Kieza.

A FORÇA DO NÁUTICO NOS AFLITOS

O Náutico é dono do quarto melhor aproveitamento como mandante no Brasileirão. O Timbu conquistou 72,2% dos pontos que disputou nos Aflitos. São oito vitórias, dois empates e duas derrotas. Apenas Atlético-MG, Grêmio e São Paulo superam a equipe pernambucana em tal quesito.

Além de ter ótimo aproveitamento como mandante, o Náutico ainda terá Araújo e Kieza como titulares contra o Dragão. O primeiro não enfrentou o Fluminense, no último sábado, pois foi emprestado pelo clube carioca ao Timbu. Já Kieza está recuperado de lesão muscular. Os dois são os artilheiros do Náutico no Brasileirão com sete gols cada, sendo responsáveis por 14 dos 31 tentos do time na competição ou 45,1%.

Se Araújo e Kieza terão condições de jogo novamente, o técnico Alexandre Gallo terá os desfalques do zagueiro Jean Rolt e do atacante Kim. Ambos terão de cumprir suspensão automática. Jean será substituído por Ronaldo Alves e Kim voltaria para o banco de reservas.

A outra novidade no Náutico pode ser a ausência do meia-atacante Rhayner. Com um desgaste muscular na coxa direita, ele pode não atuar, o que garantirá a titularidade para Rogério.

ATLÉTICO-GO TAMBÉM VEM COM MUDAÇAS

Último colocado no Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO terá de superar o quarto melhor mandante do Brasileirão sendo um dos piores visitantes da competição. O Dragão venceu apenas uma vez longe do Serra Dourada (contra o líder Fluminense), conquistou cinco empates e foi derrotado sete vezes. Um aproveitamento de apenas 20%.

E para tentar superar a equipe pernambucana, o técnico Artur Neto terá de fazer mudanças. A primeira por conta da ausência do lesionado Joilson, que será substituído por Danilinho - ele havia cumprido suspensão contra o Flamengo, no último domingo. Já na zaga, se Gustavo volta a ter condições de jogo - ele não enfrentou o Flamengo, pois está emprestado ao Dragão pelo clube carioca -, Reniê, com uma lesão na coxa direita ainda é dúvida. Diego Giaretta pode ser o seu substituto.

FICHA TÉCNICA
NÁUTICO X ATLÉTICO-GO

Local: Aflitos, Recife (PE)
Data/hora: 29/9/2012 – 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP)

NÁUTICO: Gideão; Patric, Jean Rolt, Ronaldo Alves e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez, Souza e Rhayner (Rogério); Kieza e Araújo – Técnico: Alexandre Gallo.

ATLÉTICO-GO: Márcio, Marcos, Gustavo, Reniê (Diego Giaretta) e Eron; Pituca, Dodó, Ernandes e Danilinho; Diogo Campos e Patric – Técnico: Artur Neto.



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Náutico domina dicas do Cartola#27 e retorno de Neymar é destaque

Ele está de volta. Dono da melhor média de pontos do Cartola FC 2012, Neymar retorna ao Santos, neste domingo, após ter cumprido suspensão na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo é contra o Grêmio, no Olímpico, mas os convidados do "Programa do Cartola" não abrem mão de ter o craque no time, mesmo jogando fora de casa. Ele é a principal estrela entre as dicas de Diogo Sales, o melhor cartoleiro da liga nacional em agosto, e Vinícius de Melo, destaque do mês na liga do programa. Os dois também apostaram forte em jogadores do Náutico.

Clique e escale o seu time para a rodada do Cartola FC

A dupla escolheu Alexandre Galo, do clube pernambucano, como técnico. Entre os 11 jogadores, são cinco do Náutico, que enfrenta o Atlético-GO, sábado, nos Aflitos: o goleiro Gideão, os laterais Patric e Douglas Santos, o meia Souza e o atacante Kieza. A zaga tem Henrique (Palmeiras) e Dedé (Vasco). No meio-campo,  Elano (Grêmio) e Paulinho (Corinthians) fazem companhia a Souza.

As duas últimas apostas do ataque saem justamente do duelo no Olímpico: Neymar e Marcelo Moreno, do Grêmio.

- Neymar, com média de quase 14 pontos por rodada, não pode ficar fora do time, com o  Santos jogando em casa ou não. Mesmo sendo um jogo difícil, contra Grêmio, no Olímpico - afirma Diogo, morador de Campos, no Rio de Janeiro.

Cartoleiros Diogo Souza Sales e Vinicius de Melo dão dicas para o Cartola#27 (Foto: Divulgação )Diogo e Vinicius se destacaram em agosto e foram convidados a dar dicas para a rodada (Foto: Divulgação)

Na rodada anterior, o maior pontuador foi o atacante Fred, do Fluminense, com 18.70. O atacante estava no time dos dois convidados desta semana. Destaques do mês de agosto, Diogo e Vinícius concordam em um aspecto importante: na hora de apostar, o lado torcedor tem que ficar de lado.

- Tem que saber dividir. Sou flamenguista, mas, nessas horas, tem que deixar o coração de lado. Tem que analisar a rodada, ver os favoritos e, mesmo que sejam os adversários, apostar neles - avaliou Diogo.

Dicas para gastar pouco e pontuar

Os cartoleiros seguiram um critério simples na hora de optar por alguns nomes do Náutico. Segundo eles, são bons e baratos. Vinícius cita como exemplo o lateral Patric, que custa 3.26 cartoletas e está no time. O mesmo valeu na escolha de Diogo pelo técnico Alexandre Galo, com investimento de 8.02.

- O Náutico é o favorito neste jogo (contra Atlético-GO), tem tudo para pontuar bem - previu Vinícius.

Quem deve passar longe

Na hora de escolher quem não deve estar no time, Diogo surpreende. No time dele, Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, não tem vez. Ele explica as razões.

- No meu time, não escalo o Ronaldinho porque firula não faz ponto no Cartola. O que faz ponto é gol, assistência, e ele não vem demonstrando essa vontade de decidir o jogo. É mais caneta e lençol e isso não dá ponto.



Artur Neto lamenta baixas nos treinos e afirma: 'semana não foi tão tranquila'

A semana de preparação para o duelo contra o Náutico 'não foi tranquila'. Na noite desta quinta-feira, o Atlético-GO embarcou para Recife, onde ainda realiza o último treino na tarde desta sexta, com Artur Neto lamentando as várias baixas que dificultaram o trabalho no dia a dia. Apesar do tempo razoável para definir o time, o comandante rubro-negro sofreu com a ausência de jogadores que não estiveram ns atividades por motivos clínicos ou pessoais.

Ao menos sete atletas não puderam participar de algum treinamento ao longo da semana. Na terça e na quarta, Gilson e Marcos não treinaram. O zagueiro foi liberado devido ao falecimento do pai e o lateral ficou de repouso porque extraiu um dente siso. Também na quarta, Wesley sentiu dores e não treinou. Nesta quinta, Dodó também foi poupado devido a um tratamento de dente, e Eron foi liberado para ir a uma audiência em Belo Horizonte. Além disso, Artur ainda teve as baixas de Reniê e Joilson, que, lesionados, não treinaram nenhum dia.

Artur Neto e Jairo Araújo (Foto: Wildes Barbosa / O Popular)Artur Neto (dir) conversa com o auxiliar Jairo Araújo (esq) durante treino (Foto: Wildes Barbosa / O Popular)

- Não foi tão tranquila (a semana) porque tivemos vários jogadores que não puderam treinar. Marcos extraiu um dente na segunda-feira, então voltou somente hoje (quinta) ao treinamento. Gilson teve o falecimento do pai e também só voltou hoje. Dodó treinou normalmente até ontem (quarta), mas também teve um problema de dente e o deixamos fora. O Reniê foi o jogador que trabalhou menos porque ficou com o departamento médico, à parte, mas contamos com ele para o jogo. O Joilson sentiu no jogo, foi confirmada a lesão e está fora da partida. Wesley também voltou a sentir ontem. Esse é o nosso quadro - lamenta o treinador.

O que ameniza um pouco os problemas de Artur Neto são os retornos de quatro jogadores que foram desfalques contra o Flamengo, na última rodada da Série A. Diego Giaretta, Marino e Danilinho voltam após cumprir suspensão. Gustavo está apto a atuar novamente após ser impedido de entrar em campo na última partida por motivos contratutais.

Dessa forma, Artur ainda não tem o time titular definido. Porém, as dúvidas na escalação recaem basicamente sobre o setor defensivo. Se Reniê for liberado, joga ao lado de Gustavo, que entra no lugar de Gilson. Caso contrário, Diego Giaretta entra na zaga e Eron permanece na lateral-esquerda.

- Ná prática, as dúvidas são apenas em algumas situações. Jogadores que ainda aguardo. O restante da equipe vai ser o mesmo, com as voltas do Gustavo, que estava impedido de jogar, e do Danilinho, que estava suspenso, e entra no lugar do Joilson. Do meio para frente, não tenho problemas. Atrás é que vamos esperar um pouco, até em função do Reniê.

A provável escalação do Atlético-GO para enfrentar o Náutico, sábado, às 18h30m, no estádio dos Aflitos, em Recife, é: Márcio; Marcos, Gustavo, Diego Giaretta (Reniê) e Eron; Dodó, Pituca, Ernandes e Danilinho; Diogo Campos e Patric. O Dragão é o lanterna isolado da Série A com 20 pontos conquistados. O clube está na zona de rebaixamento há 23 rodadas.



Fisioterapeuta retruca críticas de Valdivino: 'Trabalhamos com ciência'

A declaração do presidente do Atlético-GO, Valdivino de Oliveira, de que alguns jogadores do clube são “chinelinhos”, continua rendendo no clube. Após o goleiro e capitão Márcio rebater tais críticas, foi a vez do fisioterapeuta do clube Robson Porto discordar da opinião do dirigente máximo atleticano. Com inúmeros argumentos técnicos, Porto rechaçou a alcunha dada por Valdivino aos atletas que estão no departamento médico rubro-negro, e revelou vários problemas que o Dragão enfrentou na temporada em relação ao assunto.

- Dentro dos jogadores que tenho dentro do departamento médico, há uma seriedade muito grande.

Ao avaliar o comentário do presidente atleticano, Robson Porto destacou um grande obstáculo enfrentado pelo Atlético-GO na temporada: a falta de comunicação entre os departamentos do clube. Segundo ele, Valdivino provavelmente não sabe como funciona o trabalho dos médicos, fisioterapeutas e fisiologistas do clube.

Apesar de defender seus “pacientes”, e discordar do presidente atleticano, Porto admite que o Dragão tem sofrido muito com as lesões. De acordo com o fisioterapeuta, já foram 436 reclamações dos jogadores, seja de dor muscular, entorse, ou qualquer tipo de adversidade clínica apenas em 2012. É quase o dobro das reclamações de agosto de 2010 ao fim de 2011. No entanto, o maior problema foi o fim de um trabalho preventivo que era feito pelo clube, mas que foi extinto com a chegada do preparador físico Flávio Trevisan, que atualmente já não está mais no Atlético-GO. Confira as explicações de Robson Porto.

Talvez o presidente não tinha conhecimento do que se passa no departamento médico, talvez, para dar tal entrevista, ele não tinha conhecimento dos números que a gente tem. Foram lesões sérias"

Robson Porto, fisioterapeuta do Atlético-GO

A declaração de Valdivino de Oliveira

- Dentro dos jogadores que tenho dentro do departamento médico, há uma seriedade muito grande e comprometimento muito grande com o trabalho, acho que quando surgiu essa entrevista.Talvez o presidente não tinha conhecimento do que se passa no departamento médico, talvez, para dar tal entrevista, ele não tinha conhecimento dos números que a gente tem. Foram lesões sérias. A dificuldade maior do departamento médico esse ano foi a gravidade das lesões. Não sei em que teor chegou essa situação de “chinelinho”, mas se foi em relação ao departamento médico, em relação ao tempo de lesões, posso dizer que as lesões que estão demorando são lesões graves, que poderiam até afastar o atleta da prática do futebol, encerrar uma carreira. Essas lesões estão sendo cuidadas, tentando preservar o clube, o atleta, e quando não temos recursos aqui, a gente tenta buscar fora para que possamos oferecer o melhor para o clube e para o atleta.

Robson Porto, fisioterapeuta do Atlético-GO (Foto: O Popular)Robson Porto: revelou que, somente em 2012, houve
436 reclamações de dor no Atlético-GO (Foto:
O Popular)

A falta de comunicação entre os departamentos

- O departamento médico do Atlético-GO trabalha com ciência, e em cima disso a gente trabalha com dados estatísticos. Tudo que acontece lá dentro é registrado, é um sistema de monitoramento que foi implantado na época do treinador René Simões, para que a gente pudesse identificar as lesões, onde as lesões estavam acontecendo, e em cima disso criar métodos de intervenção. Para sair uma notícia dessas – declaração de Valdivino –, provavelmente faltam informações. Acho que foi um dos principais problemas nossos esse ano, foi essa falta de comunicação entre os departamentos, porque todos os atletas que estão no departamento médico são atletas que estão realmente lesionados. Isso não de forma aleatória, nós temos dados, temos exames que compravam que os jogadores realmente estão machucados. Hoje em lugar nenhum você consegue trabalhar sozinho, principalmente no futebol. É preciso uma intercomunicação muito grande, principalmente de setores diferentes. Já no departamento médico você não tem um entrosamento muito grande, é preciso ter entrosamento com os outros. Isso inclui fisiologia, nutrição, fisioterapia, preparação física, essas pessoas têm que trabalhar em conjunto principalmente em termos de informações.

Felipe, atacante do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Atletico-GO)Felipe já teve oito lesões na temporada (Foto:
Divulgação/Atletico-GO)

O trabalho de fisioterapia preventiva

- Esse ano a gente superou o índice de reclamações no departamento médico. Até hoje foram 436 reclamações. É quase que o dobro de reclamações nos últimos dois anos de funcionamento desse departamento médico. É uma incidência muito grande de reclamações, consequentemente uma incidência muito grande de lesões também, e isso foi consequência da extinção do trabalho de fisioterapia preventiva que havia no Atlético. Esse trabalho começava com avaliação do jogador assim que ele chegasse no Atlético. Era diagnosticado equilíbrio de força, biomecânica e flexibilidade, assim que diagnosticado esse atleta era obrigado a passar no departamento médico durante os treinamentos para que fizesse um trabalho de reforço muscular. Por consequência de troca de comissão técnica esse trabalho foi retirado. Todo trabalho preventivo que era feito no Atlético-GO foi retirado. Isso foi um ponto culminante para que chegássemos nessa situação. O grande responsável por acabar esse trabalho foi o Dr. Flávio Trevisan, preparador físico. Ele simplesmente foi assumindo o trabalho. Ele não passava as informações para a fisioterapia.

Leonardo, zagueiro do Atlético-GO (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Leonardo chegou a se tratar no Santos e já está
perto de voltar (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Os casos de Leonardo e Felipe

- O Leonardo teve uma lesão de posterior de coxa, foram feitos seis exames, desses quatro ressonâncias, e dois ultrassons, todos indicavam que era em uma lesão próxima do joelho, e durante quatro meses esse atleta foi tratado nesse local. Só que o jogador voltava a sentir dor. Depois foi feita uma ressonância magnética mais minuciosa e foi constatada 70% ruptura de um tendão, e 90% ruptura de um outro tendão. Ele estava quase perdendo o músculo total. Ele foi encaminhado ao Santos, e foi proposto que fizesse um acompanhamento isocinético e acompanhamento no próprio Santos. O Leonardo já voltou, junto com o próprio fisioterapeuta do Santos, e hoje ele já está em processo de transição para ter retorno de jogo. O Felipe teve oito lesões esse ano, foram várias vezes explicadas que a situação dele é diferente, é um atleta que tem dificuldade de recuperação de um jogo para o outro, e que infelizmente foi um atleta que se lesionou na pré-temporada. Ele não fez um trabalho de base bem feito para suportar toda a carga durante o campeonato todo, e consequentemente isso trouxe outras lesões.



Você aprova o retorno de Kaká à seleção brasileira?

Pensando na preparação da seleção brasileira visando a Copa do Mundo de 2014, o Brasil vai jogar contra Iraque e Japão, dias 11 e 16 de outubro, respectivamente. Para esses duelos, o técnico Mano Menezes convocou Kaká.

Por isso o “Arena Sportv”, desta sexta-feira quer saber: você aprova o retorno de Kaká à Seleção?

O meia do Real Madrid não era chamado por Mano desde novembro do ano passado para os amistosos contra Gabão e Egito, mas não jogou devido a uma lesão muscular.

Sua última partida pela seleção foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, com derrota de 2 a 1 ante a Holanda.

Premiado pela Fifa como o melhor jogador de 2007, ele tem sofrido com lesões de joelho e musculares desde então.
 

Kaka brasil x costa do marfim (Foto: Getty Images)Kaká em ação pelo Brasil na Copa do Mundo de 2010 (Foto: Getty Images)

Vote: Você aprova o retorno de Kaká à Seleção?

O jogador foi destaque nos 8 a 0 aplicados pela equipe espanhola sobre o Millonarios, da Colômbia, em partida amistosa na última quarta-feira, marcando três gols.

O “Arena” começa às 14h (de Brasília) e para participar basta acessar a página do programa.

Assista a outros vídeos do "Arena Sportv"
  



Anunciados os árbitros para a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Já estão sorteados os trios de arbitragem para a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcelo de Lima Henrique (RJ FIFA) apita o jogo do líder Fluminense, que tem pela frente o clássico contra o Flamengo, domingo, no Engenhão. No mesmo dia, no Olímpico, Nielson Nogueirea Dias (PE Especial-2) comanda a partida entre Grêmio e Santos. E no sábado, Elmo Alves Resende Cunha será o juiz do duelo Portuguesa e Atlético-MG (GO Especial-2), no Canindé.

Veja abaixo a escala completa da rodada:

Sábado:

18h30m - Vasco x Figueirense
Ricardo Marques Ribeiro (MG FIFA)
Márcio Eustáquio Santiago (MG FIFA)
Cleriston Clay Barreto Rios (SE Aspirante FIFA)

18h30m - Cruzeiro x Internacional
Paulo Cesar Oliveira (SP FIFA)
Marcelo Carvalho Van Gasse (SP FIFA)
Rogério Pablos Zanardo (SP CBF-1)

18h30m - Portuguesa x Atlético-MG
Elmo Alves Resende Cunha (GO Especial-2)
Evandro Gomes Ferreira (GO CBF-1)
João Patrício de Araújo (GO CBF-1)

18h30m - Náutico x Atlético-GO
Leandro Pedro Vuaden (RS FIFA)
Alessandro A. Rocha de Matos (BA FIFA)
Emerson Augusto de Carvalho (SP FIFA)

21h - Palmeiras x Ponte Preta
Guilherme Ceretta de Lima (SP Aspirante FIFA)
Anderson José de Moraes Coelho (SP CBF-1)
Bruno Salgado Rizo (SP CBF-2)

Domingo:

16h - Flamengo x Fluminense
Marcelo de Lima Henrique (RJ FIFA)
Rodrigo Pereira Joia (RJ FIFA)
Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ CBF-1)

16h - Corinthians x Sport
Jean Pierre Gonçalves Lima (RS CBF-1)
Rafael da Silva Alves (RS CBF-2)
Luiz H. Souza Santos Renesto (PR CBR-2)

16h - Coritiba x São Paulo
Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ FIFA)
Dibert Pedrosa Moisés (RJ FIFA)
Wagner de Almeida Santos (RJ CBF-1)

16h - Bahia x Botafogo
Heber Roberto Lopes (PR FIFA)
Fábio Pereira (TO Aspirante FIFA)
Bruno Boschilia (PR Aspirante FIFA)

18h30m - Grêmio x Santos
Nielson Nogueirea Dias (PE Especial-2)
Roberto Braatz (PR FIFA)
Clóvis Amaral da Silva (PE CBF-2)



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Veja os resultados desta quarta pela Sul-Americana, Série A e estaduais

27/09/2012 00h20 - Atualizado em 27/09/2012 00h29

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Márcio rebate presidente do Dragão e diz que não há 'chinelinhos' no clube

A resposta veio de quem está há muito tempo no clube e acompanhou de perto a ascensão do Atlético-GO nos últimos anos. Ao contrário das temporadas anteriores, quando conquistou títulos e acessos, o goleiro Márcio, que também é capitão da equipe, não tem muito o que comemorar em 2012. O clube fracassou na tentativa de ser tricampeão goiano, foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil e ocupa a lanterna da Série A.

Mas nem por isso o jogador concordará com todo tipo de crítica que for feita ao elenco. Márcio até respeita, mas não compartilha da opinião do presidente do clube, Valdivino José de Oliveira, de que o elenco atleticano possui muitos jogadores “chinelinhos”. O dirigente usa o termo para se referir às inúmeras lesões ocorridas nesta temporada.

Segundo Valdivino, alguns jogadores que estão no departamento médico ‘só querem receber no fim do mês’. Nesta quarta, após mais um treino de preparação para o duelo contra o Náutico, o goleiro Márcio falou sobre o assunto e discordou de forma veemente do presidente rubro-negro.

Márcio, goleiro do Atlético-GO (Foto: Divulgação / Atlético-GO)Márcio rebate declarações do presidente rubro-negro (Foto: Divulgação / Atlético-GO)

- Ninguém gostou desta declaração. Ninguém gosta de ser chamado de “chinelinho”. É como se o jogador não tivesse comprometimento nem com ele mesmo. Jogador de futebol não está no DM porque quer. Quem está machucado se lesionou trabalhando, jogando, lutando pelo time. Respeitamos o presidente, é a opinião dele, mas não somos obrigados a gostar e concordar com ela. É uma declaração infeliz. Quem está no departamento médico não gosta de sentir dor – desabafa Márcio.

O goleiro relembra os momentos de conquista, nos quais críticas como as de Valdivino não eram feitas ao grupo atleticano. Segundo o jogador, o clube tinha jogadores no departamento médico mesmo nos dias de vitória. Márcio acredita que a situação delicada do Dragão na temporada gera este tipo de comentário.

- Acho que ele (Valdivino) disse que os jogadores eram “chinelinhos” pelo momento do clube. Mas quando a gente subiu para a Série B também havia atletas no departamento médico. O mesmo ocorreu quando a gente subiu para a Série A e conquistou vaga na primeira competição internacional da história do clube. Quem vive a realidade do Atlético-GO sabe que não somos “chinelinhos”. Não estou machucado, mas também não gostaria de ser taxado desta maneira caso estivesse no DM.
 



Patric vê Atlético-GO com mais força do que os rivais para ficar na Série A

A situação crítica do Atlético-GO na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro faz com que muitos jogadores do time mantenham as esperanças de fugir do rebaixamento levando em consideração apenas o aspecto matemático. Afinal de contas, o Dragão só venceu quatro dos 26 jogos que disputou e escaparia da Segundona se conquistasse mais oito vitórias até o fim da Série A.

No entanto, para o atacante Patric, a possibilidade de permanência na elite do futebol nacional não se restringe somente aos números. O atacante relembra boas atuações da equipe no Brasileirão, afirma que a qualidade do grupo rubro-negro é melhor do que a de vários times, e afirma que é possível evitar a queda para a Série B.

Patric, atacante atlético-go (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)Patric vê Atlético-GO forte na luta contra o rebaixamento (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)

- Pecamos muito no início, por isso, temos uma pontuação muito baixa. Se forem analisar nossas atuações contra clubes como São Paulo, Corinthians, Santos e Atlético-MG, vão ver que já apresentávamos um futebol bem diferente em relação ao início do campeonato. Creio que poucos times jogaram tão bem contra grandes adversários como o Atlético-GO. Nosso time não é pior do que os demais que estão na luta contra o rebaixamento. Precisamos de oito vitórias e isso é possível – afirma o otimista Patric.

O principal problema do Dragão na Série A tem sido a queda de rendimento durante as partidas. Em 13 jogos o clube saiu na frente dos adversários, mas não conquistou a vitória. Segundo Patric, o Atlético-GO precisa esquecer o que passou e superar o abatimento.

- Às vezes a gente toma um gol e sente. Mas temos que mudar isso o mais rápido possível. Precisamos reagir no campeonato e temos condições.

Para superar a má fase, o aspecto psicológico e os adversários, Patric defende uma postura mais ousada do time nos próximos jogos. Para o atacante, o Atlético-GO precisa atuar de maneira ofensiva.

- Temos de ser mais ousados, jogara para frente. Precisamos dos pontos, pois estamos em uma situação muito difícil. Mas repito, não podemos desistir.

O Atlético-GO treinará nesta quinta-feira antes do embarque para Recife, onde joga contra o Náutico, sábado, pela 27ª rodada da Série A. O zagueiro Reniê, com edema muscular, embarcará com a delegação. Entretanto, outros jogadores que estavam no departamento médico, como Wesley, Ricardo Bueno, Felipe e Gabriel, ainda estão em fase de transição e não enfrentarão o Timbu.
 



Gustavo diz que desempenho ruim em casa dificulta luta contra a degola

Voltando ao time titular do Atlético-GO após não poder enfrentar o Flamengo por motivos contratuais, Gustavo até acredita em uma reação na Série A. Porém, admite que o péssimo desempenho do clube goiano como mandante na competição torna a tarefa muito mais ingrata.

Isso porque resta ao Dragão até um bom número de jogos em Goiânia: seis. No entanto, em 13 partidas disputadas no estádio Serra Dourada até o momento, o time venceu três, empatou três e perdeu sete - aproveitamento de apenas 30%. Para tornar possível o sonho da permanência na elite do futebol brasileiro para o ano que vem, seria necessário quase dobrar o número de pontos conquistados como mandante, o que, para o zagueiro, não parece algo provável.

Gustavo, zagueiro do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Site Oficial do Atlético-GO)Gustavo: zagueiro treina para voltar ao time na vaga de Gilson (Foto: Divulgação/Site Oficial do Atlético-GO)

- Verdade, temos seis partidas em casa, mas não estamos sabendo aproveitar esse fator. Nossa equipe está alternando jogos bons com jogos ruins dentro de casa. Acho que teríamos que ter mais equilíbrio. Agora temos um jogo difícil fora de casa, mas é tentar recuperar esses três pontos que deixamos escapar contra o Flamengo - afirma Gustavo.

Alguns atletas, como o goleiro Márcio, e até mesmo dirigentes, como o diretor de futebol Adson Batista, já foram explícitos em afirmar que o Atlético-GO tem jogado melhor fora de casa nesta edição da Série A. Para Gustavo, tais declarações não servem como alento para o elenco, mas alertam para a possibilidade de a equipe coseguir arrancar uma vitória do Timbu nos Aflitos.

- Temos que entrar determinados. O primeiro passo é nossa equipe estar determinada e buscar o resultado positivo. Sabemos que a equipe do Náutico é difícil de ser batida em casa, mas necessitamos da vitória e temos que entrar com objetivo de buscar isso a todo momento.

Ainda com vínculo junto ao Flamengo, clube que defendeu entre 2011 e 2012, Gustavo não pôde enfrentar o time carioca na última rodada por motivos contratuais. Para piorar, viu Gilson, seu substituto, errar feio em lance que resultou no gol de Liedson. O zagueiro, entretanto, não atribui à Gilson a culpa total pela derrota.

- Isso acontece. Infelizmente, não pude jogar e ajudar meus companheiros. Mas o que aconteceu com o Gilson poderia acontecer com qualquer outro zagueiro ou jogador. Às vezes, temos um ou dois segundos para decidir uma jogada e acabamos não escolhendo a melhor opção. Foi isso que aconteceu. Mas o grupo está com ele. Vamos continuar trabalhando com a cabeça erguida.



Musa do Atlético-GO apresenta o novo terceiro uniforme do clube

Wanessa Lopes, musa do Atlético-GO, posa com nova camisa do clube (Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)Wanessa Lopes apresenta novo uniforme do Atlético-GO (Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)

A modelo Wanessa Lopes, representante do Atlético-GO no concurso “Musa do Brasileirão”, apresentou nesta quarta-feira o novo terceiro uniforme do clube, que será usado na Copa Sul-Americana contra o Universidad Católica-CHI. O primeiro jogo das oitavas de final será na próxima quarta-feira, em Santiago, capital chilena. O jogo da volta será no Serra Dourada e ainda não tem data definida.

O novo uniforme do Dragão foi escolhido por meio de votação na internet. O modelo escolhido foi semelhante ao utilizado pelo próprio Atlético-GO em 2010. A camisa é divida ao meio no plano vertical. O lado direito é preto, e o esquerdo, vermelho. Wanessa Lopes, de 22 anos, se mostrou satisfeita por ter vestido e divulgado o novo uniforme e espera que o Dragão tenha sorte com o modelo.

- Estou muito feliz. Sou de Campinas (Bairro onde o Atlético-GO surgiu, em Goiânia), minha família também é. Torço pelo Atlético-GO desde criança. Quando surgiu a oportunidade de representar o clube eu fiquei muito feliz. Espero que o time tenha sorte a partir de agora – disse Wanessa.

A musa rubro-negra está ciente da situação delicada pela qual seu time de coração passa no Campeonato Brasileiro. Lanterna com 20 pontos, o clube precisa de mais oito vitórias em 12 rodadas para escapar do rebaixamento. Entretanto, Wanessa diz que acredita na permanência e revela que até abriria mão do título de Musa do Brasileirão em troca da permanência do Atlético-GO na Série A.

- Para mim é muito mais importante que o clube permaneça na Série A. Eu já trabalho como modelo, sei que posso ter outras oportunidades. Acredito ainda que é possível a permanência do Dragão. É um campeonato muito difícil, mas temos que acreditar.

Wanessa Lopes, musa do Atlético-GO, posa com nova camisa do clube (Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)Uniforme será utilizado na Copa Sul-Americana (Foto: Fernando Vasconelos / Globoesporte.com)



Seedorf aparece na Seleção LANCE! e assume posto de craque do Brasileirão

Pedro Lopes - 25/09/2012 - 12:37 São Paulo (SP)

Botafogo x Corinthians - Seedorf (Foto: Alexandre Loureiro)
Seedorf vem subindo de produção e mostranto um belo futebol pelo Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)

A entrada do meio campista do Botafogo Clarence Seedorf no lugar do vascaíno Juninho é a única mudança na Seleção LANCE! do Brasileirão após a 26ª rodada do campeonato nacional. Com dois gols marcados no empate por 2 a 2 com o Corinthians neste domingo, no Engenhão, o veterano holandês foi eleito o Cara da Rodada e conseguiu o posto na equipe que reúne os melhores da competição.

A Seleção LANCE! utiliza como critério a média entre as notas dadas pela equipe de jornalistas a cada jogador, no final de cada rodada da competição. Para que esteja nesta equipe, o "convocado" deve ter atuado em, no mínimo, metade do total de partidas de sua equipe no campeonato nacional.

A ascensão de Seedorf na rodada foi impressionante. Com a nota de 8,5 pela atuação contra o Timão, o holandês foi eleito o Cara da Rodada pela terceira, um recorde na temporada ao lado de Luis Fabiano e Vagner Love, e atingiu a média de 6,8 no Campeonato Brasileiro. Com isso, o craque passou de ausência na Seleção LANCE! ao melhor jogador da competição até o momento, ultrapassando Ronaldinho, que fica empatado com Fred e o camisa 9 são-paulino com uma média de 6,7.

A presença de um jogador que ja vestiu as camisas 10 de Real Madrid, Milan e da seleção holandesa, e, aos 36 anos, tem jogado um grande futebol e decidido as partidas, não parece, entretanto, suficiente para empolgar o torcedor botafoguense e levá-lo ao estádio. Apesar de Seedorf, a média de público do alvinegro no Engenhão é de apenas 9.611 torcedores, o que deixa o Fogão na 12ª colocação no critério. Em termos de ocupação do estádio, a situação é ainda pior, com uma média de 21% dos lugares ocupados, o que deixa o clube na 18ª posição.

Com 40 pontos, o Botafogo está em sexto lugar no Campeonato Brasileiro, e ainda tem chances concretas de, com a ajuda de Clarence Seedorf, chegar ao G4 e conquistar uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.


Confira as médias da Seleção LANCE! do Brasileirão:

Goleiro - Diego Cavalieri (Fluminense) - 6,7

Lateral-direito - Marcos Rocha (Atlético-MG) - 6,0

Zagueiro - Gum (Fluminense) - 6,1

Zagueiro - Leonardo Silva (Atlético-MG) - 6,4

Lateral-esquerdo - Carlinhos (Fluminense) - 5,9

Volante - Jean (Fluminense) - 6,3

Volante - Paulinho (Corinthians) - 6,3

Meia - Seedorf (Botafogo) - 6,8

Meia - Ronaldinho (Atlético-MG) - 6,7

Atacante - Luis Fabiano (São Paulo) - 6,7

Atacante - Fred (Fluminense) - 6,7

Técnico: Cuca (Atlético-MG) - 6,4