domingo, 23 de setembro de 2012

Não está fácil para ninguém: Dragão e Fla dividem aflição e risco de queda

Montagem, Márcio e Cleber Santana (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)O Dragão, do goleiro Márcio, pega o Fla, de Cleber
Santana (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

A zona de rebaixamento é o assunto corrente. Um pouco mais para cá, um pouco menos para lá, mas não há como fugir. O jeito é tentar virar a página. E para isso, só somando pontos. Neste domingo, Atlético-GO e Flamengo se enfrentam no Serra Dourada, em Goiânia, às 16h (de Brasília), e dividem a aflição provocada pelo risco de queda. O Dragão se vê em um cenário muito mais desconfortável. O time chega à 26ª rodada do Brasileiro apenas com 20 pontos e com a lanterna pegando fogo nas mãos. Um pouco acima, em 16º, o Urubu respira melhor, mas enche os pulmões com ar ainda poluído. Com 28 pontos, está só quatro à frente do Sport, que é primeiro do Z-4. O Flamengo tem um jogo a menos.

O Atlético-GO vê a partida contra o Flamengo como um duelo de seis pontos. O Dragão está oito pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é justamente o Rubro-Negro carioca. Empolgada pela vitória diante do líder Fluminense, a equipe goiana quer agora voltar a vencer em casa, fato que não ocorre desde a 18ª rodada, quando superou o Palmeiras no Serra Dourada.

No lado dos cariocas, o segundo tempo do empate por 1 a 1 com o Grêmio, domingo passado, virou alento. Jogadores e torcedores enxergaram, ainda que com dificuldades, uma luz de esperança no fim do túnel. Contra os gaúchos, que brigam pelo título e por vaga na Libertadores, o Flamengo conseguiu ser superior pelo menos por 45 minutos. Não foi suficiente para encerrar a incômoda série de sete partidas sem vitória - quatro derrotas e três empates -, mas renovou o ânimo pelos lados do Ninho do Urubu.

Autor do gol do time na última partida, Adryan será titular contra o Atlético-GO e vai ser escalado como armador, sua função de origem. Ao lado dele, estará Cleber Santana. Mesmo antes de ser apresentado no fim da manhã de sexta, o meia, ex-Santos, Atlético de Madri e São Paulo, treinou entre os titulares de Dorival. Ele chega para tentar dar fim ao principal problema do time: a falta de criatividade.

A Rede Globo transmite a partida para RJ, ES, SC, GO (menos Goiânia), Petrolina (PE), BA, RN, PB, SE, Balsas (MA), AL, PI, Santarém (PA), AM, RO, TO, AC e RR. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2

Atlético-GO: Artur Neto é obrigado a fazer três alterações. O lateral Diego Giaretta e o meia Danilinho, suspensos, dão lugar a Eron e Joilson. O zagueiro Gustavo pertence ao Flamengo e não pode enfrentar a equipe carioca por motivos contratuais. Ele será substituído por Gilson. O Dragão está definido com Márcio; Marcos, Gilson, Reniê e Eron; Pituca, Dodó, Ernandes e Joilson; Diogo Campos e Patric.

Flamengo: Dorival Júnior vai manter a base da escalação da equipe que empatou por 1 a 1 com o Grêmio na rodada passada, mas uma mudança importante será feita. Recém-chegado, Cleber Santana entra no meio-campo, e Liedson deixa o ataque. Desta forma, o time passa a jogar com dois meias: Cleber e Adryan. Léo Moura, que enfrentou os gaúchos como armador, cumprirá suspensão. Wellington Silva será mantido na lateral direita. No ataque, o técnico vai usar somente Vagner Love. A formação: Felipe, Wellington Silva, Frauches, González e Ramon; Cáceres, Ibson, Luiz Antonio, Cleber Santana e Adryan; Vagner Love.
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Atlético-GO: flagrado no exame antidoping, Bida está suspenso pelo STJD. Danilinho, Diego Giaretta e Marino cumprem automática pelo terceiro cartão amarelo. Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesão no joelho. Leonardo se recupera de inflamação no tendão da coxa. Rafael Cruz está com pubalgia.

Flamengo: além de Léo Moura, suspenso, o Rubro-Negro não terá o zagueiro Welinton, o meia Mattheus e os volantes Airton e Muralha. Todos estão no departamento médico. O meia Renato ainda recupera a forma física após cirurgia no joelho direito. O volante Maldonado faz fisioterapia no joelho esquerdo operado e não joga mais nesta temporada.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Atlético-GO: Alexandre Oliveira, Bida, Carlos, Marcos, Patric e Paulo Henrique.

Flamengo: Adryan, Cáceres, Ibson, Liedson, Luiz Antonio, Negueba, Renato Abreu, Vagner Love, Welinton e Wellington Silva.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)Paulo Cesar Oliveira (Fifa/SP) apita a partida, auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e Luiz Souza Santos Renesto (PR). Paulo Oliveira arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 266 faltas (média de 33,2 por jogo), aplicou 33 amarelos (média de 4,1 por jogo), dois vermelhos (média de 0,25 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 5,01 amarelos, 0,28 vermelho, 36,5 faltas e 0,2 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Sport 1 x 1 Flamengo, pela primeira rodada, e Atlético-GO 1 x 4 Fluminense, pela sexta rodada.

header fique de olho 2
Atlético-GO:
Joilson foi um dos poucos jogadores poupados pela torcida do Atlético-GO durante a fraca campanha que o time faz neste Brasileirão. O meia conseguiu ter uma sequência de boas atuações, no entanto, deixou a equipe em um momento delicado. Após a expulsão diante do Atlético-MG no fim do primeiro turno, Joilson foi suspenso em quatro jogos pelo STJD. Com o fim da punição e a ausência de Danilinho, o atleta está de volta ao Dragão após cinco partidas. Se mantiver o bom nível que apresentou na Série A em 2012, Joilson poderá ajudar o clube goiano a conquistar sua segunda vitória seguida.

Flamengo: o gol de falta e a boa atuação contra o Grêmio deram a Adryan a chance como titular do time na partida diante do Atlético-GO. O jogador, que até então vinha sendo escalado como atacante, treinou ao longo da semana no meio-campo, seu lugar de origem.

header o que eles disseram
Joilson, meia do Atlético-GO: “Temos que nos aproximar das equipes que estão brigando contra o rebaixamento. É uma rodada decisiva. Primeiro temos que vencer o Flamengo e depois somar pontos fora de casa. Ainda precisamos de mais oito vitórias para tirar o Atlético-GO desta situação difícil. Vamos tentar manter o embalo”.

Cleber Santana, meia do Flamengo: "Não vão faltar empenho, dedicação e profissionalismo. O Flamengo jamais pode pensar em rebaixamento. Temos que pensar em conquistar uma sequência de vitórias para sair dessa situação incômoda. Ainda mais pelo grupo que a gente tem e por ser Flamengo, temos que brigar lá em cima. Mas temos de pensar jogo a jogo".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Flamengo e Atlético-GO lutam contra o rebaixamento neste campeonato. Este é o sétimo ano em que o Brasileirão é disputado por 20 clubes no sistema de pontos corridos. Nos seis anos anteriores, nenhum time escapou do rebaixamento com menos de 42 pontos.

* Na história do Campeonato Brasileiro, o Flamengo disputou 21 jogos na cidade de Goiânia, enfrentando 18 vezes o Goiás e três vezes o próprio Atlético. Na capital goiana, o Fla obteve cinco vitórias, dez empates e sofreu seis derrotas, marcou 23 gols e sofreu 23.

* O Atlético-GO não marcou sequer um gol nas três vezes que recebeu o Flamengo em Goiânia na história do Campeonato Brasileiro: 0 a 0 em 1986 e 2011 e 0 a 1 em 2010. Todos os sete gols marcados pelo Dragão em jogos com o Flamengo em Brasileiros foram no Rio de Janeiro.

header último confronto v2

Flamengo e Atlético-GO se enfrentaram pela última vez na sétima rodada deste Brasileirão. No dia 1º de julho, no Engenhão, o time carioca levou a melhor e bateu o rival, de virada, por 3 a 2. Renato marcou duas vezes de falta para o Fla. Adryan entrou no segundo tempo, melhorou o time e fez um gol. Felipe anotou os dois gols do Dragão. Apenas 4.200 pessoas pagaram para assistir à partida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário